Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Entrevista e dicas do mestre da arte digital Bobby Chiu

Entrevista e dicas do mestre da arte digital Bobby Chiu

Bobby Chiu é uma força da natureza. Ele está dominando o cenário da arte digital já por algumas décadas. Bobby iniciou sua carreira quando tinha 17 anos, desenhando brinquedos para Star Wars e Pixar. Então passou a desenvolver personagens para Alice no País das Maravilhas e Homens de Preto 3. Ele também é generoso com seu incrível talento e tempo precioso que dispões, fornecendo dicas sensacionais e tutoriais em seu canal no Youtube. Esta entrevista foi promovida pela CGSociety e temos orgulho de apresentar a seguir sua tradução com este verdadeiro mestre da ilustração: Bobby Chiu.

Beam Me Up Scotty by Bobby Chiu
Beam Me Up Scotty by Bobby Chiu

Vamos lá pra traz. Onde voce nasceu e cresceu? Como era o jovem Bobby? Onde você está agora? O que despertou o seu interesse na arte digital? O que o inspirou a se tornar um designer de personagens?

Eu nasci em Taipei, Taiwan. Minha família veio para o Canadá quando eu tinha cerca de dois anos. Quando criança, eu não era de falar muito. Na verdade, meus pais estavam preocupados se eu teria problemas de comunicação. É por isso que eles ficam surpresos agora com o tanto que tenho falado em público. Eu ainda vivo em Toronto, Canadá, apesar de eu gastar uma boa parte do meu ano viajando.

Comecei a brincar com a arte digital um pouco mais de 20 anos atrás com o Adobe Photoshop 2 e o Illustrator 1. Na época, eu estava trabalhando para Thinkway Brinquedos, uma empresa que faz brinquedos para grandes franquias sob licenças de filmes como Toy Story, Star Wars e Batman. Essa experiência foi o que realmente me interessou em trabalhar nos filmes. Eu pensei que, se eu pudesse desenhar um personagem tão memorável como Yoda, que isto seria um sonho que se tornou realidade.

Dez anos atrás, eu comecei Imaginism Studios em Toronto com o meu irmão Ben Chiu e minha namorada (agora minha esposa), Kei Acedera. Nós fazemos principalmente desenhos de personagens de filmes e mexemos um pouco com televisão, jogos e publicação. Nós dois amamos desenho tradicional e pintura. No entanto, a maior parte do nosso trabalho é feito digitalmente porque o trabalho digital é mais fácil e mais rápido para rever e muito mais facilmente e rapidamente compartilhável com os nossos clientes, que normalmente estão baseados em um país diferente.

WHALEBOY by Bobby Chiu
WHALEBOY by Bobby Chiu

Quais são alguns dos projetos que você já trabalhou em clientes ou estúdios com quem você trabalhou?

Meu estúdio está trabalhando há mais de 10 anos agora e temos a sorte de ter trabalhado com muitos dos grandes estúdios, como Disney, DreamWorks, Warner Bros., Blue Sky, EA, Blizzard, Riot Games, entre outros.

Meus projetos favoritos que eu trabalhei são Alice no país das maravilhas de Tim Burton, Homens de Preto 3, League of Legends, e o próximo Alice Através do Espelho (maio de 2016).

Niko and the Sword of Light by Bobby Chiu
Niko and the Sword of Light by Bobby Chiu

Você começou usando métodos tradicionais, você pode nos dizer sobre como e por que mudou-se para digital?

Por mais estranho que pareça, quando fazer arte utilizando computadores pessoais começou a ficar popular, eu estava completamente desinteressado. Trabalhar em Thinkway Toys quando eu tinha 17 anos mudou completamente o arco da minha carreira. Nós usamos computadores para fazer arte para esse trabalho. Só para dar a geração atual um pouco de contexto: Photoshop e Illustrator eram ainda bastante novo naquela época. Tablets não tinham se tornado comum ainda, então nós faziamos toda a arte digital com um mouse. No entanto, aprender a fazer e amar mídia digital mudou a minha vida.

Hamster Quest by Bobby Chiu
Hamster Quest by Bobby Chiu

Quais as ferramentas que você usa hoje?

Hoje em dia eu uso uma configuração de monitor duplo, onde um dos meus monitores é uma Companion da Wacom que eu deixo plano em minha mesa, e o outro é apenas um monitor normal. Eu uso o Autodesk Sketchbook e Adobe Photoshop.

Nightmare by Bobby Chiu
Nightmare by Bobby Chiu

Como você descreveria o seu estilo de arte?

Eu diria que na maioria das vezes, o meu estilo de arte brinca com várias combinações de Bem humorado, escuro, estranho e/ou bonito. Eu amo pintar temas caprichosos ou fantásticos também.

Weird Little Creatures Pt1 by Bobby Chiu
Weird Little Creatures Pt1 by Bobby Chiu

Qual é o seu assunto favorito para desenhar? Por quê?

Isso é fácil. As minhas disciplinas preferidas são as coisas que são caprichosas ou fantásticas, especialmente se forem criaturas. Eu sempre viajei em animais interessantes e sempre fui fascinado com a criação de criaturas que pudesse se sentir real. Eu acho que é assim que eu me encontrei trabalhando em live-action e filmes CG.

Carrot Run by Bobby Chiu
Carrot Run by Bobby Chiu

Existe um design de personagem que você mais se orgulha?

Meu personagem favorito que eu projetei é realmente uma ilustração para a revista ImagineFX que eu chamei de o Grande Coelho Comedor Mau (Big Bad Bunny Eater). Esse é provavelmente o meu favorito, porque eu realmente amo a idéia de um monstro terrível que usa uma camuflagem bonita para caçar.

Big Bad Bunny Eater
Big Bad Bunny Eater

Que filme e/ou jogo do passado você gostaria de ter trabalhado e por quê?

Eu teria que dizer que a resposta mais óbvia seria: Star Wars. Gostaria também de dizer E.T. o Extraterrestre e Super Mario Bros., simplesmente porque estas foram as coisas que mais me impactaram quando estava crescendo. Eu acho que é em última análise, de cada designer caráter objetivo: trabalhar em algo que é impactante e que será lembrado e tornar-se parte da nossa cultura pop.

Kanga-mole-bunny by Bobby Chiu
Kanga-mole-bunny by Bobby Chiu

Existe algo que você está trabalhando no momento ou está animado em iniciar, que você pode nos contar?

Meu projeto mais emocionante é um que eu estou trabalhando agora, mas infelizmente eu não posso dizer nada sobre isso por enquanto. Mas eu tive o privilégio de trabalhar nos desenhos de personagens da Disney para Alice Através do Espelho que saem no final de maio de 2016.

As coisas mais excitantes da minha vida agora são viajar pelo mundo fazendo workshops e conhecendo outros artistas. Outra coisa que eu gosto de fazer é “ChiuStream”, que são sessões de desenho com transmissão ao vivo durante o qual eu entrego a todos um exercício de arte para fazer e todos nós fazemos juntos.

3 Samurai On Horseback by Bobby Chiu
3 Samurai On Horseback by Bobby Chiu

Você tem alguma dica para design de personagens?

Para os iniciantes, concentrar-se em fundamentos e reunir o máximo de conhecimento possível sobre anatomia. Saiba como vemos o mundo e como as pessoas e os animais diferentes vivem. Estrutura é a base sobre a qual os fundamentos do design de personagens são construídos. Não se preocupar em encontrar o seu estilo no começo, basta olhar para reunir conhecimento. O estilo virá por conta própria.

Para os profissionais, no final, é tudo sobre uma grande idéia que vai funcionar melhor para entregar uma grande história que se conecta com a audiência. No fim das contas, é tudo sobre o impacto emocional e mostrar uma representação visual da visão do diretor, esperando que tenha aumentado um pouco com o seu próprio toque criativo.

Guiding Light by Bobby Chiu
Guiding Light by Bobby Chiu

Qual seria o seu principal conselho para alguém que quer começar uma carreira na arte digital?

A arte é algo que não depende de grandes músculos ou um rosto bonito; ele depende de quanto você trabalha em seu ofício e quanto você está aprendendo. Mantenha-se sempre aprendendo. Arte evolui tão rapidamente que se você para de tentar evoluir com ela, esse é o momento que você começa a ficar para trás. Comprar livros, ver vídeos, ter uma aula ou duas. Fazer tudo em seu poder para ser hoje melhor e mais experiente do que você era ontem.

Fontes
CGPortfolio: digital-bobert.cgsociety.org
Youtube: youTube.com/digitalbobert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui