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Dicas para quem quer iniciar no 3d com modelagem e animação de personagens

Estou atualmente cursando técnico em informática aqui na minha cidade e venho me interessando cada vez mais sobre tudo aquilo que envolve produções 3d como  modelagem animação, porém eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre o que é preciso possuir de conhecimento para quem pretende entrar nesta área de 3d ? Como funcionaria, por exemplo, uma animação desde a criação de um personagem até este personagem executando uma ação ?

Para quem pretende entrar na área de 3d, modelando e criando objetos e personagens, além de  animação 3D é necessário ter primeiramente um conhecimento mínimo de informática. Mas para pessoas que já possuem conhecimento em outros softwares, é um pouco mais fácil pois acabam tendo mais facilidade no aprendizado uma vez que o projeto 3D acaba utilizando recursos de outros softwares também.

Explicando basicamente como funciona esse processo, primeiramente eu diria que você tem duas opções, ou desenha um personagem seu ou pega o desenho de um personagem pronto. A partir desse ponto é necessário estudar e ver as técnicas que você vai usar para produzir esse personagem. Se você está começando agora o seu aprendizado, provavelmente vai precisar das vistas frontais e laterais do seu personagem, pois a partir dessas vistas, você irá poder utilizar o programa 3d para criar o modelo.

Com o modelo pronto, você poderá começar a fase de mapeamento, que significa preparar o modelo para ser texturizado. Em seguida, você cria a textura dele, por exemplo usando o programa Photoshop.

Com isso feito, você terá que fazer um sistema de ossos para o seu personagem, sendo que após esta etapa você precisará grudar o modelo nesses ossos.

Você pode também criar modelos de expressões faciais que quase sempre você precisa modelar essas expressões, por exemplo o personagem vai estar sorrindo.

Uma vez que o modelo já está grudado nos ossos, você deve estudar poses para seu personagem, dando a ele características únicas de personalidade. Após ter aprendido a dar poses ao seu personagem, você poderá começar a animá-lo utilizando-se das ferramentas do software 3d, no caso o 3D Studio Max que utilizamos em nossos cursos, e também das técnicas de animação tradicionais, criando assim qualquer animação. Então, sua animação deverá ser renderizada (processada) juntamente com luzes que são criadas no software 3d.

No final da etapa, se for necessária a inserção de trilha e efeitos sonoros, isso pode ser feito num programa de composição como o Sony Vegas ou o Adobe Premiere, por exemplo, utilizando algum pacote de efeitos sonoros.

Basicamente é isso, mas lembre-se sempre que logo ao término dos seus trabalhos é interessante você divulgar seu trabalho através de um portfólio online (veja como exemplo o portfolio do artista Rodrigo Banzato), seja através de um site próprio ou mesmo através de um blog. Esse será o seu cartão de visita para você apresentar aos seus futuros clientes ou empresas que vierem a se interessar pelo seu trabalho.

E, para concluir, sugerimos que inicie fazendo o curso 3d max básico da Tonka3d, onde você terá à disposição diversos exercícios de modelagem, textura, iluminação, além de exercícios de animação onde serão aplicados seus principais conceitos, que são fundamentais para quem quer entrar no universo 3D.

Boa sorte!

5 COMENTÁRIOS

  1. Estou estudando por conta própria animação, tenho uma boa bagagem com modelagem, trabalhei profissionalmente com Inventor Autodesk como projetista e agora estou estudando firme texturização e animação no Blender, e tenho alguma noção de Vegas, o que mais preciso estudar?

  2. Gostei muito das dicas só tenho uma dúvida precisa ser muito bom em matemática pra fazer esse curso ou matemática não é um pré-requisito.

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