Renderfarm para usuários de ferramentas 3D como o 3ds Max
Uma dúvida de um usuário do 3ds Max que surgiu a respeito do uso de renderfarm e nos motivou a criar este artigo é a seguinte:
“Atualmente estou estudando o 3ds Max e gostaria de saber mais sobre render farm. Penso, por exemplo, em usar quatro computadores.”
O renderfarm é um render em série feito em diversas máquinas. Quando você instala o 3ds Max, no menu iniciar dentro da pasta Autodesk você encontra o Backburner e é com ele que você gerencia todas as suas máquinas de render. Lógico que elas tem que ser reconhecidas, fazer parte da mesma rede etc.
Mas não acho que você precisa se preocupar com isso agora, pois o render farm é usado mais na indústria do cinema, onde são necessárias horas e horas de render para produção de centenas de imagens. Um investimento bem pesado mesmo.
Também existem os processadores Xeon da Intel, mais usados em servidores e workstation gráficas, por exemplo, onde você pode ter uma placa mãe com até quatro processadores instalados e cada um deles com 10 núcleos, ou seja, trabalhando com mais de 40 processadores em uma só maquina.
O que existe também e muito frequentemente utilizadas são empresas especializadas que prestam serviços de renderfarm, ou seja, você pega seu projeto e renderiza no renderfarm deles pagando uma taxa por segundo ou algo assim.
Essa modalidade de contratação de serviço de renderfarm é atualmente a mais demandada devido ao fato de justamente você evitar o alto investimento necessário para fazer você mesmo esse trabalho.