Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Amadores ficam bravos com seus clientes. Profissionais educam-os.

Amadores ficam bravos com seus clientes. Profissionais educam-os.

Como freelancers mais experientes sabem, às vezes temos que ‘demitir’ nossos clientes, para seu benefício e de nosso próprio. Mas isso não tem necessariamente que ser assim.

freelance amador e profissional

Existem certos momentos em que gostaríamos de nos transformar na versão freelance do Roberto Justus para gritar “Você está demitido!” para todos aqueles com quem discordássemos. Mas a verdade é que nós merecemos os clientes que temos! Maus clientes não são o resultado de uma força cósmica trabalhando contra nós, mas sim mais provavelmente o resultado de nossas próprias ações.

Clientes frustrados são o resultado de algum passo em falso que cometemos ao longo do caminho. Para fazer o nosso melhor trabalho e trabalhar com as melhores pessoas, precisamos ser diligentes no relacionamento com nossos clientes. Veja como:

Tenha a coragem de dizer “não”

Se não parece ser um bom projeto para você, pule fora antes que o dinheiro seja envolvido. É esse o tipo de projeto que você deseja ser mais reconhecido? Semelhante atrai semelhante, então se você está enchendo seu portfólio com trabalhos que você não está realmente interessado, você está desperdiçando energia à toa. Aprenda também a dizer não para trabalhos que não te interessam.

Comunique claramente os seus valores para o mundo

A maneira mais fácil de fazer isso é de alimentar regularmente no mesmo site que o seu portfólio está inserido, mas sem desconsiderar outros sites onde você também pode postar seus trabalhos. Escreva honestamente sobre o trabalho que você faz. Isso mostra automaticamente a potenciais clientes se seus objetivos e valores correspondem aos deles, além de economizar tempo ao descobrir só mais tarde que você e seu cliente estão fora de sincronia.

Eduque seus clientes

As possibilidades de termos feito parte de mais projetos que envolvem o assunto de interesse normalmente são maiores do que os da pessoa que nos contratou. Assim, temos uma grande oportunidade de ensinar aos nossos clientes o que aprendemos com toda essa experiência.

Se algum cliente não concorda com algo que você sabe que é certo, não perca o controle da situação. Ao invés disso, tente lhe mostrar usando exemplos porque o que ele quer não funciona para seu projeto. Se ele conseguir mostrar claramente por que sua sugestão irá funcionar, você pode aceitar e acabar assim aprendendo alguma coisa no processo. Mas se ele não conseguir, você terá ganhado mais confiança e respeito ao seu trabalho, educando seu cliente e aumentando mais suas chances de participar de muitos outros projetos que virão a seguir com este e outros clientes. Considere isso como um “investimento” em um recurso que você precisa para o sucesso de sua carreira.

Interrogue potenciais clientes

Quais são os seus gostos em design? Quais são suas reais necessidades? Para quais finalidades exatamente irão precisar de seu trabalho? Isso corresponde ao trabalho que você está interessado em fazer? Quanto mais detalhes puder levantar sobre o projeto requerido, melhores são suas chances de não errar em sua escolha e na elaboração de sua proposta.

Seja claro sobre os objetivos do projeto

Dessa forma, se há divergências, não é uma questão de o que seu cliente quer versus o que você quer, o que é altamente subjetivo, mas é mais uma questão de o que cumpre com os objetivos do projeto da melhor maneira. Coloque essas metas por escrito e acesse os termos do acordo, quando necessário.

Conclusão

É difícil dizer não para clientes (e para seu dinheiro), especialmente quando você está no início de sua carreira. Mas, como qualquer outro empreendimento criativo, foque na qualidade no começo e o sucesso de sua carreira virá mais fácil. Afinal, bons clientes levam-nos a bons trabalhos, o que nos leva a ser mais felizes e realizados (e menos reclamação com nossos colegas sobre como nossos clientes ficam tomando decisões erradas). Mas chegar nesse ponto de felicidade e realização pode demorar muitos anos, por isso não desista de seus objetivos e desafios.

Nós somos responsáveis por aquilo que produzimos no mundo, então por que não fazer nosso trabalho o melhor possível?

E você?

Como você faz para filtrar os melhores clientes?

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