Walter torezan junior-A Formiga Bionica

Espaço aberto aos participantes e colaboradores do 4o. campeonato de criação de personagem 3D, que tem o apoio da Imprima 3D, Editora Europa, Blog Design on the Rocks e do site Tutorial 3D.

Re: Walter torezan junior-A Formiga Bionica

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 14:37

falando em organização é sempre bom lembrar de ser organizado com os projetos e arquivos que são salvos no HD é muito fácil acabar perdendo uma textura, ou um arquivo obj importante na imensidão do disco rígido, é por isso que criei uma pasta para o projeto e várias subpastas com categorias como:

-Projetos 3ds max
-Texturas e Uvs
-Malhas obj
-Renders
-Animações

Também vou salvando vários projetos do 3ds max a cada etapa completada do personagem como:
-inicio do projeto
-modelagem
-texturização
-skin...

Assim posso ficar tranquilo que não perderei nada que fiz até agora
Anexos
ORGANIZAÇÃO-DOS-PROJETOS-MAX.JPG
Projetos em sequencias do 3ds max
ORGANIZAÇÃO-DO-PROJETO.JPG
pastas do projeto
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 14:50

Com tudo certo e correndo contra o relógio que gosta de me atrapalhar, vou testando a iluminação, para isso crio um studio de fundo infinito com uma simples spline e um modificador extrude e dou um material matte finish para esse objeto criando assim um ambiente parecido com um estúdio fotográfico e adiciono a iluminação de três pontos usando 3 Mr Sky Portals, na aba advanced parameters eu habilito a opção custom e coloco uma luz com a cor levemente azulada {fill light}, do outro lado uma luz com cor um pouco alaranjada {key light} e uma luz em cima branca mesmo {back light}, após isso eu habilito a opção visible to renderer porque assim as luzes vão ajudar nas reflexões como se fossesm caixas de reflexão, após isso eu habilito o mental ray exposure control ajusto o shutter speed, o iso olhando o render preview, após isso eu configuro o render como vcs podem ver na imagem abaixo com o final gather em low com 2 bounces, e em render elements eu adiciono o reflection pass assim mental ray vai renderizar as reflexões da cena separadamente para mim depois compor no photosop... :idea: abaixo vcs podem ver um render que tirei do personagem, esse ainda era um render de teste, também modelei uma versão do logotipo da tonka 3d para uma ideia de composição no vídeo final...vamos ver se da tempo
Anexos
configuraçoes-de-render.JPG
configurações que irei usar nos renders still
render-estudio-reflection-pass-e-difuse].JPG
Render teste difuse e reflection pass lado-a-lado
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 19:11

Após isso fui criar a cena para a tão importante "Main Final Image" eu imaginei para essa cena um lugar com aparencia de abandono, como se já tivesse passado muito tempo e tudo já esta envelhecido e desgastado, eu vi muitos cenários legais em games como left for dead 2, max payne , crisis e tantos outros games, e filmes também como o filme "Eu sou a lenda" com will smith em uma cidade de Nova York destruída, eu me inspirei nisso,então eu decidi que faria uma espécie de rua com um lago no fundo, e alguns adereços para reforçar a idéia do tumulto e do abandono, eu queria mostrar como se fosse um lugar que já foi muito movimentado mais agora esta tudo deserto e vazio, mas aparecendo o surgimento da esperança com a formiga biônica chegando lá para salvar o planeta...

Comecei modelando e texturizando objetos de trânsito para a cena como um cone de trânsito uma placa de 6O km/h bem envelhecidos e desgastados com ferrugem e outros efeitos do clima, assim mostrando que naquele lugar já houve muitos carros e movimento...
Anexos
PLACA-DE-TRANSITO-3DS-MAX.JPG
placa de transito
cone-modelado.JPG
cone modelado
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 19:14

e agora um simples render desses objetos..., é claro que vou mudar muita coisa pro render final mas a ideia da cena é essa...
Anexos
teste-cena.jpg
render dos objetos
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 19:56

depois eu adicionei mais coisas para cena e o sistema daylight para a iluminação, também adicionei uma omni para ajudaras reflexões, depois adicionei algumas cédulas de dinheiro...agora porque isso? eu vi isso em vários games como left for dead2, max payne e crisis,ao pensar na cena eu queria mandar uma mensagem , de que o ser humano passou a maior parte de sua vida juntando dinheiro e entretanto nem todo dinheiro do mundo pode salva-lo agora, essa era a mensagem que eu queria passar nessa cena,o homem deixou de se preocupar com o meio ambiente para poder enriquecer e agora todo o dinheiro que foi ganho não serve mais pra nada,como dizia a frase: "quando a última árvore for derrubada e o último peixe pescado o ser humano vai perceber que não pode comer dinheiro",e agora a única esperança é uma pequenina formiga, a formiga Biônica.
a resolução da cena será de 162OX911
também habilitei o final gather em low e o shader glare que da uma leve "explosão" de brilho na cena, mas tome cuidado as vezes shader "explode" demais a cena.
Anexos
GLARE-CONFIGURAÇOES.JPG
shader glare
LUZ DE REBATIMENTO.JPG
cenario final
Editado pela última vez por Walter junior94 em 09 Set 2015, 22:42, em um total de 1 vez.
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 21:07

depois disso aumentei o antialiasing para alto pois assim evita o serrilhado, ajustei o daylight para 18:OO de sãopaulo e habilitei o mental ray exposure control , após isso apertei render e esperei, o render de boa qualidade levou 2 horas 9 minutos e 2O segundos, depois disso peguei os renders e fui ao photoshop fazer a composição..., depois também renderizei um ambiente occlusion pass para ajudar.
A parte da composição é uma parte muito importante pois vc pode melhorar muito seu render em questão de poucos minutos.
uma vez no photoshop, eu me senti livre para experimentar, ajustei o hue e saturation,os levels, o brilho e contraste, e fui ajustando a imagem até ter alguma coisa que eu gostava, após isso adicionei o ambiente occlusion pass em cima do render como multiply, depois o reflection pass como screen e coloquei os dois com opacidade de 6O%,depois adicionei um photo filter, que da uma impressão de fotografia para a imagem, aumentando assim o fotorrealismo. :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
render-antes-do-photoshop.JPG
render-antes da composição no photoshop
Editado pela última vez por Walter junior94 em 09 Set 2015, 22:46, em um total de 1 vez.
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 22:23

Só para lembrar eu criei a agua usando um material de agua que eu baixei na internet e um mapa noise no canal de Displacement, e no asfalto também uma textura de asfalto e displacemente,continuando no Photoshop após terminar os ajustes da composição eu fui ajustar o depth of field, para isso eu usei o Zdepth pass que eu renderizei separado, para usa-lo no desfoque é bem fácil, vc vai para a aba channels do photoshop, e cria um novo channel, depois vc cola o Zdepth nesse novo cana e nomeia ele, depois disso vc volta para os layers normais e achata tudo com o comando ctrl-e {eu recomendo salvar um back-up antes} quando tiver um layer só vc adiciona o lens blur, vc vai em filter-> blur-> lens blur e então abrirá uma aba do filtro na primeira opção vc escolhe como vc quer esse blur, para isso nas opções vc escolhe o zdepth que vc colou no channels, depois disso vc escolhe o raius que é a força do blur, eu não queria muito blur porque eu gostei do fundo da cena, mas para dar um foco maior no personagem eu adicionei um blur bem leve, depois vc pode escolher outras opções como o inverse para inverter o foco do blur e outros, mas eu não mexi mais em nada porque estava satisfeito com o resultado...
Anexos
render-final-inicio-pos-produçao.JPG
render-pos-produção
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 22:32

E finalmente a imagem final como eu disse foram 2 horas de render, acho que consegui dar o meu melhor com o que tinha, eu sabia as minhas limitações e os desafios, mas é isso espero que gostem, resolução 162OX911, essa versão é em jpg porque a versão em png passou dos 7mb...mesmo assim espero que gostem :D :D :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
RENDER-FINAL-copia-leve.jpg
Main Final Image
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 22:34

só mais uma dica... eu usei a ferramenta dodge e hue saturation do photoshop par dar um brilho a mais a esfera de energia do peito do personagem!!!
Walter junior94

Mensagempor Walter junior94 » 09 Set 2015, 22:59

Para a animação eu tive que correr contra o tempo, e não pude fazer algo incrível, mas pelo menos eu tentei, para falar a verdade eu nunca havia feito nenhuma animação antes dessa por isso peço desculpas se ficou ruim...rsrsrs :mrgreen: , eu até cheguei a pensei em não fazer animação, mas eu tomei coragem e fui me jogar nessa.
Como o tempo tava curto e o fim do campeo nato já tava em cima eu fiz um walking cycle da formiga, a minha intenção era fazer uma caminhada da formiga biônica dentro de um corredor sci-fi, no caso no centro de treino que o ciêntista criou para ela...então fui no youtube para ver se encontrava algum tutorial de como modelar um corredor sci-fi...e eu encontrei!!! um timelapse de como fazer um corredor sci-fi no maya e na unreal engine4, depois de assistir o tutorial eu fui colocar a mão na massa, como já estava sem tempo o corredor não ficou perfeito mas deu para dar uma melhorada na cena, vcs podem ver um render do corredor logo abaixo{pra variar é verde e branco tá..}
Anexos
corredor-animaçao.jpg
corredor da animação
Walter junior94

AnteriorPróximo

Voltar para Meu Personagem 3D Animado