Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Como se tornar um Game Designer ou Designer de jogos

Como se tornar um Game Designer ou Designer de jogos

Um dos trabalhos mais interessantes no mercado hoje em dia é o de game design. Muitos têm a impressão de que leva muito tempo e requer altas habilidades para atuar nesta área. Bem, na verdade não!

game designer

Se você é adepto de games e adora passar horas de seu tempo de lazer ou até mesmo do seu tempo de trabalho, jogando games, então você já passou pela fase de qualificação para se tornar um designer de games ou game designer.

Seja para consoles Xbox, PS3, Wii ou PC, o game design atinge todas estas plataformas. Então, vamos explicar alguns dos princípios básicos para que você obtenha uma ideia de como tornar realidade o emprego dos seus sonhos para você trabalhar.

Ao longo dos anos, os jogos têm evoluindo bastante desde o simples Atari e os gráficos de primeira geração da Nintendo até os mais complexos jogos 3d, realistas, online e de multiníveis da atualidade.

A indústria de games ultrapassou a do cinema

Não existem limites hoje para projetar um game. Esta indústria multibilionária não para de crescer e em um ritmo que ninguém nunca pensou que seria possível. Hoje já ultrapassou a indústria do cinema como nunca antes alguém poderia imaginar! Um fator importante para isso pode ser atribuído a todos os jogadores que estão principalmente na faixa entre 20 e 30 anos e que nunca pararam de consumir os últimos lançamentos de jogos e plataformas diversas para jogos. Entre em qualquer loja de games e você irá encontrar adultos misturando-se com as crianças para verificar as últimas versões de games e testá-los juntos! Voltado para o mercado adolescente, esta grande atração pelos games está agora avançando não somente em direção aos adolescentes, mas também em direção aos adultos.

A necessidade de buscar formar equipes de game designers aumentou bastante devido a este crescimento da indústria e pela exigência dos consumidores por jogos mais criativos, realistas e melhores. Portanto, as perspectivas para qualquer um que deseja se inserir nesta indústria não é nada mau.

Se você deseja criar games e se tornar um game designer e tem muita vontade e paixão por isso, então existem muitas oportunidades para você conseguir fazer isso.

Ao se tornar um game designer ou designer de jogos, você poderá participar e até mesmo desempenhar um papel significante na produção de games lendários, como Sims, Unreal Tournament e Halo, só para citar alguns.

Game Designer tem que ter talento e paixão?

Procure pelas melhores empresas e estúdios de games para se tornar um game designer. Você pode até fazer uma pergunta para si mesmo: Por que eu iria fazer um trabalho que eu não tenho o talento e paixão? Agora, se sua resposta é que você está fazendo isso porque é o que você mais ama fazer, então você é a pessoa certa para este trabalho!

Esta paixão natural, apesar de muito importante, é apenas um dos aspectos de formação de um bom designer de games. Empresas que contratam designers também buscam por alguém que tenha capacidade de resolver problemas, justamente porque sabem que existem tantos deles ao longo de um projeto, que pode acabar levando alguém à loucura. Esses problemas variam de detecção de colisão até fazer coisas parecerem convincentes em termos de animação. Muitos destes complexos problemas precisam ser resolvidos rapidamente e com criatividade.

Você deve sempre se esforçar para melhorar e inovar o jogo em qualquer momento da produção. Isso pode ser profundamente estressante e tomar grande parte de seu tempo até o ponto de exaustão, mas os resultados valem a pena.

Ser perfeccionista é também uma qualidade procurada por muitas dessas empresas de games e estúdios. Mesmo se certificando de que tudo está dentro dos mais altos padrões de qualidade e feito de forma tão eficiente quanto possível e em tão pouco tempo quanto possível, são os talentos criativos que fazem a verdadeira diferença nesta dinâmica indústria dos games.

Pronto para se tornar um Game Designer?

Então você já está pronto para prosseguir nesta promissora carreira dos games? Muita calma nessa hora, você não pode simplesmente sair distribuindo seu currículo ou portfólio por aí se você não reúne ainda as habilidades mínimas necessárias.

Conhecimentos sobre coisas como concepção gráfica (graphic design), animação computadorizada (computer animation) e desenvolvimento de jogos (game development) é o mínimo que você precisará ter.

Você precisará fazer cursos bem específicos sobre estes temas entre outros para se tornar um game designer bem qualificado. É claro também que não precisamos mencionar a questão da língua, uma vez que sem o conhecimento do inglês, que é a língua universal falada e escrita neste mercado de desenvolvimento de jogos no mundo todo, você provavelmente não irá chegar muito longe.

rodrigo banzato and tim sweeney epic games
Na foto, o game designer Rodrigo Banzato e sua equipe com o Presidente da Epic Games, Tim Sweeney, na GDC, maior conferência do setor no mundo.

Dica de cursos

Recomendamos o curso Produção de Games com Unreal Engine 4, onde você irá aprender a criar um jogo desde o início, levantando os aspectos mais importantes e fundamentais do processo de produção de um jogo. Nele, você terá a noção exata de como criar um personagem para games, aplicá-lo na Unreal Engine 4, adicionar movimentos, ataques, animações, interações etc., além de uma noção completa de criação, desde a ideia até o desenvolvimento de elementos do cenário, como objetos, iluminação etc.

Outra recomendação bacana para quem já tem uma certa experiencia, é o curso Arte para Games, esse mais especifico para quem busca desvendar os segredos de grandes produções de jogos, com apresentação de um worlflow completo e com diferentes técnicas de produção, métodos de otimização e aplicação de arte nos games.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui