Você sabe qual é a diferença entre um Game Designer e um Game Developer? Esse dois perfis não são muito parecidos? Eles não estão interligados? Quais são os pré-requisitos para se tornar um Game Designer ou Game Developer? Qual é o escopo para uma dessas carreiras?
Game Designer e Game Developer – Conheça a Diferença
Simplificando, game designers são as mentes criativas por trás de todo o processo – aqueles que o visualizam desde o início até o fim – enquanto os desenvolvedores de jogos ou game developers são os magos que fazem isso acontecer, gastando horas certificando-se de que a codificação está correta.
Game Designers e Game Developers trabalham em estreita colaboração desde a concepção do jogo até ao resultado final. Em raras ocasiões, pode haver até uma sobreposição nos papéis.
Vamos dar uma olhada nesses dois papéis em mais detalhes:
GAME DESIGN – Conceito, Processo e Papel
Game designers visualizam como um determinado jogo irá fluir junto com a própria jogabilidade. Eles decidem a estrutura do jogo e as regras (por exemplo, você não pode passar para a próxima parte da história do jogo até encontrar o adivinho).
Uma equipe de game designers – liderada pelo Lead Designer – começa por conceituar um jogo e criar uma estrutura inicial, com um storyboard e esboços. Isso define a base para o jogo com outros elementos a serem construídos.
Game Designers são então divididos em grupos menores, com cada grupo se concentrando em projetar um aspecto particular do jogo.
Saiba também como se tornar um Game Designer.
Opções de carreira após um diploma de bacharel em Game Design ou Design de Jogos
Designers de interface do usuário (UI Designers): um Designer de interface de usuário é responsável por projetar cada tela ou página com a qual o usuário interage. Um designer de interface de usuário de jogos analisa todos os elementos com os quais um usuário irá interagir, por exemplo, controle de teclado, controle de mouse e interfaces (tela de inventário, tela de mapa). Design de interface do usuário bom ou ruim pode fazer ou quebrar um jogo.
Level Designer: Um Level designer projeta níveis, missões ou fases de um jogo. Este é um papel artístico e técnico. Eles usam arte conceitual, esboços, renderizações e modelos físicos para projetá-los. Um ótimo Level designer normalmente tem uma grande chance de se mudar para uma posição como designer de jogos de liderança no devido tempo.
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS – Conceito, Processo e Função
Um jogo não pode ser realizado sem uma equipe de desenvolvedores de jogos. O papel do Game Developer é transformar o conceito de um jogo em algo jogável a partir do framework inicial e dos conceitos visualizados pelos game designers.
Eles são os gênios técnicos que integram obras de arte e som, criam a inteligência artificial para personagens não-jogadores, usam linguagens de programação como Java e C ++ e escrevem milhares de linhas de código para trazer a mágica para sua tela.
Os Game Developers também estão encarregados de mapear o terreno de um jogo, conectando a entrada do jogador à jogabilidade, a programação gráfica e muito mais. Os desenvolvedores de jogos estão ativamente envolvidos durante a conceituação de um jogo também.
Opções de carreira após um diploma de bacharel em desenvolvimento de jogos
Programador AI: Um programador AI ou programador Inteligência Artificial faz exatamente isso – dá ao jogo um cérebro! Ele ou ela escreve o código que dá a cada personagem não controlado por um jogador um sistema de ação e reação dependendo da jogabilidade e das decisões dos jogadores.
Programador Java: Os programadores Java gerenciam o desenvolvimento de aplicativos Java / Java EE, ao mesmo tempo em que fornecem experiência no ciclo de vida completo de desenvolvimento de software, desde o conceito e design até o teste. Eles suportam a melhoria contínua, investigando tecnologias para garantir que os aplicativos criados sejam de um design de ponta.
O lado sério dos games
Há muitas coisas que você precisa aprender para ter sucesso no mercado, além de como projetar ou codificar jogos. A Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos (IGDA) tem recomendações específicas para escolas e faculdades no exterior que ministram cursos de Desenvolvimento e Design de Jogos.
Alguns deles são:
- Estudos de jogos críticos: envolve a análise de jogos para entender o que torna um jogo bem-sucedido.
- Jogos e Sociedade: É onde os criadores de jogos aspirantes aprendem sobre jogos de um ponto de vista social e psicológico, ou como eles refletem sociedades, culturas e perspectivas individuais.
- Storyttelling interativa: Esta é uma habilidade vital em que os alunos aprendem a escrever scripts para jogos e aprender a misturar diferentes formas de mídia em um ambiente interativo.
- Arte para Games: desenvolvimento de um worlflow do início ao fim com aplicação de diferentes técnicas de produção, métodos de otimização e aplicação de arte nos games.
- Produção do Jogo: Isso vai do processo de criação do jogo do início ao fim, do orçamento ao teste do produto final.
- Game Business: não basta no mercado altamente competitivo de hoje saber como criar ou desenvolver um jogo, mas você também precisa aprender como comercializá-lo e distribuí-lo!