Forum 3D 3ds Max Maya Blender • Exibir tópico - protesto

protesto

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 3o. campeonato de criação de personagem 3D, patrocinado pela Tonka3D e com apoio da Imprima 3D, Zupi, revistas 3D World e Computer Arts, Tutorial 3D e Design on the Rocks.

protesto

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 21:04

apagaram meu tópico, e a reclamação, e viva o Brasil e o fim da liberdade de expressão.

ninguém aceita mais críticas.
souzamir

Re: protesto

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 21:04

o pior, é que ao invés de responderem dignamente ao erro que cometeram, apagam o tópico.
souzamir

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 21:11

eu queria ao menos um pingo de respeito por parte dos administradores, pois todos somos profissionais. mas pelo visto...

não existe mais forma de protesto, ou expressão.
souzamir

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 21:18

não esquece nada não ok.

apaga este também

viewtopic.php?f=20&t=2232
souzamir

Mensagempor ricardob » 18 Ago 2014, 21:59

Caro Souza,

Voce nao deve ter visto a mensagem que inserimos hoje no fórum informando que seria feito um backup para o dia anterior (17/08/14), devido a uma vulnerabilidade encontrada na data de hoje (18/08/14), inclusive o tópico das regras do campeonato havia sido deletado indevidamente.

Como medida de seguranca, todos os topicos e mensagens criadas hoje até o final da tarde aproximadamente foram apagados com a restauracao.

Agora o forum esta funcionando normalmente novamente e voce pode postar quaisquer comentarios que desejar.

O objetivo do campeonato é fazer com que as pessoas evoluam, seja com criticas ou elogios, aprendendo e contribuindo com todos os participantes. A premiacao final é meramente a conclusao de um processo de aprendizagem, que esperamos voce possa ter tido.

Com relacao ao seu post que foi apagado como voce informou, nao conseguimos restaura-lo justamente porque ele foi inserido na data de hoje, mas o que fizemos foi fazer um copy/paste que talvez ajude a manter o seu conteúdo. VEJA A SEGUIR (AQUI NINGUEM ESCONDE NADA!!):

Protesto!!!!
Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 11:03

.....apesar ter enviado mensagem para o site, postado no blog das imagens e agora aqui,

estou procurando uma resposta plausível para o descrédito de alguns trabalhos em relação ao tópico de informações. aqui talvez seja o melhor lugar para se colocar.

• FOLCLORE BRASILEIRO
• DATAS FESTIVAS OU FERIADOS NACIONAIS DO BRASIL
• ESPORTES OU EVENTOS ESPORTIVOS NACIONAIS (ex. COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E OLIMPÍADAS)

o item marcado foi desconsiderado no julgamento final.

*** daremos prioridade aos tópicos que enriqueçam a troca de informações entre os membros participantes deste fórum.

os novatos, por falta de comentários nos tópicos ou os tópicos que não houveram postagem de outros, já foram irrelevantes, e por este item não foram considerados? mesmo tendo bons trabalhos? ou a pessoa tem que ficar pedindo para outros postarem alguma crítica?

O personagem deverá ser original e exclusivo, ou seja, não poderá ser cópia de outros personagens ou trabalhos já feitos anteriormente. Se detectado que já foi feito antes, será desclassificado! Também não será permitido usar modelos pré-prontos e seu personagem deverá ter personalidade, único e capaz de captar o olhar e visão das pessoas.
3.3. O personagem poderá ser do tipo humano, animal ou robótico, ou ainda uma mistura deles, contanto que o resultado final seja no estilo cartoon ou realista e dentro dos temas descritos acima no ITEM 1.
3.4. Iremos considerar a originalidade, criatividade, qualidade e apresentação de seu personagem.
3.5. O modo de apresentação do personagem fica a critério do participante, podendo ser em diversas poses ou situações, ou até mesmo uma única pose com um fundo liso ou ainda com fundo trabalhado com elementos 2D ou 3D. No entanto, será avaliado ao final o contexto de uma única imagem que represente o seu personagem, assim como a composição, idéia, equilíbrio de cores etc. A emoção e vida que o personagem transmitir nessa imagem contará bastante. A idéia é de elevarmos o nível da competição focando mais na arte final e não apenas na modelagem e aspectos técnicos.

imagem em cinza e preto se encaixa onde? imagem que não ficou clara a imagem não demonstrando detalhes encaixa onde? falta de qualidade da imagem encaixa onde?
nenhum personagem humano foi selecionado, apenas os folclóricos.

equilíbrio de cores? cinza com preto está bem fora do contexto.
falta de vida está fora do contexto.
na minha opinião a maioria dos trabalhos selecionados não tem vida e não transmitem nenhuma emoção.

o foco foi a arte final? tem trabalhos que não tem lógica de terem selecionados, não atendem a alguns aspectos mínimos dos tópicos para seleção de finalistas.

gostaria de abrir uma reclamação, e votação sobre isso, devem ter outros designers que estão de acordo, apesar que é lógica a reclamação que estou abrindo, pois etá óbvio demais que não houve uma seleção criteriosa dos trabalhos.

solicito uma extensão dos prazos para os vencedores e uma reanálise completa dos trabalhos.

os 8 selecionados tem todo o direito de me criticar, são livres, inclusive para criticar meu trabalho, não vejo por que não criticarem.

resumindo, na minha opinião, a seleção não visou os critérios das regras, sendo, sendo muito dos critérios contido nas regras desconsiderados.

também houve post no linkedin de apenas alguns trabalhos, se posta 1, todos devem ser postados. houve imparcialidade, houve esquecimento das datas, houve esquecimento das regras.

abro esta reclamação, reanálise de alguns trabalhos (selecionados e não selecionados), inclusão de outros trabalhos que estão dentro das regras, e extensão do prazo de escolha do vencedor. (tudo isso dentro das regras).
não posso pedir para excluírem os trabalhos que estão fora dos itens das regras, isso é injusto, mesmo não atendendo o mínimo necessário que consta no item 3, já foram selecionados. cabe aos administradores incluírem os trabalhos que atendem aos requisitos do item 3, mesmo que os trabalhos subam para 10 ou 12. e aos juízes ao selecionarem os vencedores atentarem para os itens das regras.

analisem os trabalhos pela qualidade, não pelo que são, dentro dos critérios, releiam as regras antes de selecionar e sejam imparciais.
souzamir

Re: Protesto!!!!
Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 11:14

passeando pelo forum, notei coisas que realmente não foram concertadas

viewtopic.php?f=20&t=2232

veja até uma resposta do Rodrigo.

Faça as seguintes perguntas na hora de avaliar uma imagem:

1 - o que o meu personagem esta fazendo? (lutando, descansando, curioso etc)
2 - onde ele esta? (na casa dele, numa viagem, num mundo de plantas amarelas etc)
3 - o que ele esta sentindo? (medo, frio, alegria, raiva etc)
4 - como ele é? (gordo, bonito, feio, magro, queixudo, pé grande etc)

isso é plausível mas pergunto a ele e aos juízes.

1 - estou sendo imparcial? (selecionei porque é o meu gosto, ou porque é bom)
2 - estou considerando as regras que coloquei? (avaliação, emoção, expressão, sintonia, cores)
3 - apliquei corretamente as regras?
4 - reanalisei as imagens? (ainda estou sendo imparcial?)

coloquei isso aqui, pois muitos ficaram insatisfeitos no 1º concurso, o que é normal, mas isso ainda continua...

vou basear pelo minha personagem, não respondendo pelos outros,

1 - o que o meu personagem esta fazendo? (lutando, descansando, curioso etc)
- está fazendo uma pose para fotografia.

2 - onde ele esta? (na casa dele, numa viagem, num mundo de plantas amarelas etc)
- numa quadra fazendo a pose, afinal é jogadora. (estou desconsiderando a imagem para impressão 3d)

3 - o que ele esta sentindo? (medo, frio, alegria, raiva etc)
- ela está feliz, ela é feliz.

4 - como ele é? (gordo, bonito, feio, magro, queixudo, pé grande etc)
- magra, jogadora, modelo, simpática, uniformizada.

se você coloca isso, é como você pensa, deveria pensar nestes itens também ao selecionar um personagem.
souzamir

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 11:35

outro ponto que quero colocar, não criticando mas fazendo uma seleção como se eu fosse o juiz,

lembre-se, é opinião minha, e cada um teria selecionado outros personagens, e todos tem o direto de preferência.

podem estar dizendo que sou imparcial, se eu fosse imparcial, não teria colocado nem o tema folclore. isso não é cultura, é uma invenção pobre de antepassados, que inventavam coisas para botar medo em outras.

então se o tema fosse livre, pela minha imparcialidade, todos os 8 escolhidos estariam desclassificados.

mas...

o tema existe o folclore, então se eu não pesar a minha imparcialidade, julgando os trabalhos, na minha opinião, apenas 4 dos 8 seriam finalistas, pela qualidade, expressão, e cores.
pelo link do blog, eu selecionaria apenas a imagem 1 e a imagem 3.

como disse, todos podem criticar os meus trabalhos, e eu estou apenas dando minha opinião por não concordar com certos termos.

a imagem 2 - não tem vida, e não demonstra nada, e não tem cor, este tal cazumbá é colorido.
a imagem 4 - não tem expressão (vai ver que o curupira não tem expressão)
a imagem 7 - está escura, a sequencia produtiva do trabalho, está melhor que a finalização.
a imagem 8 - está rebuscada, o javali, na minha opinião está melhor que o boneco.

a imagem 1 - passa como um garoto de mochila, bem vestido, passa algo.
a imagem 3 - está colorida, tem vida
a imagem 5 - tem vida. apesar de estar muito azulada.
a imagem 6 - está bem feito, tem boa estória, apesar de muito tom rosa avermelhado, mas o boto é por aí.

lembre-se, estou sendo imparcial, pois se for usar meu gosto, não aprovo nenhum,.

outras imagens que analisaria,

o sargento Expedito, e o cestinha, achei bem feito, colorido, bem modelado, é cartoon, demonstra o que realmente são, são desenhos claros, limpos, entendíveis. fácil percepção do que realmente são.

se alguém olhar para o sargento dirá o que?
é um soldado. e tem cara de sargento.

o cestina?
é um jogador de basquete, está até enterrando.

a Natasha.
é uma jogadora de volei.

alguns podem ficar indignados comigo, e tem direito disso, podem até entrar no meu tópico e criticarem meu 3d, estão a vontade, mesmo que seja crítica construtiva ou depreciativa, todos tem direito de gostar e não gostar e são de livre expressão.
eu não estou criticando os trabalhos, como disse, não gosto de folclore, mas estou criticando a decisão final dos juízes.

eu não gostar de folclore e ser contra tais trabalhos, não quer dizer que não aprecio um bom render, um trabalho bem feito, ou a pessoa que rala em modelagem e manda muito bem, geralmente tem trabalhos que apreciaria, temos que entender que todos temos opiniões diferentes.

ex. algum pode detestar volei, e odiar minha personagem, é absolutamente normal, e não questionarei sobre isso.

passei acima a minha opinião parcial e imparcial. espero que os juízes reconsiderem alguns trabalhos, ou re-selecione os finalistas com votação aberta.
souzamir

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 11:43

sugiro o seguinte.

tópico com todos os trabalhos apresentados. como no 1º concurso foi reclamado e isso ate agora não foi feito. todos merecem crédito. mesmo que não sejam finalistas.

votação aberta do dia 20 até o dia 30, assim todos, com parcialidade e imparcialidade podem votar e todos os trabalhos, não sendo apenas 1 voto, mas como serão 3 os vencedores, 3 votos permitidos para cada pessoa que quiser votar, e em qual quiser votar, então ela pode classificar o que para ela seria o vencedor, o que seria o 2º e o que seria o 3º lugar.

o voto aberto abre a mente dos juízes e pode dividir e formar opiniões sobre trabalhos bons e ruins, os juízes podem analisar e construir os 8 finalistas sendo de maneira mais imparciais. não colocando como finalista algum trabalho que foi pouco apreciado pelo público em geral. lógico que um trabalho muito bem votado, sempre tem mais chances de ganhar, e estará de acordo com o público e com a decisão dos juízes.

dia 1º apresentação dos 8 finalistas.

votação aberta, até o dia 6. e depois a decisão dos juízes...

dia 8 - apresentação dos 3 vencedores.

acho mais justo, e haverá muito menos discórdia, pois todos podem apreciar todos os trabalhos, sendo assim, todos estarão partido igualmente expostos, e devidamente valorizados. e posteriormente uma decisão final dos juízes.
souzamir

Mensagempor Roberth Araujo » 18 Ago 2014, 12:17

Olá amigo,

Acredito que tu estás sendo muito literal na tua linha de pensamento. Ser um artista ou designer digital, é bem mais que saber modelar algo, é expor o teu ponto de vista, a tua percepção, a tua personalidade no trabalho. Não podemos subestimar o poder de percepção das pessoas, a pessoa quer ser instigada e por fim interpretar algo da maneira que achar coveniente. O fato do meu Cazumbá não ser colorido deu-se pela minha proposta, algo mais sombrio de acordo com o que propus. Equilíbrio de cor, não quer dizer necessariamente "uma peça colorida", e sim o seu equilíbrio em um dado contexto. Tanto que como referência de render utilizei este trabalho, e consigo entender claramente a sua proposta. Óbvio que o meu não ficou parecido, o cara é profissional, mas me esforcei muito.

https://d2ip58kv7n8yjd.cloudfront.net/p ... 1404326368

É o meu ponto de vista, busquei ser original em cima de algo pré-estabelecido e acredito que esse é o caminho. Errei, (meu render não ficou bom, não mesmo, até porque aprendi muita coisa no decorrer da competição) poderia ter feito algo melhor, CLARO, a excelência adquire-se com a prática, e em virtude das minhas limitações estou bem feliz com meu resultado é isto que importa.

Outro ponto, é que este é um concurso composto em sua maioria por estudantes e entusiastas, eu por exemplo, nunca fiz curso, sou autodidata, e amo o que faço. Logo, esperar resultados no nível dos concursos internacionais chega a ser injusto. Me preocupei com a proposta do personagem, montei um storyboard, citei as referencias, fiz um concept e modelei. Enfim, fiquei satisfeito com meu resultado, cumpri minha meta.

Abraços, e foi um prazer competir com vocês. Tchau :D
Editado pela última vez por Roberth Araujo em 18 Ago 2014, 15:35, em um total de 2 vezes.
Roberth Araujo

Mensagempor Saul Ferreira » 18 Ago 2014, 12:59

Acho que vc saiu atirando pra tudo que foi lado. Não sei qual foi seu personagem, mais pelo análise que vc fez, deveria ser muito bom. Acho que não tenho nenhuma culpa nessa decisão. Pois no que parece nenhum deveria de entrado é isso?

FINAL DO TÓPICO "APAGADO"

..
Ricardo Banzato
Colaborador e Moderador - Fórum Tonka3D
Tonka3D
Loja Tonka3D
Tutoriais 3D Gratuitos
ricardob

Mensagempor souzamir » 18 Ago 2014, 22:12

não sou um ignorante, vi a mensagem, e como postou, peço perdão por ter questionado sobre o tópico apagado, fiz um julgamento ilícito, e com este post de volta, você comprovou isso.

quanto aprendizado, sempre aprendo algo novo ao entregar um serviço.

mas espero que não só eu, mas vocês também tenham aprendido.

quanto a votação, aprove por IP. e e-mail válido. ou seja, somente cadastrados no forum podem votar.

caso apareça no fórum, algum cadastro recente, sem post, e conste no voto, exclua. seriam permitidos apenas votos dos cadastrados até 15 dias antes do fechamento, com algum tipo de participação, seja ela no personagem, ou discussões no forum, ou qualquer coisa do tipo, que comprove a veracidade do usuário.

e outra, aí se o cara for desonesto, já não merece crédito de participar.

uma coisa que não entendi. o tópico clone do papai noel, teve mais público de q por ex. o meu.

são coisas engraçadas que não dá para entender.

fazer o que....
souzamir

Mensagempor gregor » 29 Ago 2014, 14:21

concordo com o pessoal da tonka, seu trabalho não era tão bom quanto os escolhidos
abraço
gregor

Voltar para Campeonato - Meu personagem 3D III