Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Nova Exposição e Art Lifestyle de Catarina Gushiken

Nova Exposição e Art Lifestyle de Catarina Gushiken

A arte e trabalho de Catarina Gushiken é simplesmente incrível. Catarina cria delícias de mundos. É uma artista de paixões, mãos, torsos, movimentos abertos e cheios, seu trabalho escorre imaginação e alforria os nossos sentidos.

Catarina também já fez live painting, que envolve artes visuais em uma performance ao vivo, geralmente acompanhada por música. Também ministra aulas de ilustração em seu próprio estúdio. Seu objetivo é fazer com que cada aluno consiga representar através da ilustração todos os seus sonhos e desejos, mostrando claramente através do desenho, todas as idéias e imagens que passeiam pela sua imaginação.

A artista Catarina Gushiken

Atente para nova exposição de Catarina Gushiken, a “Entre Mundos – Um passeio pelo Imaginário de Catarina Gushiken”.
Data: de 29 de novembro até 31 de dezembro de 2011.
Horáriode terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras.
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Contato: (11) 3062-8813 (www.chakras.com.br).
Estacionamento no local: a partir de R$ 20,00.

Um pouco mais sobre a Exposição “Entre Mundos”:

Bijin-ga é o termo usado para definir os retratos femininos realizados pelos Xilogravuristas japoneses e que foram disceminados pelo ocidente após a exposição universal de Londres em 1862. O fascínio que essas xilogravuras coloridas, chamadas genericamente de ukiyo-e, exerceram sobre os artistas impressionistas, pós impressionistas e modernos permitiu que as regras do academismo fossem quebradas e que a arte se desenvolvesse em todos os “ismos” do final do século XIX e XX. Catartina Gushiken desenvolve um universo de Bijin-gas pós-modernas que se situam entre o mundo da tradição japonesa e uma linguagem contemporânea. Ela possui um trabalho de texturas, linhas e cores muito minucioso que remete aos seus ancestrais japoneses.

A forma com a qual suas “bonecas” (termo que a artista usa para definir seus personagens femininos) são desenhadas pode parecer algo diferente para o olhar ocidental. Porém essa “linha quebrada” do traço de Catarina está diretamente ligada à arte oriental. Existe um distânciamento das formas tradicionais de representação da figura humana, e isso causa estranhesa no mundo ocidental. Em um Segundo momento, o encanto do observador pelas “bonecas” se dá pela riqueza de cores e texturas. Somos então capturados pela sensualidade velada de um olhar, de uma mão sobre os lábios, um mamilo que se esconde sob a transparência de um tecido. Quanto mais se olha mais detalhes são descobertos sob as texturas e cores de uma palheta delicadamente infinita.

Em 2011 Catarina se propos um desafio, o de retirar ao máximo o encanto e a sedução das cores em uma nova série de trabalhos. Essa palheta foi reduzida ao branco, preto e dourado e já resultou na exposição “Despindo o Vazio” apresentada em Outubro na Galeria Urban Arts e também apresentada nesta exposição. As obras dessa série fazem um todo com a moldura, que parece derreter frente ao observador. O que predomina é a linha, o traço, o desenho. O mundo das cores, da mancha aquarelada que se espalha imprevisivelmente sobre o papel é deixado de lado.

Desta forma temos nessa exposição um contraponto entre o mundo da mancha de cor de um lado e o mundo das linhas, do desenho do outro. Essa é uma das batalhas mais antigas dentro da História da Arte que, como um pêndulo privilegia hora a mancha e depois a linha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui