Confira a seguir uma relação com os principais ou mais usados softwares de modelagem 3D atualmente existentes:
3D STUDIO MAX
Tão poderoso quanto o Maya, o 3ds Max é uma ferramenta muito utilizada para criação de jogos, projetos de arquitetura e maquetes em geral. Podemos dizer inclusive que a maioria dos jogos 3D já tiveram a participação do 3ds Max.
Esta ferramenta é famosa não só por games, mas também por seu enorme conteúdo de materiais disponíveis na internet, inclusive em português, fato que torna o 3ds Max um dos softwares mais usados no universo 3D.
MAYA
O Maya é um software largamente utilizado na indústria cinematográfica, já utilizado em grandes obras como Shrek, Toy Story, Senhor dos anéis, Matrix etc. É um dos softwares de modelagem 3D mais usados em animações e efeitos ou até mesmo para filmes inteiros.
Uma de suas grandes vantagens é a fácil adaptação a seus atalhos e outra grande característica é o Mental Ray, um renderizador que já vem integrado ao Maya, mas também ao 3ds Max (ambos pertencem a fabricante Autodesk).
BLENDER
Um dos aplicativos para design ou modelagem 3D gratuito mais poderoso existente, inclusive já serve para projetos comerciais, pois ele já apresenta hoje inúmeras possibilidades como a que os aplicativos pagos oferecem. Embora sua interface pareça um pouco assustadora, é fácil se acostumar com o Blender.
O Blender também tem integração com a linguagem Python, levando o programa a outro patamar com diversas possibilidades de automação dos modelos. Ele tem também uma game engine, que permite criar jogos diretamente no software com uso dos modelos criados.
CINEMA 4D
Ótima ferramenta, tão poderosa quanto seus concorrentes e famoso por ser uma ferramenta do tipo “click-me”, sua interface é composta por vários ícones auto explicativos para cada ferramenta que se pode usar, e praticamente tudo pode ser feito apenas nos clicks. Lembrando que o 3ds Max também oferece esta praticidade.
Uma grande vantagem do Cinema 4D está no seu render e na integração com o BodyPaint, que é uma ferramenta que permite pintar diretamente no modelo 3D, ambos agregando ótimo valor ao software.
LIGHTWAVE
O Lightwave foi um dos primeiros programas de modelagem 3D em efeitos cinematográficos, tão poderoso quanto qualquer outro já conhecido e muito usado para filmes e cinema, mas também servindo a produção de jogos.
RHINOCEROS
Mais conhecido como Rhino 3D, este é um modelador 3D NURBS, que beneficia os designers com precisão, sendo uma ótima ferramenta, porém não tão famosa nem utilizada quanto deveria.
O Rhino é um software de modelagem 3D tão eficaz quanto os demais, mas falta-lhe mais algum tempo de mercado para se solidificar melhor. O Rhinoceros tem um grande prestigio entre designers de traços finos, que utilizam o software para projetos mais ricos em detalhes, como jóias e peças menores de precisão.
OBSERVAÇÃO:
Saiba que não existe o melhor software 3D, mas sim aquele em que o artista se adapta melhor e consegue trabalhar melhor, afinal de contas, um software nada mais é do que uma ferramenta, pois o que realmente faz um trabalho ser bom ou não é sempre o artista!
RECOMENDAÇÃO DE AULAS:
1. CURSO 3DS MAX COMPLETO
2. CURSO BLENDER BÁSICO