Gostaria de comprar todos os cursos da Tonka3d, mas no momento estou necessitando adquirir mais especificamente o curso de edição de jogos Unreal Editor 4.0 e, na verdade, estou mais interessado em fazer passeios virtuais, porém com a necessidade de ter um personagem próprio. Na verdade, pretendo criar um ambiente no estilo do jogo Mário 64, onde poderei passear com o personagem em um ambiente de forma que possa ver o personagem não somente pelas costas. Seria um Mário 64 modificado e adaptado às minhas necessidades. Estou ciente de que esse curso não ensina a criar personagens, mas não sei também se a UDK permite a criação desse tipo e estilo de jogo. Então, até que ponto chegamos na criação do nosso personagem no sentido de como exportar o modelo, texturas e animações? Poderemos fazer nossas próprias animações ou teremos que usar modelos pré-definidos? Temos limites para animações? Teremos domínio sobre nosso personagem dentro de UDK de forma que posso escolher ações para ele, como por exemplo se eu apertar um determinado botão ele executa uma animação? Minhas dúvidas são apenas para o personagem e esse é o meu grande problema, pois acho que o personagem é o principal do jogo e gostaria muito de poder criá-lo, mas com domínio sobre ele, pois acredito que com o ambiente não terei problemas.
Resposta:
No curso de Unreal Engine, você irá ver um making-of do personagem Polar Soldier, de como ele foi modelado no 3ds Max, texturizado e de como exportamos suas peças para serem substituídas no personagem do jogo. E, os arquivos do 3ds Max estão inclusos.
Para fazer suas próprias animações é necessário um bom conhecimento e estudo em animação e, no curso 3D Max Básico alguns exercícios que mostram como animar um personagem. É possível substituir as animações já pré definidas por novas animações feitas pelo artista, porém não passamos essa parte nesse curso.
Uma vez que as animações são feitas no 3ds Max, não existem limites, desde que esteja usando o biped do 3ds Max, o mesmo que usamos no curso de personagem 3d básico. Existe a possibilidade de fazer animações na UDK, mas nesse caso seria para elevadores, portas etc.
Não mostramos comando de teclado para o personagem principal, porém, mostramos como colocar um personagem feito no 3ds Max dentro do jogo e ao apertar um objeto da tela ou passar por algum lugar do cenário, esse personagem executa uma animação. Você pode também especificar, no tempo x, acontece uma animação, no tempo y acontece outra animação, ou seja, são elementos interativos dentro do jogo, todos eles feitos no 3ds Max. Existe a opção de especificar comandos via teclado, mas não mostramos essa parte no curso, mas tudo é feito por scripts visuais, os quais são ensinados no curso.
Esperamos que possa aproveitar os conhecimentos do curso unreal, onde também mostramos como criar personagens inimigos “bots”, que ao verem você começam a atirar e eles também possuem caminho pré-determinado.