Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Dicas para quem quer iniciar na área de game design

Dicas para quem quer iniciar na área de game design

A seguir uma entrevista com Rodrigo Banzato, artista 3D, game designer e instrutor dos cursos de 3ds Max da Tonka3D:

O que é 3D Artist? E o que é o Game Design?

3D artist é o artista que tem como especialidade a execução de trabalhos 3D, seja eles voltados para a TV, impressos, protótipos, criação e design de produtos, personagens 3D etc. Já o Game Design tem um conhecimento que abrange todas as lacunas de uma produção de games, onde ele deve ter os conhecimentos mínimos de cada área para poder elaborar um cronograma e uma lógica de produção, tendo também que levantar um planejamento de como vai ser o jogo, o cenário, os obstáculos, o estilo do jogo etc. É um profissional qualificado para elaborar um jogo junto com outros artistas que farão parte da produção.

Por que é que você decidiu trabalhar na área de Games?

Comecei a aprender 3D porque precisava fazer apresentações de produtos na faculdade e queria poder fazer uma apresentação diferenciada. Com os estudos acabei me interessando cada vez mais, pois 3D tinha a ver com games também e eu sempre fui apaixonado pelas animações 3D dos games. Imaginar poder fazer um personagem 3D completamente meu era uma realização, então continuei estudando e montando um portfólio. Em 2007 comecei apresentar personagens bem mais elaborados, o que me proporcionou uma ótima visibilidade no mercado e dai por diante as oportunidades foram surgindo.

criacao mascote 3d para game milkyway
Personagem 3D criado pelo artista 3D Rodrigo Banzato para o game mobile Milkyway

Como você iniciou a sua carreira?

Pegar trabalhos no inicio é fundamental, mas não pela remuneração e sim pelo prestigio de trabalhar com outras pessoas, fiz alguns trabalhos para cinema, comecei a elaborar alguns treinamentos e tive a chance de trabalhar na Gameloft. Antes de tudo isso, montei na época 20 ou 30 fitas de VHS com um curta metragem que tinha feito, não era bonito, mas tinha começo, meio e fim, tudo bem planejado. E fui entregando esse material pessoalmente em todas as produtoras mais conhecidas de SP, algumas me receberam muito bem, outras falavam pra deixar na portaria. Não foi fácil, mas dessas 30 fitas, uma produtora me chamou pra participar de um projeto. Foi ai que comecei.

Quais foram suas maiores dificuldades no início de sua carreira?

A maior dificuldade é descobrir qual o seu potencial dentro da área e desenvolver um portfólio focado no segmento que você quer mais atuar. Algumas pessoas amam animação, então elas não focam muito na modelagem, outras preferem fazer ambientes, outras personagens cartoons, outras monstros etc. Se você verificar em meu portfólio, irá perceber que meus trabalhos pessoais sempre foram um pouco direcionado a games, seja fazendo um robô, um herói ou um monstro. Mas, lembre-se que nem sempre o mercado vai demandar exatamente isto, por exemplo, para entrar na área de publicidade é muito melhor ter vários personagens fofinhos e carismáticos, do que monstros e personagens mais realistas. Falo isso, pois o maior mercado aqui no Brasil é na publicidade, e o mercado de games deixa a desejar se comparado ao mercado internacional, aliás, é muito comum pegar trabalhos como freelancer para empresas lá de fora.

Como você vê o mercado de Games no Brasil? É possível ter uma carreira no Brasil?

Como disse, a grande “nata” da produção de games está lá fora, por isso é importante você construir um bom portfólio, uma boa apresentação e sabendo conversar bem em inglês, suas chances de conseguir uma boa oportunidade trabalho lá fora são grandes! Às vezes, são grupos independentes de produção de games e às vezes grandes empresas, mas essas geralmente acabam contratando o artista, como a Epic Games. Nesse caso o portfólio tem que ser impecável e diferenciado.

Já no Brasil, o que se pode fazer é participar de feiras ou eventos para conhecer outras pessoas que também querem produzir games, formar grupos de produção de games, seja pra celular ou não, isso é bem comum. Já o retorno dessa produção não é garantido, pois tudo envolve muito marketing e qualidade do produto. Mas também existem empresas fixas que contratam artistas, onde são bem focadas em jogos de celular.

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Personagem 3D feito por Rodrigo Banzato para o projeto The Soul Keeper

O que você recomenda para iniciantes que querem seguir dentro dessa área?

Primeiramente, estude muito como em qualquer outra profissão. Saber trabalhar em grupo, saber cumprir prazos e montar cronogramas. É impressionante como a maioria das pessoas se perdem no meio ou no inicio de um projeto, por isso é importante ter foco. Não precisa ser o melhor projeto ou personagem que existe, comece com coisas pequenas, projetos pequenos, mas de grande qualidade, por exemplo, comece modelando uma mão bem realista ou estude anatomia se você for criar personagens.

Tente dar a maior atenção a coisas simples, mesmo que seja um simples parafuso. Nesse caso, recomendo adquirir o curso Conceito, Design e Criação 3D da Tonka3d, onde o aluno é capaz de trabalhar dentro de uma lógica de produção, com público alvo etc. Acredito que esse seja um grande diferencial da grande maioria de cursos que existe por ai que apenas ensinam botões, e recomendo para qualquer artista que deseja aprender 3D e se tornar um grande profissional da área. Fica a dica!

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