Recebemos uma mensagem de um ex-aluno preocupado em como conseguir um emprego na área de 3D, que nos perguntou o seguinte:
Gostaria de saber como fazer para tentar algum emprego nessa área de arte digital e 3D. Eu já possuo diversos certificados da Autodesk, incluindo do 3ds Max e do Maya, e também sei mexer com o Zbrush, Sculptris, entre outros softwares e plugins. No entanto, eu não consigo arranjar absolutamente nenhum trabalho neste meio. Estou fazendo faculdade de tecnologia em Jogos Digitais, já fiz cursos profissionalizantes e também cursos de especialização em 3D como os da Tonka3D. Posso dizer que tenho boa noção nesta área, então gostaria de receber alguma dica neste sentido.
Resposta:
Bem, para trabalhar no setor de arte digital e computação gráfica em geral, basicamente o que você precisa ter é um bom portfólio online. Poucas pessoas destes estúdios e produtoras vão querer saber os cursos que você fez ou diplomas que você possuí, pois o grande interesse destas pessoas é de avaliar o seu perfil artístico e o que você sabe fazer. Portanto, conseguir desenvolver e apresentar um bom portfólio é fundamental! Ele que irá mostrar a qualidade e linha de trabalho que você deseja seguir e é nele que você deverá inserir seus trabalhos profissionais e pessoais.
Caso não tenha trabalhos profissionais para inserir em seu portfólio, crie algo que possa ser útil ao mercado. Por exemplo, crie o Frango da Sadia em 3D, se deseja trabalhar nesse setor. Ou então, crie vinhetas representando a qualidade dos produtos. Enfim, você precisa criar alguma coisa propriamente sua. E, se o que você criou for útil a determinada empresa, com certeza eles irão querer conhecer melhor você.
Veja como exemplo o artista 3D Fausto de Martini, que trabalha atualmente na Blizzard. Ele criou um personagem do jogo StarCraft que impressionou toda a equipe da Blizzard. Esta é uma ótima referência. Você tem que pensar que sempre deverá evoluir, pois o que você possuí hoje, amanhã poderá não ter mais o valor que tinha no passado.
Portanto, tem que persistir e fazer contatos, visitar produtoras, ir em eventos, participar de fóruns e grupos de discussão como o 3ds Max Brasil, enfim, fazer tudo o que for possível para conhecer melhor o mercado e interagir com as pessoas do segmento onde você deseja atuar. Além disso, é claro, existem vários sites de busca de emprego, que apresentam vagas mais específicas para área de computação gráfica, artes digitais ou design gráfico.
Está iniciando no universo 3D? Acesse O que é Arte 3D e o que é preciso para ser um Artista 3D