Para dominar a anatomia humana é necessário bastante treino e a forma com que você irá treinar na verdade pouco importa. Pode ser numa escultura de argila, num curso de personagem 3D, rabiscando em um papel etc. Mas existem duas diretrizes nisso:
1. REFERÊNCIA
A primeira eu chamo de referência, onde você deverá entender como é a anatomia do seu personagem, quais são os tipos e formas de músculos, osso e gordura. Para tanto, ter referências de fisiculturistas e tentar replicar isso na escultura, no papel ou no 3D é fundamental.
2. PERCEPÇÃO
A segunda eu chamo de percepção. Não adianta você apenas saber a forma do músculo. Toda a anatomia precisa estar em harmonia. Por exemplo, ao fazer um personagem, muitos precisam usar a tabela de 7,5 cabeças de altura para representar o tamanho da cabeça de um adulto. Mas, depois de muito treino sua percepção já está aguçada e você nem precisa usar uma tabela de fundo ou blocos de proporção. Tudo requer muito estudo. Levei anos, por exemplo, para conseguir modelar um personagem razoável, mas mesmo hoje, ainda me pego em alguns dilemas. Geralmente, eu sempre faço a cabeça um pouco maior, daí conscientemente sei que preciso diminuir seu tamanho para não ficar tão estilo cartoon. No início da modelagem de personagens eu fazia todos mais estufados e largos, mas hoje já dou uma forma bem mais apurada. Estamos sempre aprendendo!
Perceba nas imagens que para criar o personagem tivemos que desenhar um conceito e, além disso, ao modelar o personagem tivemos que entender as partes fundamentais da anatomia e comparar com o conceito criado.
Outro exemplo:
Lembre-se, anatomia é forma e se você pode modelar qualquer coisa, pode modelar também um corpo perfeito. É uma questão de tempo e de ser detalhista e se ficar rapidamente satisfeito com o seu modelo, é sinal de que ele não está bom. A melhor forma para isso é receber críticas, por isso poste seus resultados nos fóruns, redes sociais etc. e também pergunte às pessoas o que elas acham, pois às vezes quem não está dentro da produção, enxerga coisas que nós normalmente não enxergamos. Enxergue esta pessoa como seu Diretor de Arte.
Lembrando que no curso Personagem Avançado da Tonka3d eu também trabalho com um conceito. Mas para quem está começando a estudar bastante anatomia, eu sugiro que faça o curso Personagem Cartoon 3D da Tonka3D, que apesar de ser em estilo cartoon, poderá ajudar você a treinar a sua percepção.
Autor do artigo: Rodrigo Banzato
Fonte: Revista Tutorial 3D – 2a. Edição