Meu personagem Cartoon 3D II - REGRAS e DÚVIDAS

Espaço destinado aos participantes e colaboradores do 2o. campeonato de criação de personagens 3D, promovido pela Tonka3D, com os seguintes apoios: Design on the Rocks, 3D World, Computer Arts, Tutorial 3D, Zupi e Imprima 3D.

Meu personagem Cartoon 3D II - REGRAS e DÚVIDAS

Mensagempor ricardob » 21 Mar 2013, 01:15

1. OBJETIVO
Criar um personagem 3D em estilo cartoon (veja como exemplo o personagem de apresentação do curso Personagem Básico da Tonka3D). É obrigatório usar algum tema para o seu personagem, por exemplo, personagem metaleiro, personagem encanador, personagem boxeador, personagem espacial, personagem atleta e assim por diante. O Tema é totalmente LIVRE!

2. COMO COMEÇAR?
Se você ainda não é registrado no fórum, clique aqui para se registrar primeiramente. E, para iniciar sua inscrição neste campeonato, crie um tópico na sessão "Campeonato - Meu personagem Cartoon 3D II" com o seu nome completo e o nome de seu personagem. Exemplo: “João Pedro” - personagem “Avatar X”

3. ANTES DE COMEÇAR, LEIA AS REGRAS:
Você deverá criar uma imagem do seu personagem dentro dos seguintes requisitos:

3.1. O modo de apresentá-lo ficará a seu critério, podendo ser em diversas poses ou situações, ou até mesmo uma única pose com um fundo liso ou ainda com fundo trabalhado com elementos 2D ou 3D.
3.2. Seu personagem poderá ser do tipo humano, animal ou robótico, ou ainda uma mistura deles, contanto que o resultado final seja no estilo “cartoon”.
3.3. A apresentação dessa única imagem é livre e deverá surpreender as pessoas.
3.4. Iremos considerar a originalidade, criatividade, qualidade e apresentação de seu personagem.
3.5. Vamos avaliar o contexto de uma única imagem que represente o seu personagem, assim como a composição, idéia, equilíbrio de cores etc. A emoção e vida que seu personagem transmitir nessa imagem contará bastante, assim vamos elevar o nível de nossa competição focando ainda mais na arte final e não apenas na modelagem e aspectos técnicos. Tudo vai contar para a nossa votação final!
3.6. Os participantes deverão apresentar obrigatoriamente a evolução do seu trabalho durante o campeonato, valorizando assim a troca de conhecimento entre os participantes. Quem não apresentar esta evolução e simplesmente inserir uma imagem final pronta de seu trabalho, será automaticamente desclassificado.
IMPORTANTE: o desenvolvimento do personagem deve ser postado a medida que o trabalho for sendo concluído no período do campeonato. Tópicos com uma única postagem mostrando todo o desenvolvimento do personagem serão encarados como portfólio e transferidos para a galeria de arte e automaticamente estarão desclassificados. Vamos também dar prioridade aos tópicos que enriqueçam a troca de informações entre a comunidade de computação gráfica.
3.7. Seu personagem deverá ser original e exclusivo, ou seja, não poderá ser cópia de outros personagens ou trabalhos já feitos anteriormente para qualquer finalidade. Também não será permitido usar modelos pré prontos e seu personagem deverá ter uma forte personalidade, único e capaz de captar o olhar e visão das pessoas.
3.8. O personagem desse concurso deverá conter em alguma parte de seu corpo o logo da Tonka3D, por exemplo, um boné com o logo, tatuagem no corpo com o logo, jaqueta com o logo ou qualquer outra peça ou parte de um objeto ou forma que contenha o logo. O logo poderá ser de qualquer cor, mas terá que ficar evidente na imagem final que o personagem contém o LOGO TONKA3D (salve as opções de logotipos que anexamos neste tópico). Demonstrando, portanto, que o personagem foi feito para o nosso concurso. Isso já é aplicado em grandes concursos internacionais e estamos apenas refinando e melhorando nossas regras, adequando agora para um número ainda maior de participantes.

LOGO TONKA3D - 1a. Opção
Faça o download do Logo da Tonka3D - 1a.opção

LOGO TONKA3D - 2a. Opção
Faça o download do Logo da Tonka3D - 2a.opção

3.9. O software 3D que o participante irá utilizar para criação de seu personagem poderá ser qualquer um, como o 3ds Max, Maya, Cinema 4D etc.

4. PREMIAÇÃO:

4.1. A Imprima 3D irá premiar o personagem vencedor com uma peça esculpida de seu modelo. A reprodução do arquivo é extremamente fiel, sendo o material impresso do tipo ZPrinter colorido (extensão necessária: .WRL+Textura, .PLY, .3DS, .ZPR) e com valor estimado da peça em R$ 500,00. Veja na página do facebook da Imprima 3D algumas miniaturas feitas, utilizando o mesmo processo. A Imprima 3D tem investido continuamente em novas soluções para atender a esse novo mercado de impressão 3D no Brasil. A Imprima 3D também irá premiar o 2o. colocado do concurso com um crédito no valor de R$200,00 e ao 3o. colocado com um crédito de R$100,00.

4.2. A Tonka3D também irá premiar o ganhador deste campeonato com a entrega de 01 livro da Ballistic – Exotique 6, 01 curso Personagem High End em DVDs e 01 curso 3D Total Hunter Project em DVDs. Estes três itens juntos tem um valor de R$997,00. A Tonka3D também irá premiar o 2o. colocado do concurso com um crédito no valor de R$300,00 e ao 3o. colocado com um crédito de R$200,00.

4.3. A Editora Europa irá premiar o vencedor com 01 assinatura anual da revista COMPUTER ARTS, uma publicação de referência em arte digital e design + 01 assinatura anual da revista 3D WORLD, publicação destinada a artistas 3D + 01 livro COMO CRIAR PERSONAGENS, uma obra de César Cavelagna que ensina a criar figuras cheias de personalidade a partir de formas simples. Esses prêmios juntos tem um valor estimado de R$265,00. A Editora Europa também irá premiar o 2o. e 3o. colocados do concurso com 01 assinatura semestral da revista 3D World.

4.4. A Zupi irá premiar o vencedor, assim como os 2o. e 3o. colocados com um kit especial com 6 exemplares da revista Zupi, com matérias exclusivas sobre fotografia, design gráfico, artes plásticas, graffiti, arquitetura e inspirações para abastecer sua mente com idéias. Valor estimado de R$70,00.

4.5. O vencedor também receberá uma imagem exclusiva do "Troféu Tonka3D" que poderá ser utilizada como um prêmio de reconhecimento e destaque em seu portfólio. Nossa intenção é de valorizar o trabalho das pessoas e proporcionar sua interação em meio a outros estudantes e profissionais, compartilhando conhecimentos e colaborando para que nosso segmento de arte 3D continue crescendo cada vez mais no Brasil.

5. OS JUÍZES
• Rodrigo Banzato - Artista 3D e idealizador do campeonato
• Itamar Ferreira - Artista animador 3D do SBT
• Equipe de Criação e Arte da Tonka3D
• Empresas apoiadoras do Campeonato
• Votação pública aberta aos finalistas classificados **
** esta votação não servirá como decisão final do júri, mas como mais um peso de voto apenas e referência aos juízes.

6. PRAZO E RESPONSABILIDADE
Seremos criteriosos quanto a prazos e não iremos tolerar atrasos dos participantes, respeitando a todos os outros demais participantes.
• O campeonato começa dia 22 de março de 2013 e termina no dia 20 de julho de 2013.
• Os resultados serão anunciados no dia 30 de julho de 2013.

*** NOTAS IMPORTANTES ***
• Qualquer pessoa domiciliada no Brasil poderá participar e receberá seus prêmios diretamente pela empresa apoiadora do concurso, através dos Correios, em até 45 dias após o anúncio dos vencedores. Os prêmios não poderão ser trocados!
• É proibido o uso de marcas já conhecidas nas imagens ou animações, assim como manter o bom senso em relação a nudez e violência.
• Leia com bastante atenção o item 3 desta página, para entender bem sobre as regras previstas neste campeonato.

Ajude-nos também a divulgar e compartilhar este campeonato entre seus amigos do Facebook:

Imagem

Boa sorte e sucesso a todos os participantes!
Ricardo Banzato
Colaborador e Moderador - Fórum Tonka3D
Tonka3D
Loja Tonka3D
Tutoriais 3D Gratuitos
ricardob

Re: Meu personagem Cartoon 3D II - Regras e Dúvidas

Mensagempor Francisco De Souza » 21 Mar 2013, 09:39

Olá!
participei desse concurso ano passado, mas não entreguei o personagem pronto. Será que é possível utilizar a mesma ideia do mesmo personagem para esse concurso?

abraços.
Francisco De Souza

Mensagempor gregor » 21 Mar 2013, 09:46

Este ano terá a categoria "animação" ?
Parabéns pela iniciativa, estou bem empolgado pra participar de mais 1
abraço
gregor

Mensagempor brunorosal » 21 Mar 2013, 16:52

Só pode ser humano, animal, ou robô? Não pode ser algo inanimado que criou vida, ou algum ser fantástico? Como um esqueleto, ou um zumbi, por exemplo?
brunorosal

Mensagempor Waldo » 21 Mar 2013, 17:46

pode envolver pessoas que não residem no Brasil. no meu caso eu sou de peru: (
Waldo

Mensagempor ellobo » 21 Mar 2013, 17:51

Olá, eu não conseguir achar a data limite de entrega dos trabalhos na área de Regras. É até que dia a entrega?
Eduardo Lôbo - Ellobo
http://www.facebook.com/DuowW
ellobo

Mensagempor Rodrigo Banzato » 21 Mar 2013, 18:04

matheus maia
Olá Matheus, segundo as regras não.
3.7. Seu personagem deverá ser original e exclusivo, ou seja, não poderá ser cópia de outros personagens ou trabalhos já feitos anteriormente para qualquer finalidade. Também não será permitido usar modelos pré prontos.

gregor
Olá Gregor, não vamos ter a categoria animação. Boa sorte no campeonato.

brunorosal
Olá bruno, esqueletos e zumbis sao derivados de um ser vivo ou animal. Pode soltar a imaginação.
3.2. Seu personagem poderá ser do tipo humano, animal ou robótico, ou ainda uma mistura deles, contanto que o resultado final seja no estilo “cartoon”.

ellobo
Olá Ellobo, segundo a regra 6:
• O campeonato começa dia 22 de março de 2013 e termina no dia 20 de julho de 2013.
Rodrigo Banzato

Mensagempor Waldo » 21 Mar 2013, 18:21

obrigado pela resposta. Gostaria muito de participar e também alguns amigos meus, eu espero que você pode.
sucesso com o concurso: D
Waldo

Mensagempor juliokansas » 21 Mar 2013, 21:09

Pode participar mais de uma vez?
juliokansas

Mensagempor ricardob » 22 Mar 2013, 01:03

Waldo escreveu:pode envolver pessoas que não residem no Brasil. no meu caso eu sou de peru: (

Não existe nada em nossas regras que não permita sua participação, porém caso você seja um dos ganhadores, a entrega de seus prêmios deverá ser efetuada obrigatoriamente em algum endereço seu aqui no Brasil. Ou, se não possuir um endereço aqui, iremos classificar outro participante para recebimento de seus prêmios. Nós teremos oito finalistas e iremos premiar o 1o. colocado e também os 2o. e 3o. colocados. Os demais servirão para terem no mínimo seu trabalho entre os mais destacados deste campeonato, assim como ocorreu na edição anterior do ano passado. Veja como ficou em 2012: http://tonka3d.com.br/blog/pesquisas/vo ... cartoon-3d
Ricardo Banzato
Colaborador e Moderador - Fórum Tonka3D
Tonka3D
Loja Tonka3D
Tutoriais 3D Gratuitos
ricardob

Próximo

Voltar para Campeonato - Meu personagem Cartoon 3D II