A seguir acompanhe entrevista com o artista 3D Rodrigo Cesar Patrocinio, que foi o 2o. colocado no campeonato ‘Meu Personagem 3D Animado’ da Tonka3D:
1. Como você começou na área de 3D?
Comecei primeiramente com desenho manual até a chegada de alguns clássicos 3D, como Toy Story, e quando percebi alguma coisa diferente do desenho, fiquei intrigado. Precisava descobrir o que era aquilo, que técnica era aquela. Até que, pela internet discada, na época, cheguei ao tão famoso 3D Studio Max. Desde então, fiquei fascinado pelo software. O problema foi encontrar cursos em Campinas. Foi quando me tornei autodidata e enfrentei muitos tutorias, na maioria das vezes em inglês. Até que, certa época da vida, me tornei competente para trabalhar com arquitetura promocional. Foi quando me mudei para São Paulo e comecei a criar e projetar Stands para feiras e eventos. Tive a experiência de ver muitos deles saírem de imagens 3D e serem concretizados. Alguns famosos, como Long Jump, Larioja, De Walt, Siemens, Colgate, entre outros. Depois, parti para a área de arquitetura de residenciais, onde passei a realizar prédios e ambientes em 3D realistas, porém a vontade de trabalhar com personagens sempre falou mais alto, e nesse meio tempo entre trabalho e faculdade, estudava os cursos da Tonka3D, que me foram essenciais para conseguir me aperfeiçoar em modelagem e animação de personagens em 3D. Hoje, estou por aqui…
2. Quais são suas principais referências e inspirações?
Minhas principais fontes e inspirações são os personagens da Fusão Disney com a Pixar, pois eles carregam muito conteúdo em personalidades raras criadas e são inesquecíveis. Também, artistas como o Rodrigo Banzato, são referências de trabalho e de como obter sucesso com modelagem e animação de personagens aqui no Brasil e fora também. Sou suspeito para falar disso, pois já fiz 3 cursos da Tonka3D sobre personagens com sua didática e obtive um avanço muito grande! Hoje me encontro bem à vontade para modelar qualquer personagem.
3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando seus estudos em 3D?
Sem dúvida nenhuma, é buscar atalhos em conhecimento. Eu sou da época que para aprender 3D, tinha que ler tutoriais ou livros em outro idioma. Era mais difícil! Hoje cursos em DVDs como os da Tonka3D aceleram bastante o processo de aprendizagem. Esse é um ótimo caminho, pois o acesso ao conhecimento é simples e prático!
4. Quais são seus planos e objetivos para seu futuro na área de 3D?
Estou concluindo a Faculdade de Publicidade e Propaganda, e vou utilizar meus conhecimentos 3D nesse seguimento, participação em produções em 3D e games também estão em meus alvos.
[youtube id=”MmRsA1pil-E” width=”600″ height=”350″]
5. Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento de seu personagem e porque você acredita que foi selecionado como 2o. colocado neste campeonato?
A minha maior preocupação era com os ombros do personagem e a cabeça do dragão, pois não deixei que elas se misturassem ou entrassem dentro do corpo. Acabou que me consumiu muito tempo e não consegui dar a devida atenção e capricho em outros detalhes, como no cenário e nos movimentos do personagem. Por encontrar dificuldades para executá-los, quando resolvi, já era tarde demais, mas valeu essa experiência para a evolução. E, apesar de ter criado e finalizado o Concept, sei bem que o foco era o personagem em 3D e a animação. O 1º colocado fez sua animação mais curta e conseguiu minimizar falhas, obtendo mais acertos em posturas de animação, timing e outras técnicas, como stretch and squash. O cenário também, apesar de pequeno, estava precisamente elaborado. Acredito que ele conseguiu se planejar melhor do que eu e obteve um resultado mais assertivo. Parabéns a ele!
6. Quais as ferramentas que você utilizou na construção de seu personagem até o render final de sua imagem e animação?
Foram as seguintes: Desenho manual, scanner, Sketchbook, Photoshop, Corel Draw, 3Ds Max, Mudbox, Premiere e Audition.
7. Qual a importância que você atribui a realização deste campeonato aqui no Brasil?
Fundamental para a estruturação, divulgação e evolução dos artistas 3D aqui no Brasil. Iniciativa como essa é exemplo a ser seguido, para o desenvolvimento desse seguimento no país.
OBS.: se quiser ver mais detalhes sobre a evolução do trabalho de Rodrigo Cesar Patrocinio neste campeonato, acesse o fórum da Tonka3D.