O que é Animação?
Refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando imagens desenhadas ou objetos. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).
Em computação gráfica, a animação trata principalmente de controlar o movimento dos modelos computacionais e da câmera. É um tipo de ilusão de ótica e que envolve o aparecimento do movimento causado pela exibição de imagens estáticas, um após o outro. Muitas vezes, a animação é utilizada para fins de entretenimento.
Além de sua utilização para o entretenimento, a animação é considerada uma forma de arte e é apresentada e celebrada em festivais de cinema em todo o mundo. Também utilizada para fins educacionais, a animação tem um lugar na educação e nas aplicações de instrução igualmente.
O que é Animatic?
É uma mistura de computação gráfica, ilustração, animação vetorial e composição, montado para ilustrar um comercial de tv antes de ser filmado. Como os resultados são muito fiéis ao objetivo final do comercial, as chances de errar e de ter que refazer as produções e as filmagens diminui bastante. Por esse motivo o animatic é um investimento que compensa, pela economia na finalização do comercial.
Em compensação o animatic precisa necessariamente de um equipamento de vídeo para ser visualizado, diferentemente de um storyboard que pode ser visto de qualquer maneira, pois costuma ser montado em pranchas para apresentação. A diferença entre o animatic e o storyboard, além do custo e prazo, menores para a confecção de um storyboard, é que no animatic, músicas e vozes podem ser inseridas junto com as imagens, dando uma noção melhor do tempo de duração da filmagem.
Essa técnica inovou a realização de comerciais, pois é possível ver a montagem final antes mesmo de começar a produção. Em um filme, animação ou em um game há sempre um artista responsável pelo storyboard e pelo animatic.