Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Ser casado é um impedimento para trabalhar com jogos ?

Ser casado é um impedimento para trabalhar com jogos ?

Pode parecer engraçado, mas já nos perguntaram uma vez se para trabalhar com games, o fato de ser casado poderia impedir seu desenvolvimento nesta área. Esta mesma pessoa também levantou dúvidas sobre a necessidade ou não de ter que sair do Brasil para ter sucesso na carreira de jogos. Queria saber também qual o salário desse setor de jogos e se poderia trabalhar só nesta área, uma vez que ele só gosta mesmo da área artística dos jogos.

Bom, vamos a resposta:

Ser casado ou não, depende, pois você terá que se dedicar horas e horas para fazer seus trabalhos, portanto, não é uma área fácil, tem que ralar muito, muito mesmo, principalmente no começo, tem que colocar uma meta de 1 ano no mínimo de aprendizado, onde você vai desenvolver sua percepção e saber qual seu maior potencial.

Não precisa necessariamente sair do Brasil, pois a indústria de games é globalizada, então você pode trabalhar para empresas de fora, estando dentro do Brasil mesmo, mas seu trabalho terá que ser muito bom. obviamente, pois a concorrência também é enorme. O salário pode variar de $2.000,00 até $50.000,00 dependendo da empresa e do cargo. Freelancer pode tirar de U$2.000,00 a U$3.000,00 por personagem. Mas isto é só um exemplo, por isso jamais entre na área de games pensando pura e simplesmente no dinheiro em primeiro lugar, pois tem que gostar muito de games e principalmente de criar games, acima de tudo.

Outra dica é o seu portfólio (apresentação de trabalhos pessoais ou profissionais). É o seu portfólio que irá determinar se você vai conseguir entrar ou não numa empresa ou ser contratado como um prestador de serviços (freelancer) e não o seu currículo. Pense numa academia de kung-fu. Você entrando hoje acha que vai virar mestre em três meses ? Pois é, se você treinar 1 vez por semana você acha que vira mestre em 1 ano ? E se você ir na academia todos os dias ? Mesmo assim, quando você chegar no status “mestre”, você ainda terá muito o que aprender, conversando e trocando conhecimentos e técnicas com outros mestres. No 3D é a mesma coisa, como é muita informação, realmente leva um bom tempo para absorver tudo, mas como sempre, vai depender mesmo é da dedicação da pessoa. A área de 3D tem que estar em primeiro lugar, assim como um hobby, mais importante para você do que a própria profissão em si.

Veja outros artigos com outras dicas para você avaliar:
Mercado para desenvolvedores de jogos no Brasil e no Exterior
Dicas para quem quer iniciar no 3d e com modelagem e animação de personagens
Dicas para quem quer aprender 3D
Tempo que as pessoas levam para iniciarem no mundo 3D até ficarem boas e aptas a criarem personagens objetos e animações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui