Existem hoje no Brasil uma centena de escolas técnicas, centros de treinamento e universidades que de alguma maneira ou outra procuram ensinar técnicas e conceitos sobre computação gráfica e sobre artes em 3d para áreas de publicidade, cinema, televisão, games, entretenimento digital, arquitetura entre outras. A maioria destas instituições estão concentradas especialmente na cidade de São Paulo, onde existem diversos estúdios de animação, produtoras de vídeos e produtoras de games, além das maiores agências do país. E é por isso que surgiram nos últimos dois anos um crescimento acentuado na oferta de cursos de 3d online e através de vídeo-aulas em dvds, de forma a atender pessoas que não podem ir até estes locais ou mesmo que residam próximas, mas que não querem ter de enfrentar trânsito e tempo desperdiçado em locomoção, custos extras etc.
Se você é um entusiasta da tecnologia e da arte produzida em 3d e deseja seguir uma carreira de sucesso neste segmento, saiba que terá que explorar não somente as ferramentas existentes, como softwares para modelagem e animação incluindo o 3d studio max, maya, blender etc., mas também deverá explorar os conceitos artísticos que sempre acabam se sobrepondo às ferramentas. Por isso, é fundamental você sempre buscar referências (nacionais e internacionais) para poder explorar o seu lado criativo e artístico.
Embora existam muitas fontes para busca aqui no Brasil, você deve expandir seu interesse também para outros países como os EUA, que ainda é o maior mercado de produções audiovisuais do mundo. Mas podemos incluir também a Inglaterra, Canadá, Austrália, Espanha entre outros. O mercado de jogos eletrônicos, por exemplo, já ultrapassou em faturamento o do cinema, portanto, é natural que várias pessoas estejam querendo migrar para este mercado, mas que ainda é bem mais desenvolvido e consumido nestes países. Já temos no Brasil inúmeros artistas talentosos que já criaram personagens para games e filmes, inclusive alguns que moram hoje fora do Brasil. É importante saber que você poderá inclusive ser contratado por uma empresa de fora, pois isto já acontece principalmente com estúdios e produtoras nacionais que prestam serviços para outros países.
A indústria de animação, outro exemplo, só está se mantendo em um crescimento contínuo, abrindo cada vez mais e mais oportunidades de trabalho para animadores de todo o mundo. É fundamental, portanto, que você saiba inglês para poder buscar referências e oportunidades fora do Brasil também. Participe de fóruns para ouvir opiniões de pessoas que já trabalham com 3d, que cursos fizeram, se aprenderam só com tutoriais através de vídeos no youtube, enfim pesquise bastante antes de tomar uma decisão para que saiba exatamente qual o caminho você deverá seguir. E, por fim, quando você já tiver produzido suas próprias artes em 3d, é indispensável que você crie um portfólio online, para que possa utilizá-lo como o seu principal cartão de visitas, se você desejar realmente se tornar um profissional de destaque no mercado, seja como um designer de games, um animador, modelador ou artista 3d.
Pesquise bastante antes de mergulhar somente naquilo que existe de cursos gratuitos ou baratos, pois às vezes o tempo que você demora para aprender determinada técnica de produção ou criação acaba te proporcionando um custo bem mais elevado do que você teria se tivesse optado por um curso pago e de qualidade superior. Mas tem que tomar cuidado também com cursos às vezes muito caros e que acabam não te trazendo uma melhor relação custo-benefício.