Sou de Curitiba e estou com algumas dúvidas em relação a trabalhos. Na verdade, aqui não tem muita oportunidade com 3D, mas recentemente eu consegui meu primeiro trabalho em um pequeno estúdio de animação. No entanto, eu queria saber mais sobre as melhores formas para se conseguir fazer serviços de freelancer (freelas) e trabalhar como autônomo mesmo! Tenho me dedicado no momento inteiramente na criação de personagens e pretendo montar um portfólio bem bacana com meus personagens. Muitos me falam que freela se consegue por indicação e tal, mas queria saber outras formas. Já enviei meu portfólio para quase todos os lugares daqui em minha região e um de Florianópolis, sendo que este último se interessou, mas acho q se assustou com minha pretensão salarial (rsrsrs)… Eu na verdade propus um valor justo de acordo com o custo de vida de lá e com meu deslocamento e tudo mais, então eles me informaram que queriam remarcar uma conversa e não deram mais as caras… enfim, um outro estúdio foi mais ou menos a mesma coisa, o cara demonstrou interesse e pediu meu telefone e simplesmente não me respondeu mais! O que poderiam me sugerir ? Muito obrigado.
Olá, você está no caminho certo. Tem que avaliar bem o custo benefício que você vai ter. Sempre deixe a opção de pretensão salarial com quem vai te contratar. Às vezes é difícil, mas quem realmente sabe o quanto tem para te pagar é quem vai te contratar, portanto falar um valor exato é um pouco arriscado, a não ser que você já tenha uma vasta experiência e esteja entrando num grande estúdio. Às vezes vale a pena investir e se sujeitar no início a uma salário não tão desejado para você conseguir experiência, pois depois tudo pode ficar mais fácil para você.
O que é bacana também é falar um valor um pouco mais alto do que você recebe. Muitas vezes o estúdio atual que está te contratando pode cobrir a oferta para não te perder. Mas depende muito, cada caso é um caso. O importante é ter postura profissional, ser transparente, íntegro e ter um bom portfólio em mãos, que é o que você também está buscando construir no momento.
Se quiser se fixar como autônomo, você precisa de um bom website com excelentes trabalhos para captar novos clientes e pensar realmente como um estúdio.
Bom, finalizando, o QI ou indicação como você comentou, realmente é bem forte em qualquer segmento de mercado, mas não é fator predominante para não arrumar trabalhos. Pense no seguinte, sempre vão existir novas empresas ou empresas que estão crescendo e que irão querer investir em arte 3D. Se você passar credibilidade, profissionalismo e qualidade de trabalho com certeza você vai conseguir conquistar o seu espaço.
O portfólio é a sua arma principal, coloque nele as peças reais do trabalho que você quer seguir. Se deseja entrar numa grande produtora, por exemplo, veja quais os trabalhos que eles já fizeram e inspire-se para fazer trabalhos dentro da mesma linha, nem que seja para recriar apenas o frango da Sadia ou o personagem das Casas Bahia. Se o seu trabalho tiver real destaque em fóruns nacionais e internacionais com certeza você terá muitas portas abertas para a sua empreitada 3D.
É claro que não é necessário dizer, mas nunca é demais repetir que é imprescindível atuar sempre com muita dedicação, força e estudo.
Boa sorte,
Equipe Tonka3D