Início Dicas sobre 3D, Arte e Design O que é Rigging e quais cursos usam esta técnica de animação

O que é Rigging e quais cursos usam esta técnica de animação

Como definição básica, rigging é uma técnica de animação em 3D que adiciona movimento a um personagem simulando articulações própria de sua natureza estrutural (esqueleto) e linguagem corporal. É o processo de mexer a malha poligonal de forma convincente. Um conjunto de controles também é chamado de rigs.

Recentemente, um aluno da Tonka3D fez a seguinte pergunta:

“Animar um personagem com um esqueleto todo customizado é um trabalho bem demorado. Gostaria de saber quais cursos com 3ds Max da Tonka3d ensinam a rigar com bipe, com bones ou alguma outra técnica que facilite o trabalho. A única forma que aprendi a rigar pergonagem foi criando um esqueleto do zero e depois anexando controladores neles. Não sei rigar e animar com biped e acho que não posso colocar controladores no biped e fazer uma animação sem ser com aqueles scripts baixados da net.”

Resposta da Tonka3D:

Usamos sempre as ferramentas mais práticas e objetivas para o aprendizado inicial, por exemplo, nos cursos Personagem Básico e Personagem High End usamos o Biped. Já no curso Hunter Project usamos o CAT + Bones auxiliares. Não temos nenhum curso só de Rig para 3ds Max. Biped é um sistema completo de rig e foi feito para ser animado manualmente, além de possuir entradas de motion capture também. É um dos mais usados sistemas de rig, junto com o CAT e Motion Builder.

Fazer um esqueleto próprio que seja melhor que o biped, cat ou motion builder é o mesmo que falar que fazer uma imagem de um cubo 3D é mais fácil de se fazer no photoshop do que no 3ds Max. Estamos falando de praticidade e usabilidade. No jogo Unreal Tournament 3 usaram biped, no jogo Crysis 2, usaram biped e no jogo Gears of War usaram biped. Portanto, essa noção de que o melhor é sempre construir um rig do zero é algo muito antigo, pois antigamente não existiam ferramentas completas de rig para animadores. Ao comparar biped com CAT, o CAT por ser uma ferramenta mais nova possui ainda mais recursos, porém ambos possuem gravação de poses, junção de arquivos de animações, múltiplos pontos de fixação para animação, entrada de motion capture etc. Isso não significa que você não pode adicionar ossos num biped ou cat. Voce pode usar links e os mesmos controladores que usaria num rig normal, não existe esse paradigma de escolher um ou outro. Tudo depende da produção. Em grandes filmes existem engenheiros e programadores para criar rigs especiais, feitos apenas para aquele personagem, portanto, as ferramentas que temos nos ajudam, mas nem por isso deixamos também de mostrar o essencial do rig no curso 3D Max Básico.

Veja também na página 59 da revista Tutorial 3D como usamos múltiplos bones juntamente com o sistema biped.

1 COMENTÁRIO

  1. Motion Designer Diferenças entre os Trabalhos de um Animador e de um Motion Designer

    […] Para se destacarem nesse campo, os animadores precisam dominar técnicas de desenho, modelagem 3D, rigging e […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui