Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Nvidia lança GPUs profissionais A40 e RTX A6000 baseadas na arquitetura Ampere

Nvidia lança GPUs profissionais A40 e RTX A6000 baseadas na arquitetura Ampere

A Nvidia anunciou oficialmente sua nova arquitetura Ampere em maio, com a chegada da Nvidia A100, poderosa GPU voltada para data centers que deixou suas antecessoras para trás com ampla vantagem. A Ampere foi então introduzida na linha gamer GeForce no mês passado, com o anúncio da família RTX 3000, demonstrando ainda mais as capacidades da tecnologia com a RTX 3090, monstruosa placa com mais de 10 mil núcleos CUDA e nada menos que 24GB de VRAM GDDR6.

gpu nvidia

Atendendo assim a data centers e a gamers, dois públicos em específico acabaram ficando de fora: os profissionais e os servidores. Ainda que pudessem encontrar na RTX 3090 uma alternativa mais acessível e bastante poderosa, a flagship da linha GeForce não conta com as mesmas otimizações presentes na linha Quadro, voltada especificamente para cargas de trabalho como animações e modelagem 3D, uma promessa cada vez mais presente frente do futuro do render, que definitivamente não dependerá mais dos núcleos de processadores dos computadores para muitos processos de renderização.

Isso acaba de ser resolvido, com o anúncio das novas Nvidia RTX A6000 e Nvidia A40, desenvolvidas para atender àqueles que trabalham com dados mais complexos. Curiosamente, a fabricante parece ter abandonado a linha Quadro com esses lançamentos, ao menos na nomenclatura, já que a RTX A6000, sucessora da Quadro RTX 6000, ainda se mantém listada na página da famosa linha profissional.

gpu nvidia a40

Apesar de voltadas para segmentos diferentes, as duas apresentam especificações bastante similares, sendo equipadas com o mesmo chip GA102 da RTX 3080 e 3090, mas completamente habilitado, oferecendo nada menos que 10.752 núcleos CUDA, 48GB de VRAM GDDR6 com tecnologia ECC de correção de erros, TDP de 300W, conector de 8 pinos para alimentação e suporte à NVLink de 3ª geração, que permite que duas placas conectadas compartilhem a memória e o processamento, atingindo até 96GB de VRAM.

As principais diferenças por aqui ficam entre o sistema de resfriamento, com a RTX A6000 utilizando o clássico blower, com uma ventoinha que joga ar pelo interior da placa, enquanto a Nvidia A40 conta com refrigeração passiva. Isso se deve à utilização de cada uma, já que a primeira deve ser instalada em computadores mais tradicionais, enquanto a segunda será inserida em gavetas de servidores, precisando economizar espaço e contando com os coolers mais robustos desse tipo de máquina para dissipar calor.

Outro ponto de disparidade é a velocidade das memórias: a RTX A6000 atinge os 16Gbps da VRAM GDDR6, e a A40 é limitada a 14,5Gbps. Ainda assim, ambas se mostram opções mais interessantes para profissionais do que a RTX 3090 apesar da similaridade de especificações, justamente devido ao suporte a drivers, otimizações e programas presentes na linha Quadro.

Outras especificações como clocks, poder computacional e preços não foram divulgados, mas a Nvidia confirmou que a RTX A6000 chegará ao mercado em dezembro, enquanto a A40 será disponibilizada no início de 2021. Empresas como Lenovo, Dell e HP também fornecerão as novas GPUs em seus computadores de alto desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui