Início Dúvidas - curso Maquete Interativa Unreal Engine Guia com principais dúvidas sobre o curso Maquete Interativa UDK

Guia com principais dúvidas sobre o curso Maquete Interativa UDK

Guia com a relação das principais dúvidas e questões levantadas sobre o curso Maquete Interativa UDK

1. Não entendi muito bem como é o funcionamento sem renderizar. Poderiam explicar melhor?

Neste curso nós abordamos praticamente tudo o que é útil para o desenvolvimento de Maquetes Interativas, adicionando água, espelho, vídeo, luz, paredes, móveis etc. E a idéia é que você utilize um programa chamado UDK e que você pode fazer o download gratuito no próprio site do UDK. Você exporta seus objetos do 3D Max para dentro da UDK e lá você trabalha com iluminação e materiais exclusivos. Assim como num game, ensinamos neste curso Maquete Interativa UDK a técnica de otimização e transição entre os softwares 3D Max, Photoshop e UDK. Realmente é algo muito novo e graças a UDK podemos ter uma visualização com grande requinte de detalhes, onde você caminha pelo ambiente em tempo real, sem a necessidade de renderizar.

2. O curso Maquete Interativa UDK é todo em português?

Sim, não somente este curso, mas todos os demais cursos da Tonka3d, são explicados todos em português e proferidos pelo nosso instrutor e renomado artista, Rodrigo Banzato. Veja abaixo uma amostra de como ensinamos estas aulas em DVDs (videoaulas):

3. O conteúdo deste curso Maquete Interativa UDK gera a animação que está no site da Tonka3D com o prédio branco e com a vegetação, piscina etc.?

Sim, seu conteúdo aborda exatamente o que consta em nosso vídeo de apresentação, conforme você pode visualizar abaixo:

4. Não seria mais específico afirmar “sem renderizar offline” ? É que jogos em geral é comum usarmos o termo “render in realtime”, enquanto que renders foto-realístico de copos, garrafas, jardins, montanhas, casas, gatos etc, podemos falar em “offline rendering”.

Exato, falar render em realtime é correto, porém queremos passar uma idéia simples de que a pessoa não precisa renderizar as imagens, pois tudo é feito em tempo real dentro da engine, portanto, falar “sem renderizar” fica mais fácil de entender, principalmente para quem está começando no 3D.

5. No caso de eu oferecer um serviço que envolve uma caminhada virtual pela UDK para uma construtora, como eu poderia explorar a questão dos valores cobrados para cada projeto usando essa UDK?

Com relação ao uso da licença da UDK, não temos informações sobre valores de projetos, mas você deverá incluir no valor do seu projeto os valores eventualmente que se aplicarem ao custo que você terá para aquisição da licença de uso comercial da UDK assim como o tempo gasto previsto para entrega de seu projeto. Todas as formas de licença disponíveis, seja para uso pessoal (gratuito) e comercial podem ser encontradas no próprio site da UDK.

6. O software UDK é gratuito? Se não, quanto custa uma licença?

O uso e download do software é gratuito, porém existem termos comerciais de uso da UDK, que podem ser conferidos diretamente no site da UDK.

7. O projeto final deste mapa UDK está disponível nos DVDs do curso de maquete eletrônica com UDK?

Sim, o projeto final está incluso nos dvds desse curso.

8. Vocês mostram neste curso como otimizar a malha no 3ds max e exportá-la para o UDK?

Sim, mostramos a otimização completa e integração entre os softwares 3D Max, Photoshop e UDK.

9. O curso ensina a tirar as armas, placar, tela inicial e final (aquelas com cara de jogo) e a tecla F que mostra o jogador caindo no chão, também tira ?

Sim, tiramos os itens da tela assim como arma e também determinamos a velocidade do movimento. Apenas usamos uma tela inicial padrão a qual você usa pra entrar no nosso projeto. Não tiramos a tecla F, pois é opcional apertá-la.

10. Todos os vídeos desse curso de maquete com UDK são da qualidade de imagem igual ou superior a do vídeo de amostra do curso?

A imagem do computador é superior a imagem do vídeo, pois o vídeo tem compressão. Porém, nós disponibilizamos este curso não somente em DVDs, mas também em Blu-ray que possuí uma qualidade de resolução melhor e comercializamos ambas as versões pelo mesmo valor. Confira na loja virtual da Tonka3d.

11. Além dos comandos do UDK, com este curso vou conseguir construir um pequeno jogo? Terei uma noção de como criar jogo 2D ? UDK só dá para fazer jogos de tiro? Vou poder ver outro tipo de jogo como carta, bilhar, carros, jogo de futebol etc.?

Você irá aprender a criar aquela maquete interativa vista no vídeo de apresentação do curso Maquete Interativa UDK, realmente como um jogo e onde mostramos cada um dos detalhes. No curso Maquete Interativa UDK, focamos apenas em visualização de maquetes, mas temos um outro curso que é focado exclusivamente em games, chamado Unreal Editor 4.0 e que é voltado para jogos de tiro.

12. O programa que gera o passeio virtual neste curso irá me proporcionar a mesma qualidade de render que tenho nas minhas imagens e vídeos que gero no Mental Ray para fazer minhas maquetes?

Com a mesma qualidade do Mental Ray não, mas você terá a qualidade semelhante aquela encontrada no nosso vídeo de apresentação do curso Maquete Interativa UDK. A solução de luz é completamente diferente e precisa ser otimizada na engine UDK, portanto, nada do que você faz de luz no 3D Max é usado dentro da UDK. São projetos diferentes, pois na UDK você tem uma solução de luz em tempo real, sem a necessidade de renderizar o projeto.

13. Essas plantas, árvores, vegetação, objetos etc., tudo em tempo real como dizem, o curso Maquete Interativa UDK irá me ensinar também a modelar essas coisas? E no curso de Maquete Eletrônica, aprenderei a modelar os 2 prédios, a piscina e tudo mais? Tudo é criado nas medidas reais? Importando do Autocad para 3D Max?

No curso Maquete Interativa UDK, nós ensinamos a modelar árvores customizáveis, anexando plantas, vegetação etc. Passamos por todos os setores da maquete interativa, desde o menor detalhe até a piscina, pedras, decoração, luz etc. Usamos uma medida padrão na maquete interativa, que é o normal para se poder caminhar pelo ambiente. Já no curso Maquete Virtual 3D, utilizamos medidas reais.

Não fazemos o uso do AutoCAD, pois criamos tudo usando o 3ds Max, Photoshop e a UDK.

14. É possível criar spots de luz (como uma lâmpada) ou só se trabalha com luz direta do Sol ? Existe semelhança com o programa Lumion?

Neste nosso novo curso, Maquete Interativa UDK, nós trabalhamos a iluminação de dia/tarde, mas no curso anexamos também um arquivo que mostra um exemplo de luz noturna. Não conhecemos o programa Lumion, mas a UDK é uma forte engine capaz de produzir jogos dos mais modernos do mercado como o “Gears of War”, “Bioshock”, “Mass Effect” entre outros. Porém, só agora pudemos perceber melhor sobre sua real possibilidade de aplicá-la em projetos de arquitetura e de visualização 3D de ambientes realistas em tempo real.

15. Este curso mostra também toda a criação do interior e exterior do ambiente, folhagens, água e bem como a texturização do mesmo, ou trata-se especificamente da interatividade com o ambiente? Com relação à iluminação, esta já é uma engine pronta do UDK ou isso é de acordo com nossos padrões de setagem?

Neste curso, nós mostramos toda a criação do interior e exterior, assim como textura, árvores, iluminação, espelho, vídeos, colisão etc. É um curso bem completo. Também utilizamos alguns modelos feitos no curso Maquete Virtual 3D, portanto, vale nossa recomendação para você também adquirir este outro curso, lembrando que em nossa loja existe uma promoção na compra justamente destes dois cursos em conjunto. Todos os arquivos estão inclusos no curso e o aluno também tem a sequência passo a passo da produção.

A iluminação somos nós que configuramos dentro da UDK dando diversos aspectos tanto de qualidade como de cor, efeitos etc.

16. O programa UDK vem junto com este curso? Qual é a versão do UDK no curso? Este curso contempla também a criação de jogos para tablets e mobiles IOS (Apple)?

O software UDK não vem junto com o curso Maquete Interativa UDK, mas você poderá fazer o seu download no próprio site da UDK.

A versão que usamos no curso é a versão de março/2011, mas nós explicamos no curso que ela é constantemente atualizada e mostramos suas diferenças. Não exemplificamos a criação de conteúdo para IOS, porém a engine é praticamente a mesma, apenas terá que ter um conteúdo mais limitado.

17. O produto final pode ser manipulado pelo cliente ? Ele poderá passear pelos espaços?

Não, o cliente não poderá alterar o produto, mas ele poderá passear pelo ambiente sem problemas.

18. A UDK gera colisão?

Sim, a UDK gera colisão e ensinamos isto no curso Maquete Interativa UDK.

19. Trabalho com maquetes eletrônicas para um escritório de engenharia civil e achamos muito interessante o novo curso da Tonka3D, Maquete Interativa UDK. Gostaria de saber se essa tecnologia para criação de maquetes com a UDK já existe há muito tempo. É comum usar isso em maquetes virtuais?

A tecnologia já existe há muito tempo, porém só agora enxergamos a real possibilidade de aplicar em trabalhos de maquetes interativas, pois a UDK passa sempre por constantes atualizações, onde temos hoje disponíveis ferramentas cada vez melhores e mais fáceis de usar, bem superior inclusive a qualquer outra plataforma do mercado. Acreditamos que esta é uma tendência do mercado a optar por soluções sem renderização e apostamos na UDK como a melhor opção do mercado atualmente.

20. A plataforma UDK exporta um arquivo executável que meu cliente irá abrir e passear pelo cenário que eu criei ou ele precisará do UDK instalado em seu computador? Pergunto isto, pois eu havia estudado no passado outras engines deste tipo, mas elas não geravam um executável, o que complicava a exposição do projeto.

O cliente usará um arquivo executável gerado pela UDK e não precisará ter a UDK instalada, mas seu computador terá que ter uma configuração mínima para rodar a maquete. Veja a configuração mínima exigida ou recomendada pela UDK neste endereço: www.udk.com/download.

21. Este curso ensina a gerar o projeto final que será um EXE auto-suficiente ?

Sim, geramos um arquivo final que você pode enviar para seu cliente e ele não precisa ter nada instalado em seu computador.

22. Existe a possibilidade de criarmos algumas funções dentro do UDK que ao pressionar alguma tecla, o meu personagem seria “teleportado” para outro lugar do cenário?

Existe a possibilidade de aplicar comandos via Kismet (script visual), o qual você determina comandos de console. Mas no curso Maquete Interativa UDK, nós não entramos fundo na parte de script, mas esta parte é melhor abordada em nosso curso Unreal Editor 4.0.

23. A biblioteca é do próprio UDK e já vem com ele?

Sim, já existe uma biblioteca na UDK, mas nós trabalhamos com objetos personalizados do 3D Max também.

24. Com este curso Maquete Interativa UDK, eu conseguirei fazer menus interativos, trabalhos com telas touch screen e gerar arquivos executáveis tanto em windows como em Ipad ou android.

Não fazemos menus interativos, apenas geramos um arquivo executável o qual você pode instalar em qualquer computador e possa assim caminhar pelo seu ambiente. O suporte da UDK para Iphone e Ipad foi lançado neste ano. E, basicamente, quando você faz o download da UDK vem junto ao programa uma versão da UDK para Iphone/Ipad, onde o desenvolvimento é praticamente o mesmo.

25. Gostaria de saber se nos DVDs do curso Maquete Interativa UDK, existe alguma aula referente a exportação do jogo para o PC e a criação de menus para a abertura da maquete?

Sim, fazemos isso, exportamos o jogo num arquivo executável para rodar em PC. Quanto a menus, temos ótimos links na sessão de suporte ao aluno em nosso fórum, onde estamos pensando em adicionar algum tutorial dentro deste suporte, mas nos DVDs não falamos sobre menus customizados.

26. O software UDK é o mesmo para criação de jogos, o unreal engine?

Sim, exatamente, porém no curso Maquete Interativa UDK focamos na produção de maquete, sem trabalhar conceitos de games, personagens, animações, eventos etc, coisas que você só vê no curso Unreal Editor 4.0.

27. Andei lendo alguns posts no fórum da Epic Games, mas nenhum foi suficientemente explícito sobre as reais diferenças entre os programas Unreal Editor e UDK. Poderiam me explicar isso?

Unreal Engine 3 e UDK é a mesma coisa, porém a versão UDK é uma versão BETA, ou seja, ela sempre está em constante atualização, sendo que a cada mês existe uma nova versão e eles vão melhorando gradativamente a parte de visualização e adicionando novas ferramentas, assim como novos suportes que agora aceitam Iphone e Ipad, entre outras melhorias. Mas a estrutura base da engine é a mesma, ou seja, tudo o que você faz na Unreal Engine 3 você também faz na UDK. A base de conhecimento é a mesma, mas é importante sempre ir se atualizando e ver o que eles estão trazendo de novo. Outra diferença é que a Unreal Engine 3 você só consegue obtê-la através do jogo Unreal Tournament 3 e a UDK você faz o download no próprio site da UDK.

28. Além do curso Maquete Interativa UDK, existe o curso Unreal Engine da Tonka3d onde gostaria de saber se o ensino pode ser focado no iOS.

Ainda não temos um ensino focado em IOS, mas a engine utilizada é a mesma e vem junto com a UDK (download free). No nosso curso Maquete Interativa UDK, você irá aprender a gerar um bom conteúdo de visualização, usando as ferramentas mais atuais. Já no curso Unreal Editor 4.0, você irá aprender sobre outras coisas como criar eventos, colocar animações, personagens etc.

29. Neste curso são abordados reflexos planos e cúbicos ? Aborda também a integração de ambientes lightmaps internos com ambientes externos iluminados pelo udk?

Sim, nós abordamos reflexo plano e cúbico neste curso e mostramos também iluminação diurna com lightmass. Veja nesse vídeo o que passamos durante o curso, sendo que você estará capacitado a fazer uma maquete igual a que apresentamos acima no item três deste post.

30. Qual o renderizador utilizado neste curso ? Nestes projetos de maquete eletrônica em tempo real que não tem a necessidade de renderizar, as imagens ficam como o aspecto de Smooth + Highlights ou com as imagens reais?

No curso Maquete Interativa UDK não usamos nenhum renderizador, tudo é feito em tempo real dentro do programa UDK. Você gera um arquivo executável e anda pelo ambiente como num jogo de computador. Existe um processo de otimização onde você cria o projeto no 3D Max, ou seja, você faz a produção dos modelos, como no curso Maquete Virtual 3D e depois você faz a otimização e aplicação do projeto dentro do programa UDK, tornando o seu projeto um game. Veja como fica o resultado visual da sua maquete acessando nosso vídeo de apresentação. Uma vez feito a otimização não é necessário nenhum render, você muda os objetos de lugar e não precisa renderizar..

31. No caso de texturas como funciona ? Eu uso o 3ds max, com material vray. No caso da UDK, como funciona a questão do realismo ? Como trabalhar com texturas para a área de arquitetura por exemplo?

Usamos as texturas do próprio 3ds Max, otimizamos e exportamos para a UDK. No curso Maquete Interativa UDK não abordamos Mental Ray e nem V-Ray, sendo que os materiais e a iluminação são todos feitos através da UDK.

32. Este curso é todo voltado para a modelagem da maquete ou no cenário de jogo?

O curso Maquete Interativa UDK faz a otimização dos objetos e ambiente do curso Maquete Virtual 3D, onde modelamos todos os objetos. Aplicamos os modelos do 3D Max de forma interativa na UDK, onde criamos novas luzes e novos materiais. Recomendamos que a pessoa já possua um bom conhecimento em modelagem no 3D Max, pois existe uma otimização tanto de modelos como de texturas para UDK.

33. Possuo conhecimento avançado em MAYA e gostaria de saber se neste curso em DVDs de maquete interativa com a UDK não terei dificuldades pelo fato de requerer conhecimento em 3D Max, certo?

Neste curso fazemos a otimização dos modelos no 3DMax, então se você souber fazer o mesmo no Maya não tem problema, pois o grande conteúdo do curso está na engine UDK.

34. Muito interessante esse novo curso Maquete Interativa UDK, para não dizer fantástico! Realmente um conteúdo que poderá me ajudar bastante em meus novos projetos de visualização 3D, principalmente na questão do tempo gasto de trabalho, porém, achei um pouco caro…

Com relação ao valor, você deve pensar nisso como um investimento e que irá te trazer o retorno esperado quanto ao seu objetivo principal. Nossas aulas são muito bem explicadas e de ótima didática, proferidas por Rodrigo Banzato, renomado e experiente artista e instrutor, o que facilita muito o seu aprendizado. Sua forma de ensinar e explicar os exercícios nestes cursos é bastante clara e não se prende apenas em ferramentas, mas em projetos principalmente voltados para a parte artística e não somente a parte técnica, o que entendemos como um diferencial pela escolha de nossos cursos. A Tonka3D é hoje a principal referência em cursos em videoaulas dentro do segmento de Artes Digitais e 3D no Brasil.

Veja também depoimentos de algumas pessoas que já adquiriram nossos cursos e lembre-se que nossos cursos em DVDs incluem suporte gratuito e exclusivo em nosso fórum, para você tirar dúvidas no decorrer das lições, válido por seis meses.

O autor e criador do curso Maquete Interativa UDK, o artista e game designer, Rodrigo Banzato, assim como toda a equipe envolvida da Tonka3D neste projeto inédito e inovador de treinamento em desenvolvimento de maquetes eletrônicas com passeio virtual, agradece a todos que contribuíram direta e indiretamente pelo lançamento deste curso e é com muita dedicação e esforço que estudamos e trabalhamos sempre para levar até nossos alunos aquilo que existe de melhor e mais atual dentro do segmento de 3D e de Artes Digitais.

 

10 COMENTÁRIOS

    • Realmente no curso só ensinamos esta integração com base no uso do 3ds Max, mas os conceitos são os mesmos, pois a integração com a UDK pode ser feita com qualquer outra ferramenta 3D, porém só prestamos realmente suporte neste curso para o 3ds Max.

  1. Olá. Faço maquete eletrônica com o 3Ds Max + Vray 2.0. Meus modelos que já estão texturizados eu vou conseguir mandar pra UDK sem nenhum problema?

    • Voce vai ter que remanejar as texturas e otimizar os modelos. É um trabalho que deve ser feito com cuidado, mas uma vez feito, fica facil de mudar na UDK as texturas, posicao dos modelos etc. O tempo que voce gastaria na renderizacao voce gasta na otimizacao e pode depois trabalhar em outros projetos mais facilmente, uma vez que voce ja vai ter os modelos otimizados.

      Para adquirir o curso Maquete Interativa UDK, acesse a loja da Tonka3D.

  2. Estou interessado em comprar, mas gostaria de tirar umas dúvidas antes disto.
    1. Eu trabalho com maquetes virtuais, pretendo exportá-las e usar no udk em real-time. Qual o processo de retrabalho contemplado no curso? É fácil como: exportar fbx já com materiais e importar no udk, ou é necessário modelar e texturizar no próprio UDK?
    2. Li no faq sobre otimização do modelo e textura. Este processo é simples ou é element-by-element, texture-by-texture?
    3. Para eu ter uma noção, imaginemos um edifício simples, com 7 pavimentos modelado e texturizado no max. Você, como expert, quanto tempo levaria em média para utilizá-lo pronto no UDK? 1 dia, 1 semana, 15 dias, 1 mês?
    4. Utilizo Vray, vi uma pergunta no faq a respeito. Será preciso transformar os materiais em standar ou mental ray antes de tudo? Se sim, existe uma ferramenta mais direta de se fazer isso contemplada no curso?
    5. O frete por sedex já está incluso no valor do curso?

    Descupe as perguntas meio noobs, mas disto vai depender a minha decisão de investir no UDK e, portanto, adquiriri o curso.

    Favor responder por email.

    Obrigado.

    • 1. Na verdade, isto não é um processo tão simples, pois existe uma otimização específica de malha, mapeamento, aplicação e criação de materiais exclusivos da engine e iluminação própria, além de efeitos especiais de pós produção, reflexo, água, árvores etc.

      2. É um processo feito em cada objeto onde deixamos a malha mais leve, preparamos o mapeamento e fazemos correções no photoshop.

      3. Depende do projeto, se será área externa ou só interna, nível de exigências etc. Vamos dizer que para realizarmos um projeto de apartamento, dependemos de dois fatores. Supomos que já tenho a biblioteca de modelos de decoração pronta, então poderemos levar em torno de 1 semana para montar o projeto e poder acertar terreno, estrutura de paredes, decoração, detalhes etc. E, se nós não tivermos essa biblioteca, provavelmente teremos que criar elementos específicos de móveis como mesas, racks, tipo de geladeira, cama, cadeiras etc. No caso, este já seria um processo mais demorado o qual poderíamos levar em torno de 2 ou 3 semanas de trabalho. Mas esta foi só uma média para você entender, pois dependendo do projeto você poderá até finalizá-lo digamos em 3 dias de trabalho, mas como informamos, isto irá depender do projeto a ser feito e o seu nível de exigências.

      4. Se o projeto estiver configurado em V-ray, será necessário que se transforme individualmente todos os objetos em standard. No curso, como usamos o projeto da Maquete Virtual 3D onde temos setados os materiais em mental ray, transformamos eles em standard. É um processo individual pois cada objeto merece uma atenção especial dentro do projeto. Você irá acabar criando uma biblioteca dentro da UDK, portanto esse processo é feito uma vez só, merecendo uma atenção especial. Vale lembrar também, que quando começamos um projeto, já sabendo que no final ele vai ser interativo, não perdemos tempo no 3D Max fazendo materiais complexos e iluminações. Tudo isso é feito na engine.

      5. O frete por Sedex ou PAC dos Correios, você poderá visualizar na loja da Tonka3d, após incluir o curso de sua preferência em seu carrinho de compras e após digitar o seu número do CEP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui