Meu personagem 3D (3a. edição) - REGRAS e DÚVIDAS

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 3o. campeonato de criação de personagem 3D, patrocinado pela Tonka3D e com apoio da Imprima 3D, Zupi, revistas 3D World e Computer Arts, Tutorial 3D e Design on the Rocks.

Meu personagem 3D (3a. edição) - REGRAS e DÚVIDAS

Mensagempor ricardob » 07 Mai 2014, 18:18

1. OBJETIVO
Criar um personagem 3D em estilo cartoon ou realista (veja exemplo dos personagens de apresentação dos cursos Personagem Básico e Personagem High End). É obrigatorio usar um dos temas a seguir:
• FOLCLORE BRASILEIRO
• DATAS FESTIVAS OU FERIADOS NACIONAIS DO BRASIL
• ESPORTES OU EVENTOS ESPORTIVOS NACIONAIS (ex. COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E OLIMPÍADAS)

2. COMO COMEÇAR?
Se você ainda não é registrado neste fórum, clique aqui para se registrar primeiramente. E para iniciar sua inscrição neste campeonato, crie um tópico na sessão "Campeonato Meu personagem 3D - 3a. Edição" com o seu nome completo e o nome de seu personagem. O nome do tópico criado deverá ser assim: "NOME DO PARTICIPANTE - NOME DO PERSONAGEM"

3. ANTES DE COMEÇAR, LEIA AS REGRAS:
Você deverá criar uma imagem do seu personagem dentro das seguintes regras:
3.1. O participante deve apresentar obrigatoriamente a evolução de seu personagem durante o campeonato, valorizando assim a troca de conhecimentos entre os membros do fórum. Quem não apresentar esta evolução e simplesmente inserir uma imagem final pronta de seu personagem, estará desclassificado.
IMPORTANTE: o desenvolvimento do personagem deve ser postado na medida que o trabalho for sendo concluído no período do campeonato (VER ITEM 6). Tópicos com uma única postagem mostrando todo o desenvolvimento do personagem serão considerados como portfólio e transferidos para a galeria de arte e automaticamente estarão desclassificados.
*** daremos prioridade aos tópicos que enriqueçam a troca de informações entre os membros participantes deste fórum.
3.2. O personagem deverá ser original e exclusivo, ou seja, não poderá ser cópia de outros personagens ou trabalhos já feitos anteriormente. Se detectado que já foi feito antes, será desclassificado! Também não será permitido usar modelos pré-prontos e seu personagem deverá ter personalidade, único e capaz de captar o olhar e visão das pessoas.
3.3. O personagem poderá ser do tipo humano, animal ou robótico, ou ainda uma mistura deles, contanto que o resultado final seja no estilo cartoon ou realista e dentro dos temas descritos acima no ITEM 1.
3.4. Iremos considerar a originalidade, criatividade, qualidade e apresentação de seu personagem.
3.5. O modo de apresentação do personagem fica a critério do participante, podendo ser em diversas poses ou situações, ou até mesmo uma única pose com um fundo liso ou ainda com fundo trabalhado com elementos 2D ou 3D. No entanto, será avaliado ao final o contexto de uma única imagem que represente o seu personagem, assim como a composição, idéia, equilíbrio de cores etc. A emoção e vida que o personagem transmitir nessa imagem contará bastante. A idéia é de elevarmos o nível da competição focando mais na arte final e não apenas na modelagem e aspectos técnicos.
3.6. O personagem deverá conter em alguma parte de seu corpo o logo da Tonka3D, por exemplo, um boné com o logo, tatuagem no corpo com o logo, jaqueta com o logo ou qualquer outra peça ou parte de um objeto ou forma que contenha o logo da Tonka3D. O logo poderá ser de qualquer cor, mas terá que ficar evidente na imagem final que o personagem contém o LOGO TONKA3D (veja abaixo as opções).

LOGO TONKA3D - 1a. Opção: faça o download do Logo da Tonka3D - 1a.opção
LOGO TONKA3D - 2a. Opção: faça o download do Logo da Tonka3D - 2a.opção

3.7. O software 3D que o participante irá utilizar para criação de seu personagem poderá ser qualquer um, como o 3ds Max, Blender, Maya, Cinema 4D etc.

4. PREMIAÇÃO:

4.1. A IMPRIMA 3D irá premiar o personagem vencedor com uma peça esculpida fiel ao modelo. A reprodução do arquivo é extremamente fiel, sendo o material impresso do tipo ZPrinter colorido (extensão necessária: .WRL+Textura, .PLY, .3DS, .ZPR) e com valor estimado da peça em R$ 600,00. Veja na página do facebook da Imprima 3D algumas miniaturas feitas, utilizando o mesmo processo. A Imprima 3D tem investido continuamente em novas soluções para atender a esse novo mercado de impressão 3D no Brasil. A Imprima 3D também irá premiar o 2o. colocado do concurso com um crédito no valor de R$200,00 e ao 3o. colocado com um crédito de R$100,00.

4.2. A TONKA3D irá premiar o ganhador deste campeonato com a entrega de:
• 01 livro de arte digital da Ballistic – Exposé 9 (R$219,00)
• 01 coleção Total Image, que reúne 12 DVDs com mais de 1500 texturas, materiais do 3ds Max prontos para V-Ray, Mental Ray e I-Ray e videoaulas relacionadas a criação de texturas e imagens, HDRI, técnicas de render, fotos panorâmicas, 3D e interatividade. (R$449,00)
• 01 coleção Total Sound, que reúne 25 trilhas sonoras e 260 efeitos sonoros exclusivos e de alta qualidade para uso em projetos de vídeo ou interatividade, além de videoaulas relacionadas a criação, manipulação e edição de sons. (299,00)
• 01 coleção Total Objects, que reúne 100 modelos Low Poly de última geração prontos para utilização em projetos de arquitetura, games e interatividade, além de um vasto conteúdo de treinamento com 30 vídeos e mais de 9 horas de lições de V-Ray, UDK e Unreal Engine 4. (R$449,00).
• 01 curso de livre escolha, a selecionar da página de cursos da Tonka3D. (R$399,00)
• O 2o. colocado do campeonato com 01 livro de arte digital da Ballistic e 01 curso ou coleção de conteúdos CG a livre escolha na loja da Tonka3D (aprox. R$600,00).
• O 3o. colocado receberá 01 curso ou coleção de conteúdos CG a livre escolha (aprox. R$400,00).

4.3. A EDITORA EUROPA irá premiar o vencedor com os seguintes produtos:
• 01 assinatura anual da revista COMPUTER ARTS, uma publicação de referência em arte digital e design gráfico ou 01 assinatura anual da revista 3D WORLD, publicação destinada a artistas 3D
• 01 livro Os 50 Melhores Logos de todos os Tempos (lançamento), um guia ilustrado indispensável para designers e profissionais de criação. Esses prêmios juntos tem um valor aproximado de R$165,00. A Ed. Europa também irá premiar o 2o. colocado do campeonato com 01 assinatura semestral da Computer Arts ou 3D World e o 3o. colocado 01 assinatura trimestral da Computer Arts ou 3D World.

4.4. A ZUPI irá premiar o vencedor e o 2o. e 3o. colocados com um kit especial com exemplares de sua revista Zupi, publicação com matérias exclusivas sobre fotografia, design gráfico, artes plásticas, graffiti, arquitetura e inspirações para abastecer sua mente com idéias. Valor estimado de R$70,00.

4.5. O vencedor também receberá uma imagem exclusiva do "Troféu Tonka3D" que poderá ser utilizada como um prêmio de reconhecimento e destaque em seu portfólio. Nossa intenção é de valorizar o trabalho das pessoas e proporcionar sua interação em meio a outros estudantes e profissionais, compartilhando conhecimentos e colaborando para que a arte CG continue crescendo em nosso país.

5. APOIOS
Blog Design on the Rocks, inspiração aos goles para designers e artistas
Tutorial 3D - site/blog com tutoriais 3d gratuitos

6. OS JUÍZES
• Rodrigo Banzato - Artista 3D e idealizador do campeonato
• Itamar Ferreira - Artista animador 3D do SBT
• Equipe de Criação e Arte da Tonka3D

7. PRAZO E RESPONSABILIDADE
Seremos criteriosos quanto a prazos e não iremos tolerar atrasos dos participantes, respeitando a todos os outros demais participantes.
• O campeonato começa dia 08 de maio de 2014 e termina no dia 08 de agosto de 2014.
• Os resultados serão anunciados no dia 20 de agosto de 2014.

*** NOTAS IMPORTANTES ***
• Qualquer pessoa domiciliada no Brasil poderá participar e receberá seus prêmios diretamente pela empresa apoiadora do concurso, através dos Correios, em até 45 dias após o anúncio dos vencedores. Os prêmios não poderão ser trocados!
• É proibido o uso de marcas já conhecidas nas imagens ou animações, assim como manter o bom senso em relação a nudez e violência.
• Leia com bastante atenção o item 3 desta página, para entender bem sobre as regras previstas neste campeonato.

Boa sorte e sucesso a todos os participantes!

Att,
Ricardo Banzato
Colaborador e Moderador - Fórum Tonka3D
Tonka3D
Loja Tonka3D
Tutoriais 3D Gratuitos
ricardob

Re: Meu personagem 3D (3a. edição) - REGRAS e DÚVIDAS

Mensagempor gregor » 08 Mai 2014, 10:18

Uhuuul, vamos lá pra mais um!
Esse ano minha meta é ficar entre os 10 primeiros, mas sei que a concorrência vai ser ainda mais acirrada, pois não serão apenas personagens cartoon.
Fico muito feliz por participar todo ano e sempre aprendo muito com o pessoal aqui que comenta e ajuda bastante
abraço e boa sorte a todos!
gregor

Mensagempor juarezmenegassi » 08 Mai 2014, 20:57

Oi gente, queria confirmar se só pode haver um personagem na cena ou pode mais?

Sou grato pela atenção!

Juarez Menegassi
juarezmenegassi

Mensagempor Rodrigo Banzato » 09 Mai 2014, 12:59

Voce pode colocar outros personagens, mas acredito que um deles vai ser o principal né? Os outros voce pode usar como personagens complementares da cena.

Boa sorte ;)
Rodrigo Banzato

Mensagempor fernando braz » 09 Mai 2014, 16:37

Gostaria de saber de qual forma posso colocar imagens no meu tópico de criação de personagem? :D
a unica forma e por link ou tem como anexar ou colar direto no campo de texto?
fernando braz

Mensagempor aiury » 09 Mai 2014, 17:04

Ola, posso fazer três personagens(em apenas uma cena), pois a minha ídeia é composta pelos três.

Podem ser animados?. Podem ser feitos renders do projeto, do início até a finalização(arte final)?. Ou devem ser postados apenas imagens(fotos)?.

Podem ser utilizados particulas, oclusão de ambiente(ambient occlusion), efeitos atmosféricos, fogo e etc...?.

Devem ser low-poly, ou high-poly, ou fica por opção do artista?.

Pode ser utilizado qualquer software?.
aiury

Mensagempor Rodrigo Banzato » 09 Mai 2014, 17:15

fernando braz

Ola Fernando, existe um botão anexar, selecione o arquivo desejado e só depois clique em anexar. Coloque sempre imagens leves de 500kb pra não sobrecarregar seu topico.

aiury

Ola, leia atentamente o item 3 das regras. Basicamente no final vamos avaliar todo o processo de produção e a imagem final do seu personagem, mesmo que sejam 3, vamos avaliar o contexto geral, qualidade e idéia. Voce pode usar a ferramenta e recurso que quiser, use sua criatividade ;) Boa sorte.
Rodrigo Banzato

Impressão em 3D e configurações da cena

Mensagempor AgairGil » 12 Mai 2014, 09:32

Estou com a mesma dúvida que deve estar assombrando alguns...
Um dos prêmios oferecidos é a impressão do personagem criado. As partículas e outras simulações físicas como o fogo creio não poderem ser impressas, então, a personagem a ser criada deveria ser configurada de forma a poder ser impressa sem qualquer alteração. Creio até que essa adequação da personagem a impressão deveria ser considerada como um dos critérios a serem julgados.
É claro que o uso de partículas hair, por exemplo (que prefiro usar para fazer os cabelos e pelos ,assim como grama e outros) enriquecem demais a cena e são de minha preferência na hora de criar personagens - inclusive gostaria de usar em meu personagem -, mas, se isso não poderá ser impresso... por que usar? Não se adequa ao objetivo final da coisa que é a impressão...
AgairGil

Mensagempor Rodrigo Banzato » 12 Mai 2014, 13:29

AgairGil

Ola, seja bem vindo! Se voce observar atentamente as regras, vera que vamos avaliar uma imagem final do personagem. O modo como voce vai apresentar essa imagem e as ferramentas que voce vai usar para fazer seu personagem, fica a seu criterio, desde que seu personagem seja em 3D. Realmente a impressão não vai imprimir o cabelo feito em fur do seu personagem, particulas, background, elementos de cena, etc, mas ai é uma questão de voce negociar o arquivo com eles e derrepente fazer um cabelo ou recursos em mesh, que possam ser impresos.

A impressão é apenas um dos prêmios mas de forma alguma sera fator de decidir quem vai ou não vencer. Que fique claro isso.

Grande abraço.
Rodrigo Banzato

Mensagempor Antonio » 18 Mai 2014, 23:07

Olá, gostaria de desenvolver um certo personagem do folclore, porem dando uma olhada no fórum reparei que outro participante já o havia escolhido. Poderá ser feito dois trabalhos baseados no mesmo personagem?

Abrigado, e boa sorte a todos.
Antonio

Próximo

Voltar para Campeonato - Meu personagem 3D III