Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Os personagens 3D do artista koreano James Hyun

Os personagens 3D do artista koreano James Hyun

James Hyun é um artista 3d focado na criação de personagens 3D e atualmente trabalha como freelancer jr. para uma produtora de games chamada Stalwart Games.

James Hyun concedeu uma entrevista exclusiva ao CG Society, a qual transcrevemos aqui.

Quando você começou no 3D?

Desde jovem, sempre me interessei por computação gráfica para filmes e jogos, mas só praticava arte tradicional como hobby.

Eu nunca pensei em estudar 3D até que meu amigo Jim, no ensino médio, me disse que queria aprender animação por computador na faculdade (hoje ele trabalha como animador no Illumination Mac Guff em Paris).

Sempre gostei de fazer arte, mas nunca pensei em fazer filmes ou jogos com essa habilidade até então. Imediatamente comecei a experimentar a arte digital comprando meu primeiro tablet com caneta e comecei a procurar universidades que tivessem fortes programas de computação gráfica.

Você começou no Blue Sky Studios como um Temporário. O que você conseguiu tirar dessa experiência?

No meu primeiro emprego fora da faculdade, consegui uma vaga no Blue Sky Studios como assistente técnico estereoscópico freelancer para o filme Ferdinand. Não era necessariamente a posição que eu pretendia, mas foi uma experiência inesquecível. A incrível equipe do departamento de som me fez sentir em casa durante os poucos meses em que estive lá.

Eu aprendi sobre cinema estereoscópico e composição, tive uma noção de como os estúdios de animação funcionavam nos bastidores e estava constantemente cercado por alguns dos melhores talentos do mundo, onde todos eram incrivelmente agradáveis e apoiadores.

Tentei escolher o cérebro de todos que pude, desde colegas de equipe em estéreo até modeladores e animadores que conheci no elevador e na cozinha. Depois que o contrato com a Blue Sky terminou com a conclusão de Ferdinand, consegui um emprego mais prático em um estúdio de pós-produção em Nova York.

Você tem formação em arte?

Fui para a Universidade de Animação 3D no Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT), sem qualquer animação prévia ou experiência em 3D. Antes disso, minha formação artística era tradicional. Enquanto estava na RIT, recebi uma educação mais generalista em 3D, e foi aí que construí minha base.

personagens 3d

Que tipo de projetos o inspiram e em que você gostaria de trabalhar no futuro?

Os filmes dos grandes estúdios de animação tendem a sempre me motivar. Além de gastar muito tempo nos modos de foto dos videogames, adoro ir quadro a quadro e analisar como as animações são feitas, ou como as simulações são interrompidas, etc. Atualmente, estou jogando Red Dead Redemption 2, mas eu não sei ao certo se isto está me motivando a jogar mais ou a trabalhar em meus projetos.

Da mesma forma, ver o trabalho de alto nível de tantos artistas na ArtStation e na CGSociety faz me sentir bastante confiante. Além disso, gosto de assistir apresentações da GDC e transmissões ao vivo de artistas para manter a criatividade fluindo.

Minhas maiores paixões são em animação e jogos, então essas são as indústrias que estou atualmente buscando. No momento, estou focando em peças estilizadas, mas gostaria de tentar personagens mais realistas em algum momento.

Quanto tempo levou para se sentir confortável com Maya e ZBrush?

Comecei a usar o Maya no RIT durante meu primeiro ano. Provavelmente por volta do meu segundo ano, eu diria que estava confortável, mas não ótimo, com isso. Até então, eu tinha uma ideia básica de como modelar, montar, animar, iluminar e renderizar no Maya.

Fiz uma introdução à aula de ZBrush durante meu primeiro ano, mas nunca me acostumei com sua interface do usuário peculiar e não superei o nível da superfície. Um ano depois de me formar, lidei com o ZBrush novamente por conta própria, seguindo tutoriais online. Eu diria que após uma semana ou duas de usá-lo quase todos os dias, me senti confortável com a interface de usuário “única” do ZBrush.

O que o motivou a seguir a aula de personagens?

Quando comecei a usar o ZBrush novamente por conta própria, e o software finalmente “clicou” para mim, adorei e não parei. Depois de alguns tutoriais gratuitos do YouTube, comprei alguns cursos 3d online para aprimorar minhas habilidades em escultura de personagens, mas percebi as limitações com aulas gratuitas e pré-gravadas.

Eu vi meu progresso e meu prazer em esculpir personagens e pensei que talvez pudesse tentar levar isso adiante e segui-lo como uma carreira. Eu estava hesitante no começo, pois estava me afastando dos meus pensamentos originais de me tornar um animador.

Enquanto estava na Blue Sky, um dos conselhos do animador era de aulas online em sites como o Animation Mentor e o iAnimate, pois eles proporcionavam uma ótima educação para o seu dinheiro em comparação com as universidades mais tradicionais.

Incorporei esse conselho à modelagem de personagens e o CGMA foi um dos principais sites que pude encontrar. A abundância de cursos sobre várias disciplinas, os profissionais que ensinam o curso ao vivo e a relativa acessibilidade fizeram com que ele se destacasse de outras aulas online.

Decidi fazer o curso de Personagens estilizados em 3D ministrado por Hannah Kang durante o período de verão de 2019. A ênfase dos personagens estilizados e o histórico de Hannah como artista profissional de personagens parecia ser o ajuste certo para mim.

Quais foram os seus pontos fortes e fracos durante as aulas?

Meus pontos fortes foram provavelmente o conhecimento que eu tinha sobre como criar personagens. O ponto culminante da minha formação no RIT e os tutoriais pelos quais passei no Youtube e no Gumroad me deram um bom entendimento de como os personagens eram feitos no papel. Entendi o pipeline e as medidas tomadas do início ao fim.

No entanto, isso também se tornou uma das minhas fraquezas, pois meu conhecimento no papel me deixava inseguro sobre se estava realmente fazendo as coisas “certas”. As etapas menores entre os grandes tópicos, as nuances da modelagem de personagens e diversas perguntas pessoais que surgem durante o aprendizado não foram respondidas por tutoriais gratuitos e cursos pré-gravados. Eu queria que um profissional olhasse para o meu trabalho, me desse feedback e fizesse perguntas da minha grande lista. Com as aulas ao vivo da CGMA, pude receber os comentários de Hannah e fazer perguntas em tempo real para o conteúdo do meu coração.

Para tirar o máximo proveito da orientação de Hannah, acabei decidindo pelo design de personagens do Guerreiro Viking de Kim Sunhong. O personagem parecia deslumbrante e eu pensei que era apenas complexo o suficiente para ser possível apenas se eu realmente me comprometesse, mas também representa um desafio com a abundância de peles e detalhes intricados nas roupas.

personagem 3d
Referência / Conceito Viking Warrior por Kim Sunhong.
personagem 3d viking warrior
Imagens finalizadas do personagem Viking Warrior. Conceito de Kim Sunhong

Hannah foi ótima! Ela tolerou minhas muitas perguntas ao longo do curso e seu feedback foi inestimável para tornar meu personagem mais atraente. Eu provavelmente era mais duro comigo do que Hannah. Eu não queria desperdiçar o feedback profissional e de classe de uma peça da qual acabaria não me orgulhando.

Então, me esforçava toda semana, tentando obter o máximo de informações que pude fora da sala de aula e maximizar a quantidade de trabalho que estava sendo realizado (com o risco de queimar no final do curso, mas achei que valeu a pena, pois eu sabia que essas aulas online não seriam uma ocorrência comum para mim, não graças à minha carteira).

Qual é o seu prazo para enviar um personagem agora?

Se eu pudesse tratá-lo como um emprego em período integral, dependendo da complexidade, diria dois, talvez três meses para um personagem completo. Acho que não fiquei muito mais rápido, mas meus padrões e habilidades melhoraram. Portanto, no mesmo período de tempo, eu poderia fazer um personagem de qualidade mais alta do que antes.

Qual é seu próximo objetivo e como tem  se preparado para os próximos passos em sua carreira?

Juntamente com o trabalho freelancer, tenho reservado tempo para continuar realizando meus projetos pessoais. O progresso tem sido inevitavelmente mais lento do que quando eu podia dedicar todo o meu tempo para criar um personagem, mas sempre arrumo um tempo. Quando gostamos de algo, sempre arrumamos tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui