Minha dúvida é sobre plugins, mas antes quero contar um caso. Depois que comprei os cursos de maquete eletrônica e maquete interativa UDK da Tonka3d, comprei um curso de V-ray de um outro site, pensando em aperfeiçoar as técnicas de render e por imaginar que poderia ser melhor do que o 3D Studio Max oferece. Mas, para minha surpresa e decepção, por ter comprado este curso de V-ray, aprendi com as aulas de maquete da Tonka3d, que não precisa de plugin para ter uma ótima qualidade de imagem, bastando ter conhecimento e técnica pra saber o que quer produzir.
E aqui nestas linhas até faço um comentário à respeito e se eu estiver enganado em minha opinião por favor me corrija. Usarei o Photoshop como referência desta minha opinião. Bom, o que eu andei aprendendo é que existem inúmeros plugins para o Photoshop assim como para o 3D Studio Max e que são verdadeiros atalhos para conseguir determinados resultados, seja ele com correção, exageros e infinidades de devaneios que podemos ter com um simples clique de botão está pronto e criado sem muito trabalho ou até com algum certo trabalho, variando de artista o que quer representar, mas determinados atalhos pode deixar obsoleto os conhecimentos com o programa, pois dá para chegar no mesmo resultado com o Photoshop e 3D Studio Max, sem precisar usá-los. Mas, se algum dia o profissional for questionado como fez ou dá para parar uma etapa anterior para ver como fica, será que irá conseguir resolver ? Não recrimino o uso de plugin, pois às vezes podemos necessitar de algo com rapidez, mas isso pode minar com o tempo o lado criativo e artístico, não? O que quero dizer que com essas aulas de maquete eletrônica dá pra ter bons resultados sem precisar do V-ray e ainda se formos entrar na questão dos avanços que o próprio programa está tendo.
E, sem querer faltar com ética profissional com os meus comentários, mas essa reclamação eu fiz num e-mail para o professor de V-ray que me decepcionei com suas aulas, pois nada mais é do que uma leitura do manual com alguns comentários pertinentes e com uns poucos exemplos. Para mais uma decepção minha, mesmo depois de ter feito tais observações sobre as aulas deste curso deles, nunca obtive qualquer resposta do professor ou do site onde comprei.
Mas, diferente das aulas e conhecimentos que obtive e continuo obtendo com as aulas da Tonka3D, fica aqui meu agradecimento por tamanho profissionalismo por parte de vocês. Não venho também com este e-mail ficar enchendo a bola de vocês, mesmo porque acredito que não precisam disto, mas para finalizar, eu estou correto em pensar que não preciso ficar recorrendo a plugins para obter bons resultados ?
Resposta da Tonka3D:
É exatamente isso que você informou, muitas pessoas usam plugins, mas não sabem o porque estão fazendo aquilo, ou simplesmente viram na internet e acham que apenas vão conseguir os resultados usando plugins. Não tem nada de errado nisso, mas quando vamos fazer uma ilustração, existem diversos aspectos de arte e equilíbrio que devemos levar em consideração e entender como funciona todo o processo é uma boa vantagem. Antigamente as pessoas faziam cenas extremamente realistas usando as luzes básicas que vinham no 3DMax e conseguiam obter tais resultados pois sabiam, por exemplo, o que era uma radiosidade e simulavam isso na cena. O Mental Ray era um plugin na época.
Os plugins, sejam eles quais forem, são apenas mais ferramentas a disposição do artista. O lado artístico de cada pessoa sempre irá prevalecer na hora de fazer uma boa imagem ou animação. Por isso, temos que ter uma atenção especial nos detalhes e não pode ter preguiça, tem que fazer testes e evoluir sempre, seja com qual for a ferramenta que estiver usando. Pense comigo, artistas de grande renome fazem coisas com carvão e pedra que nenhum plugin ou programa pode fazer. Esse é o grande diferencial! A ferramenta é só um meio, a arte é a expressão. Estudar as ferramentas é importante, mas saber o que fazer com elas é muito mais importante.