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Cursos e mercado de designer de games e animação 3D

Estava pesquisando sobre o mercado de designer de games e animação 3D e li em alguns fóruns comentários do Rodrigo Banzato, que por sinal foram muito bons e esclarecedores, mas agora gostaria de tirar uma outra dúvida. Estou pensando em fazer um curso presencial para aprender a fazer um curta dentro do prazo de um ano e com o intuito também de aprender animação 3D, texturização, modelagem e desenvolvimento de personagens. Então, minha dúvida é sobre o mercado de trabalho para essa área e se um curso assim poderia me inserir no mercado de forma mais rápida e competitiva, pois eu pretendo largar minha profissão e me dedicar 100% nesse ramo. Teriam algum conselho ou considerações para me passar?

Resposta:

É importante primeiramente entender que existe um tempo de estudo e 1 ano normalmente é considerado pouco tempo para ingressar nesta área dentro de todas essas competências citadas.

Pense como numa faculdade, lógico, pessoas com aptidão e mais dedicadas vão chegar lá mais rapidamente, mas determinar qual o curso, método de estudo ou nome do curso etc., isso pouco importa, pois o que vai fazer você entrar no mercado é o seu portfólio, são seus trabalhos pessoais do seu site e a maneira como você se apresenta, ou seja, após os estudos você tem que colocar em prática os seus conhecimentos e isso não é um caminho tão rápido, a não ser que você seja indicado por alguém ou queira fazer pequenos trabalhos como freelancer.

Para conseguir um bom emprego ou trabalho, você tem que mostrar seu talento, estudar e colocar em prática seus conhecimentos, por exemplo, se quiser trabalhar numa agência que faz propagandas para Coca Cola, produza uma vinheta que deixe eles de “boca aberta”, nesse caso é fácil conseguir uma chance de entrar como estagiário e depois se fixar no emprego. O artista 3D e designer de personagens de games Fausto de Martine fez isso, ele criou um super personagem do jogo Starcraft e na época deixou todos da produtora responsável por este jogo impressionados. Hoje ele é diretor de arte da Blizzard, uma das maiores empresas de game do mundo.

Então é isso, tem que estudar e depois focar no seu alvo / target, focar naquilo que você quer fazer, pois o 3D abrange diversas áreas como arquitetura, design, game, publicidade etc.

Os cursos da Tonka3D podem ser um excelente caminho para você, pois explicam de forma bem clara e objetiva, mostrando um caminho passo a passo na produção 3D. E estes cursos são através de videoaulas em DVDs que você pode assistir quando quiser, sendo que em cursos presenciais, se você não aprender e fixar a idéia não terá novamente aquelas aulas, além do que com os DVDs você assistirá dentro de sua agenda que melhor lhe convir, mas tem que ter disciplina. Foi pensando nisso que a Tonka3D criou seus cursos em DVDs, mais baratos, mais práticos e com mesmo conteúdo apresentado normalmente cursos presenciais, além serem ministrados pelo experiente e renomado artista 3D, Rodrigo Banzato.

Veja também a seguir alguns artigos de nosso blog com dicas valiosas para quem quer começar a trabalhar com personagens para games:

E lembre-se, a dedicação é só sua e de mais ninguém!

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