Se você tem vontade de trabalhar na área de produção e desenvolvimento de jogos, primeiramente devemos ter uma visão global pelo mundo, onde existem diversas pessoas que estão começando a produzir games e diversos grupos utilizando inúmeros tipos de plataformas como a UDK, Unity 3D, CryEngine etc. e que estão produzindo para diferentes tipos de dispositivos.
Isso significa que hoje o mercado está totalmente globalizado sendo que você poderá trabalhar com pessoas de diversas partes do mundo, remotamente ou não. O mercado de games dos EUA em 2010 movimentou mais de 15 bilhões de dólares e no Reino Unido foram 3.7 bilhões, países estes que concentram hoje o maior volume de produções. Então as chances de você conseguir algo melhor nesta área estão justamente fora do Brasil, apesar de uma tendência de crescimento contínuo a cada ano que passa, aumentando cada vez mais suas possibilidades aqui no Brasil, porém, você não deve ficar restrito somente ao mercado nacional, por isso é importante você participar de fóruns internacionais na internet voltado para área de games, construindo relacionamentos e é claro, o inglês é indispensável neste sentido, inclusive na compreensão de termos técnicos e no uso das ferramentas, que estão todas em inglês. Manter-se bem atualizado sobre as novidades neste mercado também é essencial. Construir um bom portfólio também é muito importante e fazer parcerias com grupos de pessoas, artistas ou desenvolvedores também. Seguindo este caminho, portanto, alguém de fora poderá solicitar a você num determinado momento algum serviço e quem sabe um dia assim você não conseguirá ter sua própria produtora. É importante ter contatos com desenvolvedores dos EUA, pois lá existem empresas de investimento que são focadas em negócios relacionados mais especificamente a produção e desenvolvimento de games. Esses investimentos giram a partir de 2 milhões de dólares para produção de jogos mais simples e podem chegar até 50 milhões para games de ponta como o God of War III, por exemplo. Esse mercado é imenso lá fora e alguém uma hora ou outra vai precisar contratar seus serviços, seja remotamente ou até mesmo através de uma proposta para morar lá fora.
Vou dar um exemplo bem básico de como você poderia começar nesse ramo. Você já tem um portfólio ? Se sim, mostre para as produtoras e pessoas que fazem MOD de games. Existem muitas equipes novas surgindo que estão conseguindo seu espaço, pois fizeram um bom MOD (modificação de jogo). No caso, você poderia usar a UDK, por exemplo, para criar algo que não seja um MOD, mas tem que ter uma boa qualidade. Ofereça o seu serviço. Você já tem experiência ? Se não tiver, pode oferecer seu serviço como forma de aprendizado e troca de informações. Quando o seu trabalho começar a ser reconhecido, as pessoas irão te chamar e você terá boas oportunidades.
Mas você precisa divulgar seu portfólio, participar de sites como CGTalk e 3DTotal (internacionais) e o fórum da Tonka3D (nacional). Quando for possível, eu pessoalmente vou fazer questão de ajudar aqueles que trabalham bastante e possuem um portfólio bem diversificado. O importante é não ficar parado e esperar as coisas caírem do céu. Por exemplo, dia 3 de março deste ano começa um dos maiores contests de personagens para games do mundo! Lá você irá encontrar iniciantes, pessoas que estão procurando trabalho ou até mesmo pessoas que já trabalham na área há vários anos. E você sempre aprende muito com estas pessoas, através do making-of de seus trabalhos e também através dos comentários produzidos e da geração de network indispensável.
O caminho não é rápido, tem que ter paciência e o mais importante, persistência. É como uma academia de luta, você tem que pegar todas as faixas até conseguir o status “mestre”, mas mesmo sendo mestre você sempre terá que trocar idéias e aprender com outros “mestres”. Pense como o tempo de uma academia mesmo, você se tornará um mestre em 3 meses ? Que tal 1 ano ? Mas se você treina uma vez só por semana, quanto tempo vai levar ? E se você treina todos os dias ? Enfim, essas diferenças é que vão delinear a sua curva do aprendizado e de seu sucesso.
Procure descobrir se as pessoas com quem você está fazendo contato, também possuem a mesma visão que você. Aqui no Brasil existem empresas multinacionais que fazem projetos para dispositivos móveis como celular, para treinamentos de funcionários etc. Vale a pena procurar e tentar fazer uma visita ou manter contato com estas produtoras de games. Não é fácil, mas uma coisa eu te digo… com um portfólio bom em mãos, boa ética e postura no trabalho e grande ambição, você vai longe! Nada pode te ofuscar.
Vamos sempre ter exemplos nos dando coragem. Eu mesmo fiquei feliz por ter conseguido o segundo lugar no último contest da Epic games, mas não me gerou muito retorno de imediato, além do prêmio financeiro é claro, mas foi um fator a mais para eu adicionar no meu currículo e poder me apresentar melhor como profissional para pessoas e empresas que me solicitam principalmente do exterior. Mas, um outro fator ainda mais gratificante foi servir de exemplo para outras pessoas. Atualmente, estou com dois projetos de games em andamento para produtoras fora do país e que ainda não foram lançados e tudo leva muito tempo, principalmente quando estamos falando de games. Claro, jogos mais simples são feitos mais rápidos e tem um público-alvo bem definido, mas quando você parte para algo bem maior, você precisa ter paciência e saber trabalhar em equipe e dar tempo ao tempo.
Com relação ao softwares utilizados, eles são indiferentes na hora de contratar um artista, por exemplo, pois primeiro, a pessoa verá o seu trabalho e só depois então ela irá querer ver o software que você usa. Software você aprende, tudo é bem técnico e semelhante, mas para ser um artista, você precisa de muita dedicação até sentir que já possuí um estilo no seu trabalho e mesmo quando você achar que está bom, vai acabar se surpreendendo com os trabalhos de outras pessoas ainda melhores do que o seu. Portanto, estamos continuamente aprendendo e evoluindo, sempre.
Eu gosto bastante de competições e premiações, pois tudo isso valoriza bastante o profissional e eu quero poder fazer algo nesse sentido para ajudar as pessoas, mas ainda é cedo e tenho muitos desafios e trabalhos pela frente! E eu quero poder em breve compartilhar com vocês mais experiências que estou tendo nesta área de games, mas ainda preciso atualizar meu portfólio, por isso aguardem minhas novidades!
Abraços,
Rodrigo Banzato
Artista 3D e Game Designer
*** meu portfólio ***
[…] digital Tutorial 3D – Making of completo Personagem para games Mercado para desenvolvedores de jogos no Brasil e no exterior Portfólio Rodrigo Banzato Participar de concurso é vitrine para se garantir no mercado […]
[…] outros artigos com outras dicas para você avaliar: Mercado para desenvolvedores de jogos no Brasil e no Exterior Dicas para quem quer iniciar no 3d e com modelagem e animação de personagens Dicas para quem quer […]