Com a chegada do 3D nas telas do cinema e o sucesso de grandes filmes é cada vez mais real a possibilidade de produzir e colocar conteúdo 3D nas TVs que possuem tecnologia em 3 dimensões. Em alguns casos é necessário o uso de óculos, em outros o 3D aparece sem a necessidade dos óculos. Mas ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, que promete se tornar o próximo padrão da TV.
Pessoas que trabalham com o conteúdo dessas TVs precisam produzir imagens especificas para diferenciar o que esta no primeiro plano e o que está no fundo da cena, criando assim a sensação de profundidade e realismo.
Para entender como isso funciona basta observar o exemplo abaixo de como produzir o conteúdo 3D:
Na primeira imagem voce pode ver toda a profundidade através de um blur (desfoque), na realidade na TV 3D é como se o personagem gordinho estivesse mais para o fundo da imagem e a menininha logo na frente.
Na segunda imagem, você precisa gerar o Zdeph (profundidade), como você pode ver, os objetos mais claros estão na frente e os mais escuros estão no fundo. Mas tudo depende de como a tecnologia junta essas duas imagens. Pode ser através de um vídeo, onde de um lado você tem a imagem normal e do outro você tem a imagem de profundidade. Com isso, o aplicativo entende e demonstra isso na TV gerando a experiência única de ver objetos em 3 dimensões.
Por Rodrigo Banzato
Artista 3D e Animador Profissional
Visite o Portfólio de Rodrigo Banzato