O que é Malha Poligonal?
Uma malha poligonal basicamente é uma coleção de faces que definem um objeto tridimensional nos campos da computação gráfica e da modelagem 3d. As faces geralmente são constituídas de triângulos ou quadriláteros, umas vez que estas formas simplificam o processo de renderização, no entanto também podem ser compostas por formas geométricas complexas.
Mais especificamente, malha poligonal é uma coleção de vértices e arestas que compõem a superfície da concha do modelo poligonal. Os processos de modelagem usam superfícies simplificadas permitem que a renderização ocorra com facilidade, pois as superfícies simples podem ser transformadas para se mover da maneira que o artista gostaria. Uma estrutura completa não requer apenas superfícies, mas arestas, polígonos e vértices.
Aspectos da Modelagem de Malha
Existem seis aspectos da modelagem de malha, que incluem: vértices, arestas, faces, polígonos, superfícies e vértices. Esses aspectos se combinam para criar a malha poligonal que pode ser moldada à perspectiva do artista. Um ou todos esses aspectos podem ser incorporados ao modelo 3D para criar uma estrutura completa, que pode ser renderizada.
Um polígono é um conjunto de faces na malha do modelo. Faces são os diferentes lados do modelo, partes fechadas do modelo 3D. As superfícies são a área externa do modelo e os polígonos são a forma do modelo como um todo e ajudam a suavizar a parte externa do modelo. Por último, os vértices são pontos no modelo usados ??para coordenar faces e arestas.
Formas de representar um modelo poligonal
Existem seis maneiras de representar um modelo poligonal:
- Malhas de vértices de face (face-vertex meshes), que são uma lista simplificada de vértices e uma lista de polígonos.
- Malhas de borda alada (winged edge meshes) referem-se a uma das mais pesadas representações poligonais e usam dois vértices e duas bordas.
- Malhas de borda metade (half edge meshes) são semelhantes às malhas de borda alada, usando metade das informações.
- Malhas de mesa de canto (corner table meshes) são as malhas mais fáceis de converter e mais leves, mas podem ser difícil de usar, usando uma tabela para mapear os vértices.
- Malhas de quatro arestas (quad-edge meshes) usam apenas meias arestas na malha de superfície.
- As malhas de vértice para vértice (Vertex to vertex meshes) são as malhas mais simples de se formar e são uma forma de modelagem primitiva – onde vértices são conectados apenas a outros vértices.
Sobre métodos de modelagem 3D
Existem três métodos usados para criar modelos 3D e muito embora esses métodos sejam consideravelmente diferentes, há muitos aspectos semelhantes durante o processo de criação.
É difícil dizer qual técnica é preferida, pois dependeria do modelador 3D, mas os processos de modelagem poligonal são os mais fáceis de renderizar e os modelos NURBS são os mais detalhados. Entre esses dois, temos a modelagem spline, que incorpora as técnicas de ambos os métodos de modelagem.
O primeiro tipo de modelagem 3D, que é a modelagem spline, fica bem no meio das três formas de modelagem. Está entre a modelagem NURBS e a modelagem spline, pois usa técnicas de ambas e implementa linhas curvas para criar os modelos 3D funcionais.
Quando se trata do processo de renderização, o método de modelagem spline é o segundo mais fácil de converter, tornando-o uma escolha popular para modeladores.
O segundo tipo de modelagem 3D, a modelagem de polígonos, usa pontos dentro do espaço 3D chamados de vértices, que são conectados por linhas, que trabalham juntas para criar uma malha 3D.
Muitos modeladores preferem esse tipo de modelagem 3D, pois são muito flexíveis e os modelos pode ser renderizados mais rápido do que outras formas de modelagem. Isso significa que eles podem ser movidos dentro de um fundo, já que as células podem ser transicionadas com bastante facilidade.
Muitos polígonos criam um modelo 3D neste tipo de modelagem. A maioria dos modelos que são construídos são construídos por meio desse método, devido à flexibilidade que vem com a modelagem poligonal.
Por último, o terceiro tipo de modelagem 3D é Modelagem NURBS e tem crescido em popularidade, não apenas por causa dos procedimentos eficazes, mas porque a transformação pode ocorrer ao longo do processo, tornando os modelos NURBS alguns dos mais versáteis.
Usando o método NURBS de modelagem cria curvas com pontos ponderados nos vértices do modelo. É preferível para superfícies detalhadas, pois cria curvas reais, não linhas minúsculas em uma curva como a aparência de outros tipos.