Forum 3D 3ds Max Maya Blender • Exibir tópico - Guilherme Gomes - Alter Ego, Saci

Guilherme Gomes - Alter Ego, Saci

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 3o. campeonato de criação de personagem 3D, patrocinado pela Tonka3D e com apoio da Imprima 3D, Zupi, revistas 3D World e Computer Arts, Tutorial 3D e Design on the Rocks.

Re: Guilherme Gomes - Alter Ego, Saci

Mensagempor guilhermecs4 » 25 Jun 2014, 00:36

A bermuda tava muito simples, nao tava curtindo muito. O shader tambem nao tava agradando entao resolvi mudar algumas coisas. O ZRemesher não tava me permitindo extrair um bom displacement com menos de 200 mil poligonos entao resolvi fazer a retopo na mão mesmo. Logo eu posto o shader da bermuda.
RetopoBermuda.jpg
guilhermecs4

Mensagempor guilhermecs4 » 27 Jun 2014, 09:18

Por conta do bolso, uma cavidade muito específica, o ZRemesh não tava conseguindo fazer um bom trabalho. Tive q fazer a topologia toda na mão mesmo, ajustar edge loops e otimizar a malha. Sempre uso o topogun, ele funciona muito bem. Depois, de volta no ZBrush, eu projetei os detalhes - deu menos problema do que o normal - e o mapa de displacement foi extraído sem problemas. Estou aprendendo muito com esses novos desafios.

Esse foi o resultado:
Previa do Short.jpg

Como ainda temos algum tempo, pretendo melhorar detalhes como o shader da blusa e adicionar elementos que dêem mais personalidade ao personagem.
guilhermecs4

Mensagempor guilhermecs4 » 08 Jul 2014, 22:12

To dando uma melhorada no setup de luz e organizando melhor a cena. Infelizmente minha placa de video de notebook nao ajuda, entao a viewport no maya fica bem limitada. Ta com um poly count um pouco grande mas como nao é pra animação, nao me preocupei tanto com isso.
SetupDeLuz.jpg
guilhermecs4

Mensagempor guilhermecs4 » 19 Jul 2014, 13:58

Confesso que olhei muitas imagens do classico saci, com seu gorro e short vermelhos, cachimbo e apenas uma das pernas, alias, indefinida, nao achei um consenso a respeito de qual perna ele realmente perdeu. Nessas observações, eu procurava caracteristicas que o definissem sem a necessidade de explicações, e conclui que esse fator, em sua maior parte, está atribuida a touca vermelha. Claro, o conjunto caximbo, short vermelho e a falta de uma perna, em associação com seu gorro vermelho e a pele negra, constituem a imagem inquestionável da criatura folclorica, mas, a touca, em associação com pequenas e sutis outras caracteristicas, conseguia trazer essa mesma identidade. Tendo em vista essa observação, resolvi investir mais tempo e esforço no desenvolvimento da touca, já que seria um dos elementos mais característicos do personagem, por tanto um dos mais importantes. Me surpreendi um pouco com a quantidade de processos existentes para o mesmo fim, alem dos q eu ja conhecia. Sao muitos. Testei um pouco de cada para, no fim, optar pelo de melhor resultado.

Algumas das imagens de referencia que utilizei:
Referencias Touca.jpg
guilhermecs4

Mensagempor Rudse » 24 Jul 2014, 19:26

Guilherme, como já havia comentado, excelente idéia e execução até aqui.

Tenho só uma crítica / sugestão pro seu trabalho, que é quanto a posição do braço que esta sinalizando. Na minha opinião acho que ele deveria estar levemente dobrado , muito levemente. E apesar do rosto estar olhando pra posição correta, pro lado onde o veículo deve estar vindo, acho que para deixar ainda mais natural talvez você pudesse abrir um pouco mais , mas deixando um pouco dobrado tambem, o dedo logo após o inidicador (dedo médio). Mas é isso, são apenas sugestões !

Bom trabalho !
Rudse

Mensagempor guilhermecs4 » 24 Jul 2014, 23:09

Rudse, muito obrigado pela observação e critica construtiva. Quanto a sua ideia, se eu tivesse optado pela ideia antiga, onde ele estaria em uma especie de ponto de onibus, de fato, a sua dica tornaria o modelo mais fiel, a questao é que eu mudei de ideia, desisti do ponto de onibus. O conceito original se mantem, porem, com uma pequena diferença no local. Ele estará em uma pose genérica, como alguem que observa algo ao redor, ou aguarda alguem. A pose final pode ser vista na penultima imagem postada. Mas de qualquer forma, obrigado pela ideia, caso eu nao tivesse mudado o conceito, modificaria como sugeriu com certeza.

Tenho uma sugestão ao seu modelo tambem. Comentarei em seu post.
guilhermecs4

Mensagempor guilhermecs4 » 28 Jul 2014, 14:28

Bom gente, acho que é isso, esse provavelmente será meu render final. Foi uma grande experiência, aprendi bastante. Boa sorte a todos nós.

Alter Ego, Saci - Final.jpg
guilhermecs4

Mensagempor Luan Pestana » 01 Ago 2014, 11:46

As texturas ficaram show
Luan Pestana

Mensagempor guilhermecs4 » 06 Ago 2014, 13:53

Obrigado Luan, que bom que gostou :D
guilhermecs4

Mensagempor Saulo Henryque Reis » 08 Ago 2014, 22:55

Fala Guilherme, Saci moderno ai eu vi vantagem esse mora em Sampa? Pegando Metro! Excelente trabalho com belas texturas. Boa sorte. Abraços.
Saulo Henryque Reis

AnteriorPróximo

Voltar para Campeonato - Meu personagem 3D III