A Autodesk lançou a nova versão do 3ds Max 2021.1, introduzindo novos avanços na confecção de texturas, recursos aprimorados para fluxos de trabalho de renderização com base física (PBR) e aprimoramentos de ferramentas de viewport e modelagem. A atualização tem como objetivo modernizar e atualizar o desempenho dos fluxos de trabalho do artista nas disciplinas de visualização de design e mídia e entretenimento.
“O 3ds Max 2021.1 otimiza os fluxos de trabalho dos artistas com melhorias poderosas que aceleram a iteração, refinando modelos e designs e renderizações”, comentou Chip Weatherman, principal chefe de produtos da Autodesk, Mídia e Entretenimento. “Continuamos a desenvolver nossa ferramenta Bake-to-Texture para ajudar na modelagem rápida e expandimos ainda mais os recursos de fluxo de trabalho de PBR para nossos clientes que trabalham com os mais avançados mecanismos em tempo real”.
Novo recurso do 3ds Max 2021.1
Melhorias no baking de texturas
Novos recursos incluem suporte múltiplo para baking e animação de ladrilhos UV, exibição do renderizador ativo, edição múltipla da coluna de saída e exibição aprimorada de buffer de quadro dos mapas sendo cozidos.
Experiência de instalação mais rápida e simples
Agora os usuários podem instalar o 3ds Max 2021.1 de forma independente, sem precisar de uma instalação existente do 3ds Max 2021. A instalação é mais rápida em comparação as versões anteriores.
Arnold como renderizador padrão
O MAXtoA 4.0.4 inclui um novo sistema de token AOV para organizar a saída, suporte de animação para Alembic, suporte para fluxos de trabalho de cozimento na textura e desligamento mais rápido após a renderização de instâncias massivas. Os usuários agora podem exportar cenas para arquivos USD a partir da guia Arquivar das opções de renderização.
Suporte a visualizações compartilhadas para material físico
As visualizações compartilhadas agora suportam o material físico no visualizador da web para melhorar a qualidade e a precisão visual.
Atualizações de PBR
Novo suporte de material PBR para mapas de deslocamento.
Qualidade e configurações aprimoradas da Viewport
Nova configuração simples para viewports de alta fidelidade com suporte para materiais foscos / sombras, exposição por câmera / viewport e configurações de balanço de branco e exibe até 128 texturas UDIM diretamente de um mapa de pesquisa de bitmap OSL. Além disso, a profundidade de campo agora pode afetar o mapa de fundo / ambiente, e a escala de vinhetas agora é igual ao valor definido nas configurações da câmera.
Recursos aprimorados de modelagem
Os aprimoramentos da ferramenta de modelagem incluem uma nova experiência de extrusão para o poli editável e o modificador de edição poli, além de aprimoramentos no modificador de pesos normais ponderados.
Editor de material aprimorado
Desempenho e funcionalidade atualizados do editor de materiais em ardósia, incluindo uma interface aprimorada para telas de alta resolução e navegação mais rápida do usuário, além de um novo recurso de pesquisa global de materiais e mapas.
Aprimoramentos do Importador do SketchUp
Manuseio mais simples das configurações internas de visibilidade da borda e preservação das configurações dos dados de origem do SketchUp.
Configurações de renderização atualizadas
Tamanho de saída padrão atualizado para HDTV 720p e predefinições de HDTV atualizadas para 720p, 1080p, 1440p e 2160p.
Aprimoramentos de fluidos
O novo carregador de fluido exposto permite que os usuários carreguem e interajam dados com outros sistemas e objetos que operam no 3ds Max. Melhorias adicionais incluem correções no canal de velocidade e suporte para exportação PRT assinada e não assinada.
Fonte: Autodesk