Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Iniciando em Modelagem e Animação 3D

Iniciando em Modelagem e Animação 3D

Sabe aqueles filmes, jogos e anúncios que você vê, onde aparacem robôs, cenários futuristas, naves alienígenas e monstros que você fica impressionado por todo seu realismo? Pois é, então você sabe que provavelmente essas coisas não existem no mundo real, mas ao mesmo tempo você não tem muita idéia de como os artistas e produtores destes filmes e jogos são capazes de desenvolver tais cenas incrivelmente complexas bem ali na sua frente.

Modelagem de personagem 3D - Tonka3D
Projeto de modelagem e criação de um personagem 3D estilo cartoon feito pelo artista 3D, Rodrigo Banzato

Uma coisa que você tem certeza é de que gostaria de aprender a fazer isso!

3D é uma arte complexa e que requer bastante estudo e prática, mas a recompensa para sua aprendizagem faz valer bem a pena todo seu esforço. Se você quiser um dia seguir uma carreira na área de modelagem e animação 3D ou se tornar um designer de games ou apenas querer se dedicar a um novo meio criativo, existem muitas maneiras para você começar a mexer com 3D.

“Terminei de instalar o 3ds Max, mas o que eu devo fazer agora?”

Esta é uma dúvida normal e que na verdade é uma reação muito comum para quem acaba de instalar pela primeira vez o 3ds Max. É natural querer ir logo direto para o que interessa quando você começa a aprender algo novo, no entanto, trabalhar com 3D pode ser extremamente técnico e existem vários caminhos que você pode seguir para conseguir alcançar praticamente qualquer objetivo, incluindo sua desenvoltura artística. Gostamos de enfatizar a parte artística porque se você focar só na ferramenta, pode acabar se tornando uma experiência um pouco frustrante, pois às vezes estas ferramentas são obsoletas e não são tidas como algo muito prático entre os artistas mais experientes, que focam em conceitos artísticos e não se prendem simplesmente a comandos de ferramentas.

Bom, mas se você quiser mesmo ir direto ao que interessa, você até poderá ter sucesso com o 3D, porém, muitas vezes, esse tipo de abordagem casual poderá levá-lo a incertezas e frustrações. É muito fácil se perder no mundo da computação gráfica 3D se você não tiver um planejamento mínimo e objetivos específicos.

“Seguir um caminho mais organizado e planejado em direção ao aprendizado do 3D pode ser extremamente benéfico e tornar este processo muito mais rápido e fácil.”

Este artigo não tem a intenção de ensinar a você como criar um modelo 3D ou mostrar como se tornar um expert em 3D, porque isso na verdade vai levar meses ou anos de muita prática e aprendizagem. Mas, esperamos que possa direcioná-lo a um caminho mais claro e chegar aonde você deseja estar dentro desse universo 3D.

Modelagem de personagem 3D - Tonka3D
Personagem 3D estilo cartoon feito pelo artista 3D, Rodrigo Banzato

Nosso primeiro passo pode parecer um pouco óbvio, mas ao trazermos esta questão antes do tempo, podemos fazer toda a diferença:

Qual aspecto do 3D em que você estaria mais interessado?

Existe uma enorme variedade de aplicações e ocupações possíveis dentro da computação gráfica em 3D. Veja a seguir algumas delas:

  • Animação: “Eu gostaria de aprender animação 3D, como eu vi no filme A Era do Gelo, Shrek, Wall-E etc.”
  • Modelagem 3D: “Eu gostaria de aprender a criar modelos 3D como já vi em jogos e filmes como o Homem Aranha, Transformers etc.”
  • Efeitos visuais: “Eu quero aprender a fazer coisas explodirem como fazem nos filmes que usam recursos de computação gráfica.”
  • Design de Produto: “Estou interessado em design de produto e gostaria de explorar ferramentas de modelagem e design 3D.”
  • Design Gráfico: “Sou um designer gráfico interessado em adicionar recursos 3D em meus projetos.
  • Arquitetura / Engenharia: “Estou interessado em arquitetura, engenharia ou design automotivo e gostaria de saber como funcionam e quais são os aplicativos de pré-visualização em 3D dentro destes setores”.
  • Estereoscopia: “Sou um cineasta típico, mas estou interessado em usar o 3D estereoscópico em meus filmes.”

Note que estes temas não chegam nem perto da enorme gama de possibilidades de uso do 3D hoje em dia. Eles são só alguns dos objetivos de aprendizagem e uso do 3D, onde abordamos realmente apenas um dos aspectos relativos ao uso da computação gráfica 3D. Na relação acima não fizemos nenhuma menção a respeito de iluminação 3D, direção técnica e nem qualquer referência a pesquisas dentro do campo da ciência da computação.

O motivo é que queremos que você considere cuidadosamente o aspecto do 3D que você estiver mais interessado, pois no final seus interesses específicos afetarão drasticamente a direção que você deverá seguir durante seu processo de aprendizagem do 3D. O caminho de aprendizagem de alguém que eventualmente venha a se especializar em animação é totalmente diferente daquele em que alguém for fazer modelos de CAD 3D para a indústria automotiva, por exemplo. Saber quais são seus maiores interesses dentro do 3D, portanto, irá te ajudar bastante na escolha de suas ferramentas e dos recursos de aprendizagem mais eficazes.

Você acha que tem uma boa idéia de até onde você gostaria de chegar com o 3D?

Ótimo! Então você está pronto para passar para a próxima etapa.

Quer acelerar seu workflow?

Seja em uma produção pessoal ou comercial, quando você se deparar em uma situação onde para concluir seu trabalho, terá que enfrentar horas ou mais provavelmente dias de renderização, saiba que hoje existem várias empresas, como a Fox RenderFarm, que oferecem esse serviço por um valor acessível e concluem seu projeto em um espaço de tempo extremamente rápido. Fica a dica!

Quer uma ótima recomendação de cursos para você poder iniciar no mundo 3D?

Faça primeiramente o curso 3DS Max Completo, onde você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não são tidas como algo prático entre os artistas. Em seguida, faça o curso Conceito, Design e Criação 3D, onde você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas em modelagens 3D mais avançadas e realistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui