Você sabe o que é um renderizador? Alguns sabem, mas muitos não tem nem ideia do que se trata.
Quando você mexe num programa 3d, você está na verdade mexendo numa complexa máquina de calcular. Você acha que está criando uma esfera, um cubo, um plano, mas ali no fundo, atrás da tela que te mostra em tempo real os objetos tridimensionais que você pode usar para fazer um carro, uma casa, um monstro de videogame, estão sendo feitos trilhões ou quatrilhões de contas. Uma hora, esse monte de informação matemática precisará se tornar algo apresentável, por isso é nesta hora que aparece o recurso de fazer o render ou de renderizar, como preferem outros.
Durante o processo de render, o que o computador faz é traduzir os dados matemáticos nas três dimensões de uma cena ou objeto em um formato de imagem, ou seja, a grosso modo o computador pega a equação e faz uma foto dela! Se você quer um vídeo, ele pega a animação e converte em um enorme número de fotos, já que, como nós sabemos, um vídeo é uma sequência encadeada de fotogramas.
A tecnologia dos processadores gráficos chamados de GPU permitiu um grande avanço no render e já existem hoje renderizadores de tempo real. Muitos sistemas de renderização são baseados apenas em software e existem aqueles baseados em software com hardwares específicos, como placas de vídeo especiais. Por serem cálculos complexos, a máquina leva muito tempo para renderizar. Assim, o melhor equipamento de render é o que consegue otimizar essa matemática toda para que o computador desenhe a foto, pedacinho por pedacinho, com mais realismo, e de forma mais rápida que seus concorrentes.
Agora que você já sabe basicamente o que é o render, saberá que existem ferramentas chamadas “renderizadores”. E o que o renderizador faz na verdade é pegar a sua cena gerada em um programa de criação 3d e gerar uma foto da sua equação. É difícil alguém dizer hoje em dia que um renderizador é superior a outro, por isso citamos aqui os três principais e mais atualmente usados pela maioria dos artistas 3D:
1. Mental Ray
Sua popularidade se deve a alta qualidade, as substanciais evoluções a cada versão e ao fato de que ele vem nativo em muitos programas de 3d populares.
2. V-Ray
O Vray concorre hoje mais diretamente com o Mental Ray a supremacia do mercado de renderizadores. Extremamente utilizado por pessoas que trabalham com renders de arquitetura, o Vray encontra em seu poder de cálculo, velocidade e niveis de otimização sua arma secreta para conquistar o mercado.
3. I-Ray
Criada pela Nvidia bem depois do V-Ray e do Mental Ray, o I-Ray tira proveito da programação CUDA e usa a GPU especialmente desenvolvida para fazer o render do modelo em velocidade inacreditável, que em muitos casos é em tempo real. Só tem a aumentar sua base de usuários.
DICAS DE APRENDIZADO
Na coleção TOTAL IMAGE da Tonka3D você aprende técnicas avançadas de render para V-Ray, Mental-Ray e I-Ray, buscando sempre a qualidade máxima e a praticidade, tudo isso junto com texturas de alta resolução prontas para facilitar o trabalho de qualquer artista digital.