Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Entrevista com o artista 3D Ewerton Farias

Entrevista com o artista 3D Ewerton Farias

A seguir acompanhe entrevista com o artista 3D Ewerton Farias, 1o. colocado vencedor do campeonato ‘Meu Personagem 3D Animado’ da Tonka3D:

1. Como você começou na área de 3D?

Minha paixão por 3D começou quando criança, assistindo desenhos, gostava do que estava vendo, mas não fazia ideia como era feito, só pensava: “quero fazer desenho animado.” Com o passar do tempo as coisas foram evoluindo e descobrir o 3D foi algo fantástico, mas sempre fiquei quebrando a cabeça tentando aprender 3D e animação sozinho até que terminei o ensino médio e tive que tomar uma decisão, se era isso mesmo que eu queria. Então há dois anos fiz um curso de produção 3D na escola Melies e isso me fez abrir a mente para como é imenso esse universo onde a imaginação é o limite.

personagem-3d-capitao-america-baby-tonka3d

2. Quais são suas principais referências e inspirações?

Acho que a primeira vez que assisti ao Rei Leão, Toy Story e Tarzan, eu tinha cerca de seis anos de idade, me apaixonei por esta área, a minha inspiração vem das produções da Disney, Pixels e Dreamwork, eu vou citar alguns nomes de artistas modeladores 3D que admiro, que na verdade são dois brasileiros: Victor Hugo Queiroz e o Pedro Conti esses caras tem uma característica de personagem que são únicos deles e são muito criativos, um animador que uso como referência e inspiração, que tive o prazer de conhecer e tive aula com ele é o Ivan Oviedo que é um ótimo animador tanto 2D como 3D e manda muito bem nos concept art.

3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando seus estudos em 3D?

Olha, estudar 3D confesso que não é tão fácil, mas quando você gosta realmente você não se importa com tempo e sim com o prazer que isso vai te dar. Eu posso falar que estou feliz fazendo o que sempre quis, assim como qualquer outra área, estudo e dedicação é sempre importante e sempre dar o seu melhor de si. O que posso dizer para quem está querendo começar ou começando nessa área é: procurar sempre boas referências, um bom material de estudo. Uma coisa muito importante é aprender a ouvir as críticas construtivas sobre o seu trabalho porque isso te faz crescer sempre. Não se preocupar com o dinheiro logo no começo por que o dinheiro é consequência de um bom trabalho. Gosto de uma frase do Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” Quando se deixa usar a imaginação uma simples ideia pode virar uma grande produção.

4. Quais são seus planos e objetivos para seu futuro na área de 3D?

Olha o futuro pertence a Deus, mas imagino poder estar trabalhando em produções grandes, o foco mesmo é poder estar na Disney sei que é pensar alto, mas tenho isso como objetivo, a caminhada vai ser longa, ainda estou engatinhando, mas com muita dedicação quero poder chegar lá se Deus quiser. Então continuar estudando 3D com foco em animação.

[vimeo id=”138929294″ width=”600″ height=”350″]

5. Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento de seu personagem e porque você acredita que foi selecionado como 1o. colocado neste campeonato?

Olha o campeonato me trouxe vários desafios, acho que começou com o prazo de produção, queria fazer uma coisa legal e quando eu vi a proposta que era uma produção 3D com 10 segundos de animação em 2 meses achei que não iria conseguir, ainda mais que queria fazer um “acting” um personagem que falava e nunca tinha feito isso antes. Venho com a ideia de fazer o “Captain America baby” tem algum tempo e quando li sobre o campeonato pensei, agora é minha chance de conseguir fazer ele e com um tempo recorde. Todos fizeram um ótimo trabalho, quero parabenizar a todos. Quando soube que tinha ganhado fiquei muito surpreso e feliz, sou daquelas pessoas que vibra com conquistas e para mim foi muito gratificante ter ganhado o primeiro lugar em um campeonato nacional. Perdi várias noites, faltei algumas aulas na faculdade, mas com certeza valeu a pena e falar o porque ganhei o primeiro lugar é até difícil de falar de si mesmo, mas tudo que posso falar que ganhei pela minha dedicação. Sobre o meu personagem imaginei: “como seria o Capitão America criança? Um super-herói, mas que ainda é mandado pela mãe como seria isso? Imaginei ele bravo com poses de combate e ao mesmo tempo carismático, mas quando a mãe dele briga ele é teimoso. Acho que consegui passar isso para as pessoas.

6. Quais as ferramentas que você utilizou na construção de seu personagem até o render final de sua imagem e animação?

Fiz toda parte de modelagem orgânica no Zbrush, todo tecido fiz no Marvelous Designer foi um desafio usar esse software nunca tinha usado ele antes mas me surpreendeu bastante, retopologia utilizei o Topogun, modelagem das coisas inorgânicas foram feitas todas no Maya e fiz a abertura de malha também no Maya, voltei para o Zbrush para fazer detalhe fino e pintar os mapas de cores, quando estava tudo pronto e organizado, modelo e mapas, comecei o processo de rig no Maya, utilizei um auto rig chamado Advanced Skeleton. Isso me ajudou muito no processo, parti para fazer a animação no Maya, em paralelo modelei o cenário e já testando a luz, o render usei o Vray no Maya a composição e pós-produção foi feita no After Effects e Photoshop.

7. Qual a importância que você atribui a realização deste campeonato aqui no Brasil?

Ter um campeonato como esse dá oportunidade de os artistas mostrarem o seu talento, o feedback entre os competidores faz com quem cresçamos cada vez mais, e é um incentivo para estudarmos cada vez mais.

OBS.: veja mais detalhes sobre a evolução do trabalho de Ewerton Farias neste campeonato, acesse o fórum da Tonka3D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui