Limitar-se ao mercado brasileiro para conseguir uma boa oportunidade de trabalho na área de desenvolvimento e produção de games, entretenimento e arte digital é abrir mão de oportunidades incríveis que podem estar justamente fora do Brasil. No entanto, você deverá seguir algumas dicas importantes antes de sair distribuindo seu currículo entre as principais produtoras e estúdios de computação gráfica fora do Brasil:
1. Adote o inglês como sua segunda língua:
Se você não domina ainda o inglês, comece urgentemente a estudar esta língua, pois o inglês é a língua mundialmente usada nesta indústria.
2. Se você é um artista:
Além de seu currículo, independentemente se você é um artista 2D ou 3D, é importante que você apresente através de um portfólio online amostras das artes que voce já fez, incluindo ambientes, seres humanos, criaturas, animais, naves espaciais, edifícios, armas etc. Mas procure reunir apenas os seus melhores trabalhos que mostram de fato a sua capacidade artística e de desenho. Também importante são amostras de trabalhos onde voce deve descrever as ferramentas que utilizou como o Photoshop, 3DS Max, Blender, Maya, Zbrush, Mudbox, Modo etc.
Por último, dê uma olhada no histórico de trabalhos já realizados pela empresa e seus projetos atuais, antes de apresentar suas obras de arte afim de determinar se voce se encaixa ou não ao seu estilo de arte e/ou talento que a empresa está buscando.
3. Se você é um programador:
Além de seu currículo, apresente uma amostra ou um portfólio do que você pode fazer ou já ter feito usando algumas das ferramentas padrão da indústria ou de algum código eventualmente que você tenha criado fora do trabalho ou da escola. Mostre que você é apaixonado por desenvolver códigos limpos, inovadores e inteligentes. Detalhe sua experiência de trabalho com C ++.
Como começar?
Isso realmente depende do que você está interessado em fazer e quanto você está disposto a trabalhar para conseguir atingir o seu desejo. Sua melhor aposta é a de começar a estudar dentro do seu campo escolhido (informática, ilustração, design, animação, arte 3D etc.), seja através de universidades (dentro ou fora do Brasil) ou ainda através de cursos de especialização. Se você é talentoso, dedicado, extremamente trabalhador e apaixonado pelo que faz, você não terá nenhum problema em ingressar neste universo da computação gráfica.
Não abra mão também de participar ativamente de fóruns como o 3DTotal, CGTalk ou aqui no Brasil o próprio fórum da Tonka3d. Postar seus trabalhos para outras pessoas opinarem é uma excelente maneira de aprender. E participe também de contests ou campeonatos. Tudo isso será muito importante para o seu desenvolvimento e futuro de sua carreira profissional.