Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Diferença entre Artista de Iluminação de Games e Artista de Iluminação VFX

Diferença entre Artista de Iluminação de Games e Artista de Iluminação VFX

Em uma entrevista exclusiva concedida ao site CG Society, a Artista de iluminação VFX, Xiaoya Zhao, fala sobre sua experiencia neste vasto universo da Computação Gráfica e do Desenvolvimento de Games, mas também em especial sobre a diferença entre um Artista de Iluminação de Games e um Artista de Iluminação VFX.

Quem é a Artista de Iluminação VFX para games, Xiaoya Zhao?

A artista de Iluminação VFX para games, Xiaoya Zhao, é uma artista CG altamente requisitada que já trabalhou em alguns projetos de prestígio internacional nos setores comercial, cinema e videogame.

Alguns de seus trabalhos mais notáveis até o momento incluem créditos de artista VFX para os aclamados curtas-metragens Spring Flower (Nomeado, Melhor Curta, Montreal World Film Festival, 2018) e Escolha Livre (Vencedor, Prêmio do Público, Hollyshorts Film Festival, 2018). Esta habilidosa artista também atuou como artista de iluminação para o tão aguardado lançamento de videogame Halo: Infinite.

No mundo comercial, Zhao trabalhou com as principais agências de criação na produção de campanhas de publicidade para marcas globais, incluindo Audi, Nike, Nintendo e PlayStation. Suas realizações a levaram a colaborar com os principais diretores e artistas, entre eles, Rupert Sanders, diretor do premiado Cannes Golden Lion, campanhas e longas-metragens como Snow White e Huntsman e Ghost in the Shell, estrelado por Scarlett Johansson; entre outras aclamadas produções globais.

Zhao também trabalhou ao lado de Robert Sethi, diretor criativo da The Mill e chefe de 3D em Los Angeles, que foi reconhecida várias vezes por sociedades profissionais, incluindo a VES, AICP e CLIOS. Ao longo de sua carreira, o trabalho de Zhao foi destaque em várias publicações de notícias do setor, incluindo Animation World Network, Ad Age, AdWeek, MediaPost, Fast Company, Tech Radar e New York Business Journal.

iluminacao vfx

Qual é a diferença entre o artista de iluminação de games e o artista de iluminação VFX?

No geral, como minha experiência como artista de iluminação VFX, a maior parte do projeto comercial em que trabalhei é um projeto foto-realista, onde o que precisamos focar é gerar a iluminação física para garantir que nossa iluminação possa coincidir com a iluminação nas cenas de ação ao vivo, renderizar nossos elementos de CG e enviá-los para o departamento de composição para permitir que eles componham nossas renderizações de CG com as cenas de ação ao vivo.

Para iluminação do jogo, nos concentramos mais na narração de histórias e orientar o jogador a jogar o jogo. Trabalhar como um artista de iluminação de games, geralmente você é equivalente ao diretor de fotografia e tem mais oportunidade de ajudar a projetar o clima do jogo.

Outra grande diferença entre iluminação vfx e iluminação de games é se deve ou não se preocupar com a memória do computador. Para iluminação do jogo, como estamos usando o mecanismo de tempo real e precisamos garantir que o jogo possa ser executado com certa taxa de frames, precisamos pensar mais sobre quanta memória usamos para iluminação e como usar menos memória para obter uma melhor visão.

Para fazer iluminação para comerciais de computação gráfica, não precisamos pensar muito na quantidade ou na taxa de frames de iluminação. O que precisamos fazer é garantir que a iluminação seja suficientemente boa e a sequência possa ser reproduzida com certa resolução.

O que fez você decidir mudar da indústria de efeitos visuais para a indústria de jogos?

Muitas empresas de efeitos visuais começam a experimentar a engine de tempo real a partir de 2018. Depois, mais e mais empresas de efeitos visuais tentam usar a engine de tempo real para seus projetos cinematográficos em 2019. Sinto que a engine em tempo real será a tendência da indústria de efeitos visuais.

Trabalho na indústria de efeitos visuais há mais de 4 anos, trabalhando como um artista de iluminação até um generalista sênior de 3D. Acho que é hora de aprender mais sobre a engine em tempo real e mais sobre a indústria de jogos.

Artista de Iluminacao VFX Xiaoya Zhao

Você tem algum conselho para iniciantes?

A indústria de computação gráfica está mudando muito rapidamente, a maioria dos softwares famosos tem novas versões a cada ano, mais e mais softwares chegando para nos ajudar a usar menos tempo para obter uma melhor renderização.

Estou sempre dizendo aos recém-formados que se esforcem ao máximo para serem generalistas em computação gráfica e nunca parem de aprender novas tecnologias. Quanto mais tempo e dedicação você dedicar a ela, melhor será o resultado. Se você é um generalista, significa que você tem mais oportunidades do que outros artistas. Porque o gerente de contratação da indústria de efeitos visuais sempre espera ver o artista que tem mais de um conjunto de habilidades.

Nunca tenha medo de ter problemas durante um trabalho ou em um projeto pessoal, pois esta é a melhor chance para você aprender algumas novas habilidades. E lembre-se sempre de anotá-las, como minha experiência, se você não tocar em software por mais de 3 meses, você esquecerá muitas ferramentas. Então, eu tenho um documento do google para cada empresa com a qual trabalhei antes, escrevi todos os problemas e as soluções que eu tinha nessa empresa. Eu também incluo as habilidades que aprendi com outros artistas.

Qual software você costuma usar em seu trabalho no dia a dia, qualquer software que você usa ou está aprendendo fora do trabalho e por quê?

Eu costumo usar o MAYA, Arnold e Substance Painter no trabalho. Depende do tipo de projeto em que estou trabalhando. Às vezes, quando o projeto precisa de um recurso externo de CG, uso o speed tree para modelagem, layout e simulação de árvores.

Também uso o Marvelous Designer para modelagem e simulação de roupas de personagens para um dos trabalhos cinematográficos em que trabalhei antes.

Estou aprendendo a Unreal Engine depois do trabalho para fazer alguns testes de iluminação e sombreamento em tempo real, já que mais e mais empresas começam a usá-lo em seu projeto. É sempre bom aprender algo antes de você realmente precisar usá-lo no trabalho.

Conheça mais sobre o trabalho dessa artista visitando seu portfólio do CG Society.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui