O novo sedan Série 5 G30 da BMW finalmente foi revelado, embora ainda hoje mais cedo pudemos conhecer seu novo design graças a um vazamento através de um forum de fãs da marca, que mostrava as primeiras imagens oficiais completas do modelo, depois de muitos meses de teasers e fotos de protótipos em testes.
O novo BMW Série 5 nasce com o objetivo de continuar sendo uma das referências do segmento E, onde é precisamente um dos protagonistas de destaque junto com seus mais próximos concorrentes alemães, como o Mercedes-Benz E Class e o Audi A6.
Para isso, a BMW desenvolveu essa nova geração sobre a plataforma CLAR (Cluster Architecture), que compartilhará com o atual e tecnológico Série 7 e que conta em sua construção com o conceito de design leve BMW Efficient Light weight. Além disso, será o primeiro BMW que contará com o revolucionário sistema de modelagem 3D, que utiliza uma célula óptica de medição automática, que permite revisar todo o veículo e detectar possíveis imperfeições ou desvios, aumentando consideravelmente a qualidade de fabricação.
O novo chassi conta com uma suspensão dianteira de dupla forquilha com elementos em alumínio, enquanto que a traseira é um novo eixo de cinco braços fabricado em liga leve. De maneira opcional, o cliente pode escolher a direção ativa integral, que permite girar también as rodas traseiras e que agora também está disponível com o sistema de tração total xDrive.
A utilização da nova plataforma CLAR do Série 7 permitiu que o Série 5 G30 baixasse seu peso em cerca de 100 quilos, segundo anuncia a marca, apesar de ser um pouco maior: 4.935 mm de comprimento por 1.868 mm de largura e com uma altura de 1.466 mm.
O novo e espetacular número de resistência aerodinâmica, com um cx de somente 0.22 para a carroceria sedan, permite que essa geração seja a Série mais aerodinâmica do fabricante alemão, aumentando sua eficiência em até 12%. Anuncia um consumo combinado de 26,3 km/l na versão BMW 520d EfficientDynamics.
Em relação a seu design, o novo Série 5 2017 não é somente uma mera evolução estética da geração anterior. Os designers da marca de Munich reinterpretaram as linhas do atual Série 7, adaptando-a ao novo pacote desta geração do Série 5, conseguindo inclusive uma imagem mais dinâmica, menos monolítica que a do seu irmão maior.
Seu maior tamanho permite uma maior amplitude interior. Segundo informa a marca alemã, conta com uma maior altura no habitáculo, assim como mais espaço para as pernas no banco traseiro. Seu porta-malas agora acomoda até 530 litros antes de rebater os encostos do banco traseiro.
O início de sua comercialização será no dia 11 de fevereiro de 2017 e inicialmente o novo Série 5 contará com uma linha mecânica composta por 4 motores, dois a gasolina e dois a diesel com filtro de partículas SCR, para mais adiante aguardarmos a chegada de versões plug-in hybrid. Todas as versões mecânicas contarão com tração traseira de série e terão disponível, opcionalmente, o sistema de tração total xDrive e salvo a versão 520d, todos os Série 5 contarão com a transmissão automática Steptronic de 8 velocidades.
As novidades tecnológicas são notáveis. O Série 5 estreia novos aplicativos e funcionalidades que o distinguirão amplamente de seus concorrentes, como o novo sistema de chave Display Key, que consta de uma chave com uma tela que permite controlar de maneira remota o veículo em um estacionamento e controlar sistemas como o ar condicionado. Esta chave dispõe de uma tela táctil a cores, que também mostra diversos parâmetros do veículo, como o nível de combustível.
O sistema BMW iDrive conta agora com uma tela táctil de 10.25 polegadas, que pode ser operada mediante o controle na própria tela, por comandos de voz e inclusive por comandos por gestos. Conta ainda com um sistema Head-up Display de maior tamanho, até 70% maior. Outra das novidades mais interessantes é o novo sistema Remote 3D View, que já foi apresentado pela BMW há algumas semanas e constrói através de múltiplas câmeras, uma imagem do entorno do veículo, que pode ser inclusive consultado a partir do próprio smartphone do usuário.
As funcionalidades de assistência à condução foram notavelmente melhoradas nesse modelo. Destacando que agora pode operar o assistente de saída de faixa entre 70 e 210 km/h, fazendo o veículo regressar à sua trajetória correta de maneira automática. O pacote tecnológico e de infotainment do novo Série 5 2017 é muito extenso, e será detalhado posteriormente.