CRISTIANO G. SALVIANO - LINDOVALDO (FAGULHA)

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 3o. campeonato de criação de personagem 3D, patrocinado pela Tonka3D e com apoio da Imprima 3D, Zupi, revistas 3D World e Computer Arts, Tutorial 3D e Design on the Rocks.

CRISTIANO G. SALVIANO - LINDOVALDO (FAGULHA)

Mensagempor Lord Maxymus » 08 Mai 2014, 17:56

Mistura entre heróis e bandidos que dividem opiniões até hoje. Graças a eles o mundo inteiro passou a prestar mais atenção na miséria do nordeste, na tristeza e fome de justiça do povo brasileiro.
O cangaço faz parte da memória recente do Brasil. Com paixão, sofrimento, aventura e muito suspense na trajetória dos polêmicos cangaceiros brasileiros os fizeram entrar para o folclore brasileiro!
Inspirado no famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) Meu Personagem fictício Lindovaldo de Jesus Barbosa vulgo Fagulha representa o cangaceiro brasileiro.

Ficha Técnica:

Nome: Lindovaldo de Jesus Barbosa
Apelido: Fagulha
Naturalidade: Desconhecida
Nascimento: 18/05/1921
Morte: 12/07/1966
Altura: 1,75
Peso: 79 kg
Ocupação: Chefe do Bando de Cangaço “Tiro no Alvo” que percorreu todo o norte e nordeste do Brasil
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Juberlinda (Também integrante do bando de Lindovaldo)
Situação Legal: Foragido (com a cabeça a prêmio) acusado de atacar fazendas e cidades em nove estados, roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques.
População: Apesar das condenações para muitas pessoas, especialmente no Nordeste, Fagulha era tido como o vingador do sertão brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis para compartilhar com os mais miseráveis.
Crença: Nunca visto rezando em publico mais se recusava a matar padres e freiras.
Parentes Conhecidos: Pais Juberdalvo, Mãe Dorotildes, Irmão mais novo Clemencio, mortos pela Milícia local da cidade em que vivia na Infância.
Grupos Afiliados: Bando Tiro no Alvo
Histórico: Aos 14 anos de idade Lindovaldo presenciou a morte de seu pai, sua Mãe (Gravida) e seu irmão pela policia corrupta do vilarejo em que morava, isso a mando de fazendeiros poderosos da região. Lindovaldo se salvou escondendo dentro do armário da cozinho e não foi percebido. Após esse acontecimento o garoto adotou a alcunha de Fagulha e ingressou para um bando de cangaceiros da região conhecido como Tiro Certo. Com o passar dos anos Lindovaldo agora Fagulha foi adquirindo confiança entre o bando até chegar ao posto de líder do bando que durante toda sua existência nunca passou de 100 homens, isso aos 27 anos de idade, aos 30 se casou com Juberlinda que também integrava o bando. Lindovaldo e Juberlinda nunca tiveram filhos.
Morto aos 45 anos com um tiro no peito em uma troca de tiro contra a policia.
Lord Maxymus

Re: CRISTIANO G. SALVIANO - LINDOVALDO (FAGULHA)

Mensagempor DanteApple » 08 Mai 2014, 18:04

Baita escolha. Espero ver concepts desse personagem. Acredito que ficará ótimo.
DanteApple

Mensagempor Lord Maxymus » 12 Mai 2014, 15:57

Valeu DanteApple optei por fazer esse personagem pela complexidade do modelo a ser desenvolvido. estou trabalho em alguns concepts para definir o personagem.
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 12 Mai 2014, 16:08

Andei realizando algumas pesquisas sobre o tema que escolhi... separei algumas referências encontradas no Google para concepção da arte e definição do personagem, logo posto como está ficando os concepts.

bando-de-virginio1.jpg

lampiao1.jpg
lampiao1.jpg (53.49 KiB) Exibido 9930 vezes
Editado pela última vez por Lord Maxymus em 14 Mai 2014, 12:34, em um total de 1 vez.
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 12 Mai 2014, 22:48

Bom galera depois de muito estudar o tema e pesquisar sobre os cangaceiros gosto de começar cada etapa quando a anterior está bem definida ... então já defini como será meu personagem! Claro que como Game Designer preciso dar um toque para que o personagem possa virar quem sabe um protagonista de um game... segue um Sketch de como estou imaginando o personagem e é claro ainda vou mexer e fazer mais alguns concepts e definir a paleta de cor, enquadramento, pose e cenário.

Ferramentas: Photoshop CS6, Inkscape.
Anexos
Cangaceiro00.jpg
Editado pela última vez por Lord Maxymus em 14 Mai 2014, 14:05, em um total de 1 vez.
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 13 Mai 2014, 17:47

Alguns Passos para elaborar uma referência na hora de modelar
CangaceiroEtapas.jpg

Bom! enfim definido paleta de cores Segue um Concept do Meu personagem para terem ideia de como imagino faze-lo...
Agora posso passar para fase de preparar a malha e a base do Fagulha!

Ferramentas: Photoshop CS6, Inkscape.
CangaceiroFinal.jpg

Espero que estejam gostando...

obs: Sugestões, opiniões e analises são bem vindas
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 14 Mai 2014, 14:19

Com o Principal Conceito de Arte do personagem pronto, posso dar inicio a criação de algumas malhas 3D.

A primeira delas será o Manequim que dará a base do personagem (Gosto de fazer a base do personagem como o corpo tanto em ilustrações 2D como modelagem 3D, mesmo que não vai aparecer no reder final pois estará coberto por roupas, tecidos, armaduras etc... Assim fica mais fácil de manter as proporções reais, locais de itens e acessórios. Depois os polígonos excedentes pode ser excluído dependendo da aplicação como games por exemplo.)

Segue uma imagem do WIP do Fagulha
Anexos
CangaceiroMesh.jpg
Ferramentas: Photoshop CS6, Inkscape, Cinema 4D.
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 19 Mai 2014, 11:56

Olá a todos ...
A ideia do meu projeto desde o inicio é de fazer um personagem realista e para isso utilizarei de diversas Técnicas, Recursos e Ferramentas em varias etapas diferentes, com o conceito definido e o manequim que usarei como referencia feito, começo a modelagem da cabeça que na minha opinião será a parte mais complexa. Por se tratar de um personagem fictício usarei de varias referencias masculinas para criar o rosto (Referencias retiradas do Google mesmo como podem ver logo abaixo).

Referencia.jpg

Obs: Se você quer conseguir um resultado mais realista possível, é necessário saber como funciona as coisas na vida real. Sobretudo você tem que separar o máximo de tempo que conseguir para observar, analisar e entender como tudo funciona, Anatomia, física, Iluminação... Reserve algum tempo para estudar e não se esqueça dos detalhes eles que fazem toda diferença no produto final. Vejo muita gente por ai que resolve começar um projeto grande ou pequeno, profissional ou para estudo e começa logo a por a "mão na massa sem antes nem saber a receita do bolo" e se perde no meio do caminho então a dica numero um é: Estude, Se prepare não só em ferramentas mas no geral

Para esta fase de modelagem do Fagulha analisando as referencias e seguindo a linha que quero dar ao meu personagem preparei algumas malhas no Cinema 4D (Pelo menos umas quatro :| ) e optei por essa logo abaixo.

CangaceiroModelagemEtapas.jpg

CangaceiroModelagem.jpg

Com uma malha limpa Vou cria um mapa UV para ela e exportar para o MudBox 2015 e começar a trabalhar com a escultura no Modelo criado :)
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 19 Mai 2014, 15:29

Bom... Com a malha Mapeada posso exportar o projeto em .OBJ e abri-lo no Mudbox para esculpir!

CangaceiroUVMap.jpg
Mapeamento Feito no Cinema 4D
Lord Maxymus

Mensagempor Lord Maxymus » 21 Mai 2014, 17:45

Segue algumas imagens de como esta ficando a aparência do Fagulha quero dar a ele uma conotação mais seria que coloque medo em que cruze seu caminho e ao mesmo tempo respeito em quem entende sua história de sofrimento ... :|

CangaceiroMapasAplicados.jpg
MudBox 2015, Cinema 4D, Photoshop CS6

Exemplos de alguns mapas já aplicados no Personagem

CangaceiroMapas.jpg
MudBox 2015, Cinema 4D, Photoshop CS6
Lord Maxymus

Próximo

Voltar para Campeonato - Meu personagem 3D III