Solução para fábricas digitais trará redução de custos para os jatos Phenom e Legacy 500 da Embraer.
A Dassault Systèmes, líder mundial em soluções 3D e Product Lifecycle Management (PLM), anunciou que a Embraer S.A., quarta maior fabricante de aviões do mundo, está implantando uma solução 3D completa para a concepção e fabricação dos jatos executivos Phenom e Legacy 500 nas suas fábricas em Melbourne, Flórida (Estados Unidos) e São José dos Campos, São Paulo (Brasil). A Fábrica Digital é uma fonte de informações 3D sobre produtos, destinada a reduzir custos de projeto e produção por meio da criação de um único conjunto de planos, modelos de design e instruções de modelos e trabalhos, integrados em uma plataforma segura e colaborativa.
Com o crescente interesse do mercado em jatos executivos, a Embraer S.A. passou a demandar tecnologias flexíveis capazes de assegurar operações de manufatura mais ágeis. Isso, para atender rapidamente às mudanças do segmento, sem deixar de garantir que o trabalho fosse feito em conformidade com as exigências do setor.
O desafio da Embraer S.A. era criar uma única plataforma PLM para suas operações de manufatura e chão de fábrica, além de migrar todos os dados relacionados, do papel para um ambiente on-line.
“Nosso objetivo é criar um modelo único de fabricação para aumentar a eficiência, reduzir custos e oferecer um ambiente colaborativo para que projetistas, engenheiros e profissionais de chão de fábrica trabalhem como uma equipe”, afirma Alexandre Baulé, vice-presidente da área de Sistemas de Informação da Embraer. “Seguindo um único roteiro de produto, podemos reagir rapidamente e garantir a precisão dos dados e a perfeição de processos que são cruciais para assegurar o excelente desempenho dos nossos jatos Phenom e Legacy 500.”
Em parceria com a Dassault Systèmes, a Embraer S.A. lançou duas novas iniciativas de design e manufatura como parte de seus programas Phenom e Legacy 500:
– Fábrica Digital (DF): Usando CATIA e DELMIA para fabricação, produção e design virtual, a Embraer S.A. criou uma plataforma 3D para planejamento e detalhamento de processos, balanceamento de carga de trabalho, previsão de custos, cálculos de tempo dos ciclos, bem como um novo processo 3D para validação e otimização de projetos. Uma fonte-mestre 3D de informações sobre produtos, conhecida como “Definição baseada em modelos”, é usada pelos profissionais de chão de fábrica para acessar projetos, dados e instruções de trabalho a partir de computadores pessoais e tablets. A plataforma colaborativa ENOVIA ajuda no planejamento de processos e na simulação da fabricação das aeronaves. Os planos finais são publicados no 3DVIA e ficam disponíveis on-line para uso dos profissionais do chão de fábrica.
– Sistema de Execução de Manufatura (MES): Com o desenvolvimento de uma nova arquitetura comum, a Dassault Systèmes abriu caminho para integrar uma solução MES que permite aos profissionais de chão de fábrica e fornecedores de várias localidades acessar os modelos 3D e as instruções mais recentes em tempo real, garantindo a precisão do produto final e do conjunto de instruções.
“A Embraer está investindo em soluções tecnológicas avançadas que ajudem a obter uma redução significativa de custos ao integrar operações importantes de engenharia, projeto e fabricação em um único modelo 3D. Essa economia permite que a Embraer S.A. reinvista recursos em novas oportunidades e iniciativas”, afirma Marcelo Lemos, gerente geral da Dassault Systèmes na América Latina. “O Brasil é um país que deu contribuições históricas para a indústria da aviação. Esta é uma incrível oportunidade de parceria com a Embraer, uma empresa com total espírito pioneiro.”
.[O caso referente a Embraer S.A. será apresentado durante a 5ª edição do Innovation & Collaboration Forum, que acontecará no dia 10 de maio, em São Paulo (http://www.plmlatam.com/BRforum/index.html) ].
Perfil-A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é a maior empresa fabricante de jatos comerciais com até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no estado de São Paulo, mantém escritórios, operações industriais e instalações de atendimento ao cliente no Brasil, China, França, Portugal, Cingapura e Estados Unidos. Fundada em 1969, a companhia projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos da aviação comercial, aviação executiva, defesa e segurança. A empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2011, a Embraer contava com 17.253 funcionários – sem incluir funcionários de subsidiárias de propriedade parcial – e possuía uma carteira sólida de pedidos que totaliza US$ 16,0 bilhões.
Perfil da Dassault Systèmes- Como líder mundial em soluções 3D e soluções PLM, a Dassault Systèmes oferece qualidade para mais de 116.000 clientes em 80 países. Pioneira no mercado de software 3D desde 1981, a Dassault Systèmes desenvolve e comercializa software e serviços de aplicação PLM, que oferecem suporte a processos industriais, proporcionando uma visão 3D completa do ciclo de vida dos produtos, desde a sua concepção até a sua manutenção e reciclagem. O portfólio da Dassault Systèmes está composto pelos softwares: CATIA para desenho do produto virtual, SolidWorks para desenho mecânico 3D, DELMIA para produção virtual, SIMULIA para avaliação virtual, ENOVIA para o gerenciamento global e colaborativo do ciclo de vida, e o 3DVIA para reais experiências em 3D online. A Dassault Systèmes possui ações nas bolsas Euronext Paris (#13065, DSY.PA) e os American Depositary Receipts (ADR) podem ser negociados no (DASTY) US Over-The-Counter (OTC).
Fonte: Revista Fator