A Tonka3D fez uma entrevista com o artista 3D Pedro Ragazzi, terceiro colocado no campeonato ‘Meu Personagem 3D’, que nos apresentou um resumo de sua participação e também algumas dicas. Veja abaixo a imagem de seu personagem premiado e a seguir sua entrevista.
1. Como você iniciou na área de 3D?
Iniciei meus estudos em 3D em maio de 2012, logo após ler uma entrevista com o artista brasileiro Rafael Grassetti. Aquilo me atingiu como um raio – “não apenas é possível ser brasileiro e trabalhar com games, como também é possível ser um dos melhores do mundo” – pensei! Demorei mais alguns meses para oficializar minha saída da faculdade e começar a estudar 3D de verdade, mas fiz meus primeiros projetos com o auxílio de um grande estúdio da área, a Animassauro Creative Content , cujo dono, Juliano Castro, também foi um excelente mentor.
2. Quais são suas principais referências ou inspirações?
Artistas como Rafael Grassetti, Kris Costa, Fausto DeMartini e Pedro Toledo são grandes expoentes brasileiros e que trabalham nos maiores estúdios do ramo, lá fora. Mas existem muitos outros grandes profissionais aqui mesmo no país, como Bruno Câmara, Glauco Longhi, Alex Oliver, Álvaro Bernard e Andy Brüning. É impossível não citar também os personagens incríveis de Pedro Conti e Victor Hugo.
3. Quais são as dicas que você daria para quem está iniciando seus estudos em 3D?
Não desista! Os primeiros passos são os mais difíceis. Seja disciplinado e mantenha o foco no aprendizado 🙂
4. Quais são seus planos e objetivos para seu futuro profissional?
No momento, estou empregado em um dos estúdios mais incríveis que já tive o prazer de trabalhar, o Ovelha Negra, daqui de Belo Horizonte. Temos muitos projetos paralelos que estamos trabalhando para finalizar e inclusive alguns projetos de curta que estão ficando muito bons, então vem surpresa por aí.
5. Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento de seu personagem no campeonato?
Sem dúvida, a parte mais difícil foi o render! Praticamente toda minha experiência é em modelagem, então tive de improvisar muita coisa para entregar a imagem final dentro do prazo! Consigo modelar bem rápido, mas a finalização definitivamente é meu ponto fraco. É um dos aspectos que preciso melhorar muito, mas que já estou estudando para aprimorar.
6. A que você atribui a escolha de seu personagem como 3o. colocado deste campeonato?
Acho que o conceito e a modelagem do personagens ficaram bem interessantes e conseguiram transmitir um pouco da dedicação e do trabalho que foi posto no personagem. Infelizmente, o render final não ficou na qualidade que eu gostaria, mas foi uma experiência de muito aprendizado. Pode ter certeza que no próximo campeonato da Tonka3D, meu render estará bem melhor! hahaha
7. Como você avalia este campeonato e qual a sua importância no mercado?
É uma excelente forma de integração dos estudantes e profissionais de 3D do Brasil. Fiz vários novos amigos no fórum da Tonka3D e espero ter compartilhado tanto conhecimento quanto adquiri. Antes mesmo de ter terminado o projeto, fui abordado com cinco propostas de trabalho como freelance, o que sem dúvida foi surpreendente.
Minha única crítica negativa ao concurso seria sobre a utilização da logo da Tonka3D no personagem (imagem final), que na minha opinião acaba afastando diversos participantes que poderiam agregar mais tanto ao fórum quanto em visibilidade para o concurso.
Conheça mais sobre o trabalho premiado de Pedro Ragazzi e o processo de evolução e desenvolvimento completo de seu personagem, acessando o fórum da Tonka3D.