Antes de começar a projetar o estudo e design de um logotipo, você deve entender o que é um logotipo e para que serve. Um logotipo identifica uma empresa ou produto através do uso de uma marca, bandeira, símbolo ou assinatura. Um logotipo não vende a empresa diretamente nem raramente descreve uma empresa. Os logotipos derivam seu significado da qualidade do que simbolizam, não o contrário e os logotipos existem para a identidade, não para explicar. Em poucas palavras, o que significa um logotipo é mais importante do que ele pode parecer.
Para ilustrar esse conceito, pense em logotipos como pessoas. Preferimos ser chamados por nossos nomes e não pela descrição confusa e esquecível de nós mesmos, como “o cara que sempre veste rosa e tem cabelo loiro”. Da mesma forma, um logotipo não deve descrever literalmente o que a empresa faz, mas sim identificá-la de uma maneira que seja reconhecível e memorável.
Também é importante observar que somente depois que um logotipo se torna familiar é que ele funciona da maneira como se destina, assim como é preciso aprender o nome das pessoas para identificá-lo. O logotipo identifica uma empresa ou produto em sua forma mais simples.
1. Solução rápida, mas profissional
Para obter uma logomarca profissional, mas de forma mais rápida ou porque o tempo é um fator mais importante, existem algumas ferramentas disponíveis muito interessantes para criação de logos online, mas uma que nos chamou mais a atenção foi a do Criador de Logo do Wix, uma ferramenta que permite criar um logo em apenas alguns minutos. Basta responder algumas perguntas sobre o seu negócio e estilo, e o criador de logo online criará um logo perfeito para você.
Além disso, com essa ferramenta de criação de logo da Wix, você poderá criar o seu logo exatamente como quiser. Cada logotipo é totalmente personalizável e você poderá alterar a fonte, cor, tamanho, texto e muito mais para que ele se adeque perfeitamente à sua marca. Você ainda recebe todos os direitos de uso comercial sobre todos os logos que criar.
2. Dicas vitais para se chegar a um logotipo
- Um logotipo deve ser simples e de fácil reconhecimento Logotipos eficazes apresentam algo inesperado ou único.
- Um logotipo deve ser duradouro, que suporte o teste do tempo e possa durar 10, 20, 30 ou mais anos.
- Um logotipo deve ser versátil, que seja capaz de funcionar em uma variedade de mídias e aplicativos.
- Um logotipo deve ser apropriado para a finalidade a que se destina.
3. Processo de Criação e Design
Cada designer possui seu próprio processo de criação de design, e raramente é linear, mas, em geral, é assim que o processo de criação e arte se desenvolve.
Inicialmente deve-se fazer um resumo do projeto, através de um questionário ou entrevista com o cliente para obter seu feedback. Também é importante a realização de pesquisas focadas no próprio setor, em sua história e em seus concorrentes, além de pesquisas sobre designs de logotipos que foram bem-sucedidos e estilos e tendências atuais etc.
Desenvolva os conceitos de design de logotipo em torno do resumo e da pesquisa. Então, reflita e faça pausas durante todo o processo de design. Isso permite que suas idéias amadureçam e que você tenha um entusiasmo renovado. Receba feedback.
Por fim, escolha apresentar apenas alguns logotipos selecionados para o cliente ou para uma coleção inteira. Obtenha feedback e repita até concluir.
4. Faça as perguntas certas
Uma armadilha comum antes de iniciar um novo projeto de marca é deixar de fazer as perguntas certas, que também incluem pesquisas em seu nome. Antes de iniciar seu desenvolvimento, obtenha o máximo de informações possível do cliente sobre seus negócios, objetivos, mercado-alvo etc. Se possível, experimente o serviço ou produto deles, visite a loja – conheça realmente eles e seus requisitos.
Algumas perguntas importantes que você deve fazer ao seu cliente antes de começar:
- Quanto você planeja dedicar a este projeto?
- Você tem um prazo ou cronograma fixo em mente para o projeto?
- Quais são seus objetivos e por quê?
- Qual produto ou serviço sua empresa oferece?
- Quem é seu público-alvo e quem é seu cliente mais ideal?
- Quem são seus concorrentes e como você se difere deles?
- Qual foi a ideia por trás do nome da empresa?
5. Precificando seu trabalho de maneira apropriada
“Quanto custa?” é a única pergunta mais frequente e que não pode ser respondida tão facilmente, porque cada empresa tem necessidades e expectativas diferentes. Você deve levar em consideração vários fatores ao criar um logotipo / identidade de marca, como quantos conceitos precisam ser apresentados, quantas revisões serão necessárias, quanta pesquisa será necessária, qual a pesquisa necessária, qual o tamanho da empresa e assim por diante.
A melhor abordagem é elaborar uma cotação personalizada para cada cliente e, para fazer isso, você deve aprender a precificar seus projetos, que já seria um outro tópico em si.
“O ponto principal é que todos os designers possam trabalhar com mais inteligência na determinação independentemente de quanto o seu talento, habilidade e especialização valem e cobrar do cliente adequadamente. Ser esperto ao determinar o que você deve cobrar pelo seu trabalho permitirá que você no futuro possa trabalhar menos e cobrar mais”
6. Aprenda com Outras Empresas
Ao saber em que outras marcas foram bem-sucedidas e por que foram bem-sucedidas, você obtém uma excelente percepção e você pode aplicar esse conhecimento obtido ao seu próprio trabalho.
Por exemplo, o logotipo da Nike foi criado por Caroline Davidson em 1971 e é um ótimo exemplo de um logotipo forte e memorável, sendo eficaz sem cores e facilmente escalável.
Não é apenas simples, fluido e rápido, mas também possui simbolismo relacionado; representa a ala da famosa estátua da deusa grega da vitória, Nike, que é uma figura perfeita para um negócio de roupas esportivas.
A Nike é apenas um dos muitos logotipos excelentes, mas pense em outras marcas famosas que você conhece e confira seus logotipos – o que os torna bem-sucedidos?
Você também pode fazer cursos de especialização em design gráfico ou cursos de graduação em artes digitais para que possa enriquecer ainda mais seus conhecimentos.