Início Dicas sobre 3D, Arte e Design 10 coisas que um artista 3D precisa saber sobre o Nuke

10 coisas que um artista 3D precisa saber sobre o Nuke

Nuke é um poderoso software de composição usado não só pelos compositores, mas também por artistas e animadores 3D. Portanto, se você ainda não embarcou nessa onda com o Nuke, agora é a hora!

Nuke é hoje uma das mais poderosas ferramentas de composição, auxiliando artistas em seu worflow e garantindo resultados superiores de qualidade e de maneira mais rápida. Com ele você consegue resultados visuais incríveis, enquanto mantém o poder e a flexibilidade para resolver qualquer desafio em sua produção.

Aprender um novo software às vezes é um pouco frustrante e leva bastante tempo, mas quando se trata do Nuke, não é nem um pouco complicado ou demorado. Aqui estão algumas coisas boas para saber quando você iniciar esse processo de aprendizagem:

01. Possui um workflow baseado em nó

Primeiramente, saiba que o Nuke é famoso por seu workflow baseado em nó (node-based work flow). Você não precisa saber muitos nós ou combinações a fim de obter resultados get, pois ele simplesmente faz isso para voce. Devido ao nó em layout gráfico, trabalhar com o Nuke é transparente e completamente não destrutivo.

Isso significa que você pode mudar as coisas ao redor de qualquer forma ou em qualquer momento que você quiser. Você pode até criar seus próprios nós customizados. Com o nó “roto”, a rotoscopia é tão flexível e simples como você quiser que seja.

Combine-o com quase qualquer outro nó, por exemplo, um pré-multiplicador ou um rastreador e com sua linha do tempo acessível, você pode criar máscaras animadas com facilidade. Você pode importar seus passos 3D e combiná-los com o nó de imersão versátil para ajustes detalhados.

02. É inteiramente customizável

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A Cinesite contou muito com o Nuke para criar cenas de destruição no filme Monument’s Men

Para o artista exigente, é bom saber que o Nuke é totalmente personalizável – você pode configurar seu espaço de trabalho de qualquer jeito que você quiser e a interface permite que você trabalhe em uma série de maneiras diferentes, seja através de cores, layout ou workflow.

03. É bastante flexível

Nuke é flexível de várias maneiras. Importação e exportação de geometria, de uma câmera ou dados de rastreamento a partir de ou para outros programas nunca foi tão fácil. E a boa notícia é que há muitas maneiras diferentes de fazê-lo.

Por causa desta excelente flexibilidade do Nuke, ele se adapta facilmente em qualquer pipeline e funciona bem com outros softwares como 3ds Max, Maya e Modo.

Além disso, Nuke consegue ler diferentes formatos de arquivos. Por exemplo, JPEG, TIFF, EXR, mov e até RED são suportados, além de muitos outros formatos. Ele salva o aborrecimento de ter que converter arquivos antes da importação.

04. Não existe perda de qualidade

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A ImageWorks usou o Nuke para criar a cabeça maior da Rainha Vermelha em Alice no País das Maravilhas

Por causa dos canais coloridos de pontos lineares flutuantes de 32 bits, Nuke tem uma grande vantagem sobre outros pacotes. Tudo que entra no Nuke, sai da mesma forma; não há mudanças de cor e não há perda de qualidade. E com uma variedade de nós é muito fácil para converter fotos ou fazer ajustes em lote nas imagens, quando necessário, caso estiver mudando o espaço de cor ou ajustando a resolução.

Reacendimento (relighting) é outra ótima opção no Nuke. Há, naturalmente, várias maneiras de fazer isso, seja usando pworld / pObject / Nworld contra geometria importada, criando sombras e luzes simples e renderizando-as externamente como “grading mattes” ou sobreposições (overlays) usando o renderizador scanline

É também possível fazer 3Dmasks para ajudar a linha roto para o geo, para obter melhores resultados de iluminação.

05. Oferece uma área de trabalho fantástica

Outra grande característica do Nuke é a sua capacidade para composição 3D completa em nó. Você pode importar geo 3D para o Nuke para iluminacao, render, ou usá-lo para redutos e projeções. Ele permite que você importe arquivos FBX, Alembic e OBJ. E com a opção de importar os dados da câmera de um software 3D, ele permite que você combine ações de 2D ao vivo e elementos 3D rapidamente.

Nuke também tem um grande conjunto de ferramentas de partículas. O sistema de partículas em 3D torna mais rápido e fácil para emitir, manipular e criar uma gama de efeitos de partículas avançados – como quebrar janelas, poeira, fogo e chuva – sem a necessidade de ir e voltar entre uma aplicação externa.

06. Possui integração com Python

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Uma parte do pipeline Aardman no Piratas foi construído em torno de um quadro Python / QT, que teve um grande ajuste com Nuke

Python pode ser fácil de entender seja você um programador iniciante ou se tem experiência com outros idiomas. Python é uma linguagem de script totalmente integrada e permite que você faça os widgets e scripts com muito pouco conhecimento de programação. Ele permite o desenvolvimento rápido de tudo a partir de snippets para rapidamente alterar o conteúdo de vários painéis de controle de nós, até a integração com ferramentas externas, tais como softwares de gerenciamento de ativos.

07. Fácil de rastrear

Se você quiser criar keyframes da vida real com 1 ou 4 pontos de trajeto, o rastreador 2D do Nuke tem uma variedade de opções e menus para tornar o rastreamento mais fácil para você. A versatilidade deste nó torna possível importar dados de rastreamento a partir de outro software, para posterior utilização e manipulação no Nuke.

Além disso, o rastreador planar também é uma opção. Caso você achar que o tracker 2D não for suficiente, ele lhe dará a opção de rastrear áreas na sequência de suas imagens que se encontram em um avião, para a colocação de novos elementos 2D em uma superfície plana.

Nuke foi construído em um rastreador de câmera que pode ser usado para analisar sequências de imagens em 2D e reconstruir automaticamente a câmera 3D com distância focal desconhecida, aproximada ou conhecida e restrições constantes ou variáveis. Um calibrador de câmera também permite que você acompanhe e solucione a partir de stills de referência, tornando-o útil para setagem ou modelagem de objetos.

08. Você pode animar de formas diferentes

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Look Effects usou Nuke para composicao de elementos práticos para o Moonrise Kingdom

Há inúmeras maneiras de animar em Nuke, você pode optar por definir manualmente key frames na linha de tempo ou combinar dados de rastreamento para um resultado mais embasado.

Além disso, há a opção de combinar o editor de curva e “dope sheet”, para um controle melhor e mais fácil dos key frames.

09. É melhor tentar uma coisa de cada vez

Há, naturalmente, muito mais a aprender sobre o Nuke, mas quando voce começa a trabalhar com ele, se torna simples. Experimentar uma coisa de cada vez geralmente traz resultados melhores e uma melhor compreensão. Você não tem que ser técnico ou um sabe-tudo para trabalhar com Nuke. Estude, experimente, pratique e vá com calma que voce chega lá!

10. Estude e Pratique!

Trabalho usando o NUKE no curso Personagem Avançado da Tonka3D
Trabalho feito usando o NUKE pelo instrutor e artista Rodrigo Banzato no curso Personagem Avançado em DVDs da Tonka3D

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Boa sorte!

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender mais. Obrigado.

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