Início Dicas sobre 3D, Arte e Design O que é e para que serve o Design

O que é e para que serve o Design

O que significa e para que serve exatamente o Design?

O Design é a palavra em inglês para desenho. A função do bacharel em Design é criar e desenvolver projetos gráficos ou de comunicação visual, concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidas em grande escala.

Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o tamanho das letras e a disposição das imagens. Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital.

Em desenho industrial, o campo é muito amplo. O profissional trabalha com produtos de consumo, como eletrodomésticos, mobiliário, lustres, vestuário e jóias. Ou na fabricação de instrumentos e equipamentos medico odontológicos, como camas para hospitais e instrumentos para dentistas. Pode desenhar, ainda, peças da construção civil, como azulejos e cerâmicas.

Por fim, o designer trabalha no setor de máquinas e equipamentos, desenhando peças a serem usadas pelas fábricas em seus processos de produção. Seja qual for o campo de atuação, fazem parte da preocupação desse profissional garantir a funcionalidade do objeto e a viabilidade econômica e industrial de sua fabricação.

Dependendo da área de atuação, o designer convive no dia a dia com arquitetos, profissionais de marketing, jornalistas, editores, engenheiros e especialistas em informática. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Criacao e Design de Personagem 3D
Personagem 3d criado para projeto de treinamento da Tonka3d

Principal Indústria

Segundo uma pesquisa por amostragem, divulgada em 2014 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, menos de 15% das empresas nacionais têm o design como estratégia de negócio. A indústria que mais investe nesse sentido é o de cerâmicas de revestimento, que emprega o profissional de design para a inovação em termos de forma, matérias-primas e processo produtivo. Nesse segmento, 50% das indústrias adotam o design como alma do negócio.

Mercado de Trabalho

O design é fator essencial para a indústria, principalmente para aquelas que precisam competir no mercado internacional. Tanto é que o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) lançou há mais de dez anos o Programa Brasileiro do Design, com o objetivo de promover o desenvolvimento dessa área. E a indústria nacional carece muito desse fator de inovação (veja o quadro Fique de olho, abaixo).

Essa realidade dá ao mercado de trabalho para bacharéis e tecnólogos grande potencial de crescimento. Mais a curto prazo, outros fatores aquecem a procura pelo profissional, como a preocupação como a sustentabilidade, que exige a busca de matérias primas e processos que não abusem dos recursos naturais.

Há maiores oportunidades nas regiões mais industrializadas do país, cada uma delas com sua especificidade: no Sudeste, indústrias em geral e, principalmente, os parques gráficos. No Sul, a indústria moveleira reúne os maiores empregados, e no Norte a Zona Franca de Manaus. Este mercado apresenta uma peculiaridade que expande os nichos de trabalho: é possível oferecer serviço à distância, como autônomo.

para que serve o design
Objetos 3D criados para o curso Conceito, Design e Criação 3D da Tonka3D

Sobre o MDIC

O Programa Brasileiro do Design – PBD, criado em 1995 pelo Decreto de 09 de novembro de 1995, destina-se a promover o desenvolvimento do design no Brasil, em virtude da forte identidade criativa do país, apto a desenvolver a marca Brasil no competitivo mercado internacional.

O PBD é resultado da articulação de subprogramas de abrangência geral e específica, promovendo uma orientação estratégica única de caráter descentralizado. Ainda busca motivar os empresários e engajá-los no objetivo principal, que é inserir o binômio design e inovação no sistema produtivo.

O design propicia maior valor agregado às exportações, fortalecendo a indústria nacional.

Para alavancar as propostas do programa, são desenvolvidas parcerias com agentes econômicos e sociais do setor público e privado com o objetivo de intensificar, ampliar e fortalecer as possibilidades existentes, bem como criar novos mecanismos e instrumentos de apoio, fomento e financiamento para o design.

Em que área você poderá atuar

  • Desenho industrial (desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais)
  • Design digital (projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como por exemplo páginas para a internet)
  • Design de embalagens (projetar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual)
  • Design gráfico (criar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos)
  • Programação visual (criar logotipos e marcas para produtos e serviços. produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade)
  • Projeto de produto (desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais / pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação)
  • Gestão de produto (gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes)
  • Modelagem e Animação (elaborar projetos de design em 2D e 3D para publicidade e games etc., desenvolvendo argumentos e roteiros, além de atuar na direção de arte, desenho e design de personagem)
  • Design de jóias (desenvolver coleções de jóias e acessórios para empresas de grande porte ou confeccioná-las de forma artesanal)

Design como diferencial estratégico

O design é forte elemento de competitividade empresarial, em especial para os segmentos pressionados pela concorrência internacional. É um diferencial estratégico, que possibilita otimização no uso de matéria-prima, melhoria nas fases de projeto e de produção e, em razão da sua prática no desenvolvimento de produto, melhores níveis de satisfação do cliente.

Nos últimos anos, a dinâmica da economia mundial, decorrente da globalização e da introdução acelerada de inovações tecnológicas, tem impulsionado a adoção de estratégias de mercado. Nesse ambiente, a função do design como fator de diferenciação e de competitividade vem se evidenciando significativamente.

Dica de Estudo

A Tonka3d, focada em conceitos de arte e design 3d, desenvolveu um material exclusivo e com acesso online, pensado especialmente para estudantes de design que querem se especializar em design 3D e ingressar no mercado de trabalho com um importante diferencial.

O curso Conceito, Design e Criação 3D foi criado para inovar a metodologia de ensino na produção 3D, onde o aluno passa por situações semelhantes a que os profissionais passam no mercado, ou seja, você supostamente tem um cliente, uma missão e um público alvo. Você irá trabalhar sua criatividade passando por todas as etapas mais importantes de um trabalho, desde seu conceito, design e apresentação final em 3D.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Pessoal.

    Então…. Eu estou querendo aprender Design, gosto muito de desenhar, sempre gostei das imagens feitas pelas pessoas com cores conquistadoras e brilhantes, mas… soube que tem que estudar Artes Visuais antes para complementar Design.
    Porém, nunca desenhei numa mesa digitalizadora.

    Minhas dúvidas são:

    Estou em busca de um mesa digitalizadora para Design Gráfico . ,mas naum queria uma coisa muito profissional,queria uma coisa mais barata mais pra desenhos…tava pensando em compra alguma da XP-PEN algum dos modls mais baratos, Alguém sabe se essa marca é boa ?
    Porque as Wacom tá muita cara, parece assalto.

  2. Quero muito ser estilista e queria saber se o curso de design pode me ajudar ? Ou qual outro tipo de curso além do de desenho pode me ajudar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui