Você sabe quantos polígonos tem um personagem de game da nova geração?
- de 10 a 8000
- de 8 a 30000
- de 30000 a 80000
A alternativa correta é de 8 a 3000! Mas, com certeza temos cada vez mais polígonos na tela. A principio se você usar um tesselate de suavisão, que tem na Unreal Engine 4, esse valor pode ficar assim tão grande, sem apresentar nenhuma “quina” no modelo. Em especial para cinematics in-game. Já no gameplay não temos ou não seria tão viável colocarmos tantos polígonos assim em todos os personagens. Em Assassin`s Creed por exemplo, os personagens tem de 6 a 8k de polígonos e eles são extremamente realistas. Muitos outros games da nova geração também usam personagens que realmente nem chegam perto de 30k e são cheios de detalhes. Mas depende muito do jogo também e da mecânica do mesmo.
Para exemplificar o que eu estou dizendo, vejam essas imagens a seguir. Esses personagens não passam de 6k. 30K seria um absurdo, além de que ficaria mais difícil fazer os acertos de animações. Talvez esse valor pudesse ser até mais alto adicionando mais polígonos em áreas de deformação ou simulação de roupa, mas mesmo assim não passariam de 30k.
No futuro a estimativa é termos mais memoria RAM e com isso conseguiremos usar texturas cada vez maiores e muito mais personagens na tela ao mesmo tempo. E, com a chegada do VR, os desenvolvedores terão que otimizar ainda mais para ter uma qualidade “aceitável”.
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Rodrigo Banzato
Instrutor e Artista 3D