Metal, uma tecnologia projetada para aumentar a eficiência de jogos no iOS , está caminhando para o o iOS 8, anunciou o vice -presidente sênior da Apple de engenharia de software, Craig Federighi. A tecnologia irá reduzir a sobrecarga sobre o OpenGL, proporcionando aos desenvolvedores acesso mais profundo ao hardware do dispositivo. Projetado para o chip A7 da Apple, este sistema irá oferecer mais eficiência em multithreading, tecnologia shader e muito mais.
Este novo sistema já foi elogiado e está sendo apoiado por grandes empresas produtoras de plataforma para games como a Crytek , Unity, Electronic Arts e a Epic Games. O fundador da Epic Games Tim Sweeney realizou uma demonstração construída com a Unreal Engine 4, denominada Zen Garden (foto abaixo). A tecnologia Metal oferece aumento de 10 vezes na prestação de eficiência, disse Sweeney. Zen Garden será disponibilizado gratuitamente quando o novo iOS 8 for lançado ainda neste ano. O novo iOS 8 já está disponível para desenvolvedores como um beta.
Em um evento da Apple de 2010, a Epic anunciou o Epic Citadel, uma demo mostrando a Unreal Engine 3 rodando em dispositivos iOS. Mais tarde foi portado para Android e HTML 5.