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Áreas de atuação de um artista digital dentro da produção de um jogo

A Arte nos Games

Para todos aqueles que iniciam seus estudos na arte digital para games, é importante ter em mente o longo caminho a percorrer, uma vez que a produção dos games engloba diversos aspectos e é importante inicialmente conhecer sobre as áreas de atuação de um artista digital dentro da produção de um jogo.

RODRIGO BANZATO ARTISTA 3D

Neste artigo, o Artista 3D e Game Designer, Rodrigo Banzato fala dos conceitos e exemplos de portfólio para os artistas que trabalham com a arte digital feita para games.

Artista Conceitual

Esse artista é responsável por desenhar e criar os conceitos dos personagens, cenários ou objetos da produção. Dentro da visão dessa pessoa, é necessário uma grande pesquisa com um bom repertorio de referências. Na elaboração do conceito de um personagem, o artista deve levar em conta muitos aspectos como, o lugar onde ele vive, o que ele come, quais roupas ele veste, porque ele veste aquelas roupas, o personagem é sujo ou limpo e assim por diante, existe muita pesquisa nesse campo. Esse é um artista muito criativo, capaz de demonstrar através de imagens tudo aquilo que antes estava apenas na imaginação.

Um grande exemplo é o artista Feng Zhu, que sempre levanta a importância de observar e guardar referências. Tudo o que criamos vem de algum lugar, alguma coisa que já vimos ou sentimos. O artista conceitual pode desenhar no papel ou usar uma tablet para desenhar no computador, ele pode ou não pintar seus conceitos e eventualmente participa da elaboração de storyboards, que são pequenas imagens que ilustram os momentos da historia.

Como portfólio, ele mostra as ilustrações e detalhes. Existem diversos estilos e técnicas e cada artista tem o seu, alguns são mais detalhistas, outros tem um traço mais solto, enfim, cabe a esse artista encontrar seu próprio estilo e técnica de desenho. Mais uma vez, a referência é essencial.

Animador

O animador de games pode vir da animação tradicional, porém ele tem que se adaptar, pois hoje em dia, a grande parte dos games são feitos em 3D, ou seja o animador vai ter que escolher um programa 3D para fazer sua animação. Essa pessoa tem que ter uma grande experiência em animação, não é na primeira vez e nem na segunda que vamos fazer a animação “perfeita”, é necessário treinar muito e usar referências. Uma vez que o processo e estudo das técnicas de animação estão bem claros na mente desse artista, o trabalho fica rápido e em pouco tempo ele pode criar diversas situações. Mesmo com os “motion captures” de hoje em dia, que nada mais é do que a captura de movimentos de pessoas reais, o Animador 3D pode criar situações muito mais rápidas e com um custo de produção muito menor. Imagine que vamos fazer o personagem caindo de um cavalo – com motion capture teríamos que contratar um duble, todo o equipamento necessário de captura e ainda assim no final teríamos que limpar eventuais erros de captura – já um experiente animador 3D pode fazer isso em minutos utilizando suas referências. Levanto a importância de que hoje em dia é muito fácil obter referências, pois existem milhões de vídeos e imagens disponíveis na internet.

O portfólio desse artista é exclusivamente de animação. Muitas vezes ele utiliza apenas os ossos de um personagem para mostrar as animações nos seus vídeos. A atenção tem que ter o foco na animação e não nas formas ou texturas dos objetos.

Artista 3D ou 3D generalista

Esse artista geralmente participa de toda a produção, pois seus conhecimentos são bem amplos. Ele provavelmente deve ter conhecimento de algum programa de pintura, para fazer texturas, composições de uma ilustração, efeitos ou correções de cor. Muitas das vezes ele até utiliza programas de edição de vídeo, pois seu conhecimento é bem amplo. Dentro da produção de um game, o artista 3D pode fazer modelos otimizados para o jogo ou até mesmo modelos de alta definição usados como vídeo. É necessário um grande conhecimento do software 3D, pois esse artista trabalha para tornar realidade em três dimensões, tudo aquilo que o Artista Conceitual criou no papel.

Esse artista também deve ter grande atenção na forma como os seus objetos 3D são criados para facilitar a vida do animador. Se esse artista não possui um bom conhecimento de modelagem, o modelo 3D pode sair de forma que não seja possível para o animador usar adequadamente. Vamos observar aqui que o artista 3D ou 3D generalista também pode participar da animação 3D.

No seu portfólio encontramos ilustrações em 3D, imagens de modelos 3D, vídeos, texturas criadas para os modelos, animações em 3D, efeitos especiais em 3D como, explosões, simulação física de objetos, etc.

Na maioria das vezes esse é o artista ideal para pequenas empresas onde o trabalho não demanda uma produção em setores.

Modelador

Esse artista se especializa em modelagem. Nos games ele deve saber como modelar objetos otimizados para engines e em alta qualidade para elaboração de texturas, que podem ser utilizadas como relevo dentro de uma modelagem. Um exemplo, é você modelar os detalhes de gordura da barriga de um personagem, assim como suas veias e rugas e usar isso para ser calculado em um modelo 3D, exclusivamente feito para game. Levanto a importância da referência, no caso de personagens, é importante estudar a anatomia do corpo humano para entender suas proporções e detalhes.

Muitas das vezes o modelador usa o próprio desenho feito pelo Artista Conceitual dentro do programa 3D, mas isso não é regra. O modelador deve ter grande percepção e capacidade de observar o tamanho e nível de detalhes dos objetos. Muitas das vezes eles estudam escultura tradicional para deixar mais aguçada essa percepção e nível de detalhes.

No seu portfólio, existe a apresentação, podendo ser através de imagens ou até mesmo em um vídeo, onde a câmera gira e mostra seus modelos. Pra promover esse artista, desenhos e esculturas reais são bem vindos.

Para concluir, dependendo do tipo de produção de game, podemos encontrar pessoas de diversos setores, que são ou não interligados a arte. Eu citei alguns exemplos como Artista Conceitual, Modelador, Animador e Artista 3D, pois são eles que fazem com que os jogos entrem na imaginação das pessoas e estão mais interligados no setor artístico. E, como no Brasil não temos oportunidades tão especificas assim em termos de profissão, eu sempre atuei como um generalista, embora hoje atuo mais fortemente na criação e design de personagens voltados especialmente para jogos.

No game, para um grande projeto de sucesso, é necessário a supervisão de diretores, técnicos e produtores, que possuem uma certa experiência e são capazes de planejar e direcionar o tipo de projeto e arte a ser produzida. O trabalho em equipe também é fundamental e se não fosse assim eu não estaria atuando nesse segmento. E, além disso é essencial que você tenha e cultive sempre bons relacionamentos neste mercado tão específico assim, principalmente aqui no Brasil, onde ainda estamos bem no início e acredito que iremos colher muitos frutos, mas se você não se envolver com as pessoas certas e não estudar com afinco e determinação, não conseguirá ter oportunidades em lugar algum. Pelas responsabilidades que adquiri e acumulei até hoje, também não posso me furtar de continuar estudando e me atualizando diariamente, afinal a dinâmica deste segmento também é muito rápida.

No meu caso em particular, sempre gostei bastante de games, já virei noites jogando e reconheço que isso também me influenciou bastante em meus interesses para o desenvolvimento de jogos. No entanto, nunca gostei nem gosto de programação, pois minha carreira profissional sempre foi voltada mais para a criação e design de personagens, muitos deles animados e parecidos inclusive com personagens de jogos de ação e guerra.

Se você quer ingressar na área, mas não sabe ao certo por onde começar, eu recomendo que inicie estudando pelo curso 3D Max Básico em DVDs, da Tonka3D. Com ele, você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não tidas como algo prático entre os artistas. Este curso é focado em conceitos artísticos e que não se prende a ferramentas, o que irá facilitar bastante o seu aprendizado.

Para os que desejam trabalhar na área de games, gostar de games e animações 3D é uma vantagem, mas lembre-se que o setor é bem amplo. Se sua tendência por exemplo é a música, saiba que dificilmente um game fará sucesso sem ela. Vale ressaltar também que é praticamente indispensável que você tenha no mínimo bons conhecimentos da língua inglesa, pois esta é a linguagem universal no segmento de games. Então, estude também inglês!

FONTES DE REFERÊNCIAS:

Revista digital Tutorial 3D – Making of completo Personagem para games
Mercado para desenvolvedores de jogos no Brasil e no exterior
Portfólio Rodrigo Banzato
Participar de concurso é vitrine para se garantir no mercado
Gamehall PS Network entrevista o artista e game designer Rodrigo Banzato
Como se tornar um vídeo game designer ou designer de games
Profissão Design de Games
Modelagem para Games – entrevista da UEMG com Rodrigo Banzato
Quer trabalhar com games?

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