Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Processo de criação de personagens 3D e mascotes para publicidade

Processo de criação de personagens 3D e mascotes para publicidade

Designers e artistas 3d de personagens são responsáveis por preencher mundos tridimensionais com pessoas, animais e criaturas mágicas, dentro de um processo estruturado para criação de personagens 3d.

criação de personagens 3D

Eles representam uma espécie de estação de trânsito onde convergem todos os caminhos da pré-produção e a arte conceitual se transforma em um modelo 3D real e concreto. No entanto, isso é só um esboço da verdadeira funcionalidade dos artistas de personagens.

O que é notável neste trabalho é que ele requer uma combinação de qualidades aparentemente incompatíveis. A precisão técnica anda de mãos dadas com a expressão artística e a fantasia se cruza com o conhecimento anatômico preciso.

Graças a essas combinações, estes artistas têm uma oportunidade única de passar por esse incrível processo de criação de personagens 3d que acabam se tornando a marca registrada do projeto.

Não é surpreendente que o papel de um artista de personagem seja frequentemente considerado o mais cobiçado no desenvolvimento de projetos de entretenimento, seja para publicidade (por exemplo atendente virtual) ou para o desenvolvimento de games.

3D vs 2D: O que torna um personagem tridimensional diferente

Claro, ninguém está sugestionando uma batalha entre mundos 2D e 3D. No entanto, os modelos 3D têm inúmeras vantagens em relação aos 2D, especialmente na criação de jogos, filmes ou personagens de desenhos animados. As vantagens mais significativas dos personagens 3D são:

1. Realismo

Os modelos 3D tornam possível atingir qualquer nível de detalhe, desde um simples esboço até a precisão fotográfica.

2. Liberdade de animação

Os personagens 3D são fáceis de controlar, pois já são modelados no espaço tridimensional e não precisam ser redesenhados em diferentes poses para exibir um novo movimento.

3. Simplicidade de ajuste

O modelo acabado é facilmente passível de ajustes e adições graças aos recursos avançados de softwares 3d e pode ser rapidamente atualizado, se necessário.

4. Visualização

Um modelo tridimensional do personagem parece muito mais colorido, vibrante e sólido do que um desenho bidimensional, além de poder ser visto de diferentes ângulos.

Como desenhar personagens 3D: Etapas

Apesar de o ambiente também ser importante para a percepção, são os heróis que continuam sendo o principal fator memorável.

O apelo visual dos personagens, suas principais características, hábitos, motivação e princípios morais sao importantes para formação de sua personalidade e melhor entendimento dos artistas 3d que ajudam significativamente na etapa de criação do personagem.

Tudo começa com uma ideia, coletando referências e desenvolvendo a arte conceitual.

Criação de uma arte conceitual

Quando a ideia é enquadrada em palavras e as referências necessárias são coletadas, os artistas conceituais entram em ação. Eles são os guias do mundo das palavras para o mundo da visualização. Sua principal tarefa é de dar uma visão primária ao futuro personagem e definir o tom para seu desenvolvimento posterior.

Além de possuir a arte do desenho e da pintura, esses especialistas são pessoas muito criativas, cujo conhecimento vai muito além do campo das belas-artes. Tendo em mãos apenas uma descrição verbal do personagem ou um esboço, caso nao tenha recebido nenhuma referência visual, o artista conceitual deve trabalhar com mais detalhes.

Como regra, para começar, faça alguns rascunhos que mostrem as opções possíveis para a aparência do personagem. Depois disso, esses conceitos são aprovados pela administração ou pelo cliente. Quando uma imagem é selecionada, o artista conceitual deve trabalhá-la detalhadamente, levando em consideração as características do futuro personagem.

Quando a imagem está pronta e aprovada, os artistas conceituais preparam imagens adicionais do personagem. Eles marcam diferentes tipos de posição corporal, várias fases de movimento, tipos de expressões faciais, características principais, postura, traje, óculos, cabelo, sapatos, nuances principais de aparência, paleta de cores e assim por diante.

As imagens podem ser coloridas ou incolores. Mais importante ainda, eles devem deixar claro que tipo de personagem é desenhado e quais detalhes precisarão ser trabalhados ao criar um modelo tridimensional.

Tendo coletado e exibido uma quantidade suficiente de informações sobre o personagem, os artistas conceituais estão prontos para transferir seus desenhos para o próximo estágio.

Modelagem de Personagens

Com base na arte conceitual, que desempenha o papel de um blueprint, é criado um modelo completo, sólido e vivo, volumoso e quase tangível. Claro, não é tão fácil imaginar um salto de um conceito para um espaço tridimensional. Um modelador 3D precisa estar preparado para procurar novas soluções criativas e implementar um alto grau de detalhe.

Esta etapa começa com uma formação grosseira, seguida de modelagem e escultura mais avançadas, que agregam cada vez mais detalhes.

A qualidade e a clareza dos personagens 3D são afetadas pelo número de polígonos, quanto mais deles, melhor. É comum distinguir variedades de low poly e high poly.

Modelos de polígonos altos (high poly) são preferíveis na modelagem de personagens para a indústria cinematográfica, uma vez que um grande número de polígonos é necessário para obter detalhes ideais. No entanto, sua renderização às vezes pode levar vários dias. Mas para jogos ou publicidade, modelos de baixo polígono (low poly) são freqüentemente usados.

Criando uma malha com um modelo de personagem, o artista 3D assume a responsabilidade por várias etapas importantes:

1. Seleção de topologia

Determina o movimento de triângulos e vértices ao longo da malha quando se trata de animação. Um bom trabalho com a topologia garante o movimento correto e sem distorções do modelo.

2. A escala da malha

Um personagem não pode ser mais alto do que uma casa se não for algum tipo de criatura para a qual um tamanho semelhante está na ordem das coisas. O artista verifica o tamanho do modelo comparando-o com outro objeto acabado de tamanho predeterminado.

3. Em forma de T

Um personagem em uma pose com os braços separados é uma opção ótima para trabalhos futuros. isso simplifica o ajuste da área das axilas (se for uma pessoa) e acelera o processo de amarração.

criacao de mascote 3d

Texturização de Personagem

A criação de texturas e sua imposição no modelo 3D determinam sua qualidade, realismo e precisão. Uma textura é um bitmap aplicado à superfície de um modelo sem pintura para dar a ele uma cor, volume ou ilusão de relevo.

Existem os principais tipos de texturização, mapeamento de relevo e mapeamento MIP. Mapeamento de relevo é uma tecnologia gráfica 3D que permite criar a superfície de um objeto em um design rico e realista. Ele tem suas próprias variedades: mapeamento de relevo, mapeamento normal e mapeamento de oclusão paralaxe.

O mapeamento MIP é um método de aplicação de texturas em que várias cópias da mesma imagem de textura são usadas, mas com um nível de detalhe diferente.

A essência da texturização é a demonstração de cada elemento da superfície, a representação visual das propriedades físicas, a modelagem dos efeitos de luz e reflexão, bem como a contribuição para a apresentação mais realista dos menores elementos: olhos, cílios, cabelos e poros da pele.

Quando a texturização estiver concluída, o modelo pode ser considerado concluído. Todas as etapas seguintes ocorrem se o modelo for animado.

Rigging e skinning de personagens

No estágio de montagem, os personagens adquirem formalmente um esqueleto especial, com a ajuda do qual eles posteriormente ganham a habilidade de se mover com a ajuda dos animadores. Um rig, ou seja, um esqueleto virtual, define os pontos principais que integram todo o corpo do personagem e dá uma compreensão da interação de suas diferentes partes.

Para que um personagem se mova com fidelidade, geralmente é necessário criar de 20 a 100 ossos. Quanto maior o número, mais difícil é fornecer manipulação manual. Portanto, algumas ferramentas permitem dimensionar, mover e girar um grupo específico de bones para simplificar o processo e torná-lo mais suave.

Exigindo o equilíbrio exato entre flexibilidade, eficiência e realismo, um rig de personagem deve ser consistente com o design do modelo, ao mesmo tempo em que é capaz de realizar ideias simultaneamente com o design do modelo, ao mesmo tempo em que é capaz de atender a todas as ideias e necessidades de desempenho da equipe de animação.

Em seguida, vem o skinning – ligação da malha geométrica do personagem ao equipamento criado. A aparência dos personagens quando realizam qualquer ação depende de sua qualidade. Depois disso, o modelo está pronto para animação.

Melhores softwares de design para criação de personagens 3D

A modelagem 3D oferece possibilidades infinitas. Este é o presente e o futuro. Isso é tudo o que nos rodeia. Modelos tridimensionais, animação e visualização são uma lista de recursos generalizada, mas longe de ser completa.

Criar um personagem 3D é uma categoria separada de modelagem, exigindo não apenas talento e visão artística, mas também conhecimento de anatomia, proporções, plásticos, gestos e expressões faciais. O melhor modelo é aquele que mais se assemelha a uma pessoa viva com a topologia certa, gestos fluidos e sorriso natural.

A variedade de softwares para desenvolver personagens 3D é realmente incrível, desde opções gratuitas até opções muito caras, de um conjunto mínimo de ferramentas para iniciantes a uma interface avançada com uma boa curva de aprendizado.

Tentar definir o melhor software 3d seria abandonar a objetividade, pois cada um deles tem suas vantagens e seu público-alvo. Alguns que podemos citar são o 3ds Max, Maya, Blender, ZBrush entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui