Dessa vez vamos falar dos 3 pilares para você desenvolvedor de games ou você que pensa em desenvolver games. E isso não serve somente para a área de games, mas para qualquer coisa que você queira fazer.
1. Pilar do Conhecimento
Primeiramente você precisa do conhecimento, estudando através de cursos, faculdade, internet, não importa, você precisa estudar e conhecer aquilo que é necessário dentro da sua profissão. Você não precisa ser um especialista, mas precisa saber o passo a passo de como fazer as coisas certas. No caso de um desenvolvedor de games, dividimos em 6 etapas:
1. Desenho e criação
Você tem que saber colocar suas ideias no papel através de desenhos, que podem não ser perfeitos, mas que precisam expressar a ideia de forma clara.
2. Modelagem e animação tradicional
Você pode utilizar softwares 3d como Maya, 3Ds Max, Blender (gratuito), Cinema4D, enfim, um software para que você possa fazer modelos simples e animá-los. Seja um livro abrindo ou um personagem completo dançando, enfim, esse tipo de software é essencial.
3. Pintura e escultura digital
Aqui você pode usar uma grande gama de softwares, desde o Photoshop até o Zbrush, Mudbox, Substance Painter, Krita (gratuito), enfim, um software para você aplicar detalhes de modelagem ou pintura e até mesmo refinar seus modelos.
4. Música, efeitos sonoros e dublagem
Para a gravação de vozes e efeitos você deve usar bons microfones e softwares como o Audacity (gratuito), por exemplo. Na internet existem diversas bibliotecas de músicas e efeitos sonoros, alguns são pagos e outros gratuitos. Você também pode optar por criar suas próprias músicas e dublagens, mas aí o caminho é ainda mais complexo e a ajuda de um profissional especializado em músicas é muito bem vindo.
5. Engines para criação do jogo
Saber usar uma engine é fundamental. Uma das melhores e mais utilizadas é a Unreal Engine, a qual o artista e game designer Rodrigo Banzato usou para produzir o seu jogo Parallel. É uma engine gratuita e tem muitos materiais de apoio. É na engine que você monta e finaliza o seu jogo. Inclusive existe um vídeo que mostra como programar sem ter que digitar 1 linha de código.
Temos a engine da Unity também, bastante usada em jogos de celular, além da CryEngine que mudou completamente o gráfico dos games com o jogo Crysis de 2007, Godot Engine, Game Maker, enfim, a escolha da engine está totalmente ligada ao visual e mecânica de jogo que você quer fazer. Por exemplo, se for um jogo 2D que roda direto no navegador, pode ser usado a engine Construct.
Como dito anteriormente, a ajuda de um profissional, seja em qualquer área, é sempre muito bem vinda. Dominar todas essas tarefas leva anos de estudo e mesmo assim é difícil se especializar em todas. Tenha em mente que o trabalho em grupo ou parcerias é fundamental.
6. Marketing e Edição
Não se engane se achar que essa é uma parte menos importante. Você pode ter o melhor projeto ou jogo do mundo, mas se você não souber vender essa ideia, as pessoas nem saberão que o seu jogo ou projeto existe.
Softwares de edição de vídeos como Adobe Premiere, Sony Vegas, Windows Movie Maker (gratuito) etc. vão te ajudar a editar clipes, mostrar cenas do seu jogo e muito mais. Saiba apresentar seu projeto e saiba também que todo o conhecimento na área digital é válido.
Repare que temos softwares gratuitos a nosso dispor em todos os segmentos, então não tem desculpa para começar hoje mesmo seus estudos!
2. Pilar da Objetividade e Foco
Parece algo simples, mas vamos entender melhor. Construa sempre objetivos claros de aprendizado e evolução como profissional. Pode ser um simples jogo de bolinhas ou um simples personagem andando na rua, não importa, uma vez traçado essa meta, use todos os recursos possíveis para chegar no final.
Pesquise na internet, faça perguntas em grupos de estudo pelo facebook, fóruns especializados, enfim, use as redes sociais para procurar ajuda. E se mesmo assim não encontrar, deixe aquilo anotado e siga com as outras tarefas do trabalho. Às vezes a resposta não vem na hora, mas só alguns dias depois.
O importante é não se perder nas inúmeras ideias que surgem na nossa cabeça. É melhor ter um projeto pequeno, sólido, com começo, meio e fim, do que ter vários projetos mal acabados e incompletos. Tenha em mente que cada trabalho é um degrau e um aprendizado.
Escreva no papel qual é o objetivo. E não se perca em outros projetos, fique focado na sua idéia até que você conclua seu objetivo. Pode demorar dias, semanas ou meses, não importa. Tenha claro em sua mente aquilo que você realmente quer.
3. Pilar do Planejamento e cronograma
Chegamos agora no pilar fundamental, pois sem ele você pode perder completamente qualquer tipo de motivação. O planejamento é fundamental, onde você tem um plano de etapas a serem concluídas e no cronograma você tem o tempo real que precisa para concluir aquilo.
Obviamente essa noção de tempo vem com a experiência, mas mesmo no início você consegue estipular alguns prazos. Por exemplo, um processo de modelagem para quem está iniciando pode demorar bastante, você pode passar horas modelando algum objeto, mas depois de um tempo esse processo se tornará muito mais rápido. Alguns personagens do jogo Parallel (não tão complexos) ficaram prontos em 2 ou 3 dias, mas isso foi rápido devido a experiência de anos do desenvolvedor do jogo, Rodrigo Banzato.
Imagine se você não faz um planejamento e está com o foco 100% e depois de 1 mês você percebe que seu grande projeto vai levar 10 anos para ser concluído! Isso é completamente desmotivador. Então separe muito bem suas tarefas e cumpra os prazos. Deixe também sempre um tempo “extra” para os imprevistos. Ainda mais na área de games, onde temos que lidar com bugs constantemente (erros do jogo).
Se você seguir esses 3 pilares, conhecimento, foco e planejamento, tenha certeza de que irá conseguir fazer muitas coisas legais. Não tenha pressa, pois trabalhar com a parte de desenvolvimento, seja em qualquer setor, sempre demanda muito estudo, dedicação e disciplina, que às vezes vem só com o tempo.
Contribuição
“Espero ter ajudado vocês com essa minha visão, para que lutem e acreditem em tudo o que vocês colocam como meta na vida de vocês. E nunca se esqueçam também, nem tudo é só trabalho, cuidem da saúde de vocês e divirtam-se.”
Rodrigo Banzato é colaborador dos conteúdos que a Tonka3d oferece em sua loja online, é um Artista 3D e Game Designer com foco no desenvolvimento de jogos de última geração.