Em uma pesquisa feita com usuários do 3ds Max e alunos da Tonka3d, vejam a opinião a respeito da importância de se ter uma placa de vídeo de ponta instalada em sua máquina.
1. Quantidade de Memória
A quantidade de memória na placa de vídeo ajuda somente para segurar cenas muito pesadas, muitos polígonos na tela, e serve para renderizar cenas pesadas via GPU. No final, acaba sendo um gasto muitas vezes desnecessário, exceto para quem usa programas de prototipagem, modelagem automotiva etc. No mais, o que vale realmente investir é na capacidade de processamento de sua máquina, como por exemplo placas com capacidade de duplo processamento e processadores Xeon da Intel.
2. Render via CPU e GPU
Render via CPU usa praticamente nada do processamento de uma placa de vídeo, mesmo ela sendo forte como essa, pois ela se destinaria no caso mais para quem trabalha com simulação, porque até renderização por GPU vale mais pegar uma ou até duas Titan. Se você trabalha com Mental Ray, Corona, V-ray ou outro render que usa CPU, invista em um ou dois processadores Xeon da Intel, que com certeza terá mais Resultado.
3. Placa Gráfica Certificada
Para render, vale mais investir em um equipamento com processadores Intel Xeon e HDD SSD. A placa de vídeo ajuda no render V-Ray por ex. render por GPU. Para ver as placas certificadas da Autodesk, acesse a página de hardwares certificados da Autodesk.
4. Influência do Processador
Não sou um expert em hardware porém pelo pouco conhecimento que tenho posso concluir. Processadores têm sim muita influência, são responsáveis por oferecer alta velocidade de cálculos matemáticos. Com a programação visual orientada a objetos, as CPUs passaram a se dedicar a gráficos, no entanto as GPUs são processadores especializados em gráficos, ou seja, mais lentos em cálculos simples pela complexidade de sua arquitetura, mas mais rápidos em processamentos gráficos.
Outro ponto a se considerar é a memória RAM. Se o processador usar mais de 100% da memória RAM ele usa o disco rígido como memória de cache, logo temos um gargalo na velocidade. Da mesma forma que a CPU, a GPU usa a memória VRAM, com arquitetura própria para vídeo. Ou seja, se a GPU usar toda a VRAM, ela usará memória auxiliar. Todos têm importância, sendo a GPU e a VRAM projetada para gráficos e a CPU e a RAM para cálculos matemáticos, gerenciamento de memória, sistema operacional, banco de dados.
No caso da memória, o clock influencia, mas a quantidade você só sente se usar mais de sua totalidade forçando o uso de cache.